O mundo corporativo sempre foi conhecido por trazer mudanças constantemente, pois é isso que faz as empresas crescerem. Contudo, nos últimos anos isso avançou muito, incluindo tecnologias como as assistentes virtuais, que são incríveis.
De fato, desde a Revolução Industrial que as fábricas nos surpreendem com sua capacidade de ser inventiva e trazer engenharias cada vez mais complexas, desde o maquinário a carvão para as esteiras da segunda metade do século XX.
Pois o que ocorreu foi um salto enorme, proporcionado sobretudo pelo microchip e pelos microcomputadores. Sem falar nos braços mecânicos e robóticos, como aqueles da indústria automobilística, que montam carros de maneira autônoma.
Sobre a Indústria 4.0
Do cenário anterior para o maquinário de uma gráfica que faz adesivo transparente personalizado, não é difícil montar o itinerário ou compreender a evolução.
No entanto, o que temos verificado da virada do século e dos idos de 1990 para cá, mostrou-se ainda mais revolucionário.
Agora vivemos o que se chama Indústria 4.0, que integra todas as vantagens e avanços que vieram antes, só que de maneira muito mais marcada pela esfera digital. Ou seja, pela realidade da alta conectividade da banda larga, e tudo o que a acompanha.
Por exemplo, a Computação na Nuvem, que permite que qualquer empresa ou usuário acesse arquivos e até programas de qualquer canto do mundo, a qualquer hora do dia, tanto pelo computador como por celulares, tablets e até televisores.
Outro exemplo incrível é o das redes sociais, algumas das quais já contam com bilhões de usuários, criando pontes e conexões entre eles, tanto para fins pessoais quanto para fins comerciais, por meio de anúncios bem mais assertivos que os antigos.
Ou o dos grandes motores de busca, que trabalham com algo que se convencionou chamar de machine learning, que nada mais é do que o aprendizado da máquina. O termo pode parecer exagerado, mas a verdade é que já se tornou uma rotina.
Basta abrir agora um buscador como o Google, e pesquisar por algo como serviço de entrega com fiorino. Como se trata de um serviço presencial, que exige que a empresa esteja perto de você, o comportamento da plataforma será outro.
Em vez de indicar empresas de outras cidades ou estados que façam esse serviço, o Google vai mostrar resultados dos estabelecimentos mais próximos, com base em sua localização atual. Se ela mudar, os resultados também mudam.
É nesse cenário que se entra o termo “aprendizado da máquina” que, aliás, já nos põe em cheio na questão da própria assistente virtual, da qual mais falaremos aqui. Realmente, ela acumula um pouco de cada um dos fatores tratados acima.
Além disso, um dado importante e muito interessante é o de que hoje já não são apenas as fábricas e grandes indústrias que apresentam altas tecnologias, mas qualquer empresa, escritório ou mesmo negócio doméstico e familiar pode fazer isso.
É o caso de um influencer digital, por exemplo, que apenas com um celular pessoal pode abrir seus canais e perfis nas redes sociais, em pouco tempo conquistando um público enorme e podendo mesmo lucrar com essa ação.
Poucos sabem, mas quando um influenciador desses cresce demais, ele já pode fazer propagandas e cobrar por isso. Como ao falar sobre uma empresa de decoração para restaurantes, gerando assim leads e oportunidades para ela.
De fato, já foi-se a época em que as redes sociais e demais plataformas, como os motores de busca, estavam aí apenas para as pessoas matarem a curiosidade sobre algo, encontrarem parentes afastados ou mesmo trocar fotos do fim de semana.
Hoje tudo está altamente profissionalizado. Assim como as assistentes virtuais também se disseminaram e evoluíram muito, o que também venceu algumas barreiras, como o receio de isso tornar a comunicação da empresa muito robótica.
Na verdade, a tecnologia se desenvolveu tanto que já pode garantir que as assistentes virtuais sejam não apenas espontâneas e agradáveis com o cliente. Mas justamente melhor do que atendentes e colaboradores comuns, como veremos.
Essa é exatamente a função deste nosso artigo, que aprofunda a questão sobre por que ter assistentes virtuais em uma empresa, explicando seus conceitos, características e, claro, as vantagens e benefícios que podemos esperar no curto e longo prazo.
Inclusive, um ponto bem interessante disso tudo é o fato de que hoje elas realmente evoluíram muito, de tal maneira que podem ser aplicadas a qualquer tipo de segmento, seja para vender placas personalizadas ou prestar serviços específicos.
Com efeito, se o seu interesse é compreender de uma vez por todas como esses fatores se relacionam e como implementar as assistentes virtuais de modo natural e promissor, facilitando e melhorando sua rotina empresarial, então siga na leitura até o fim.
O que são assistentes virtuais?
Acima falamos sobre Indústria 4.0, machine learning e Computação na Nuvem, mas há um termo muito específico que define as assistentes virtuais, seja qual for a plataforma em que elas estejam atuando.
Trata-se da sigla AVI, que remete a nada menos que Assistente Virtual Inteligente. Ou seja, são recursos e mecanismos digitais voltados para a comunicação com o visitante ou usuário de uma plataforma, com a finalidade de dar assistência a ele.
O termo “inteligente” vai um pouco além do que alguns imaginam. Pois não se trata apenas do fato de que essas assistentes podem interagir com alguém, mas também o fato de que são capazes de acumular experiências, como no caso do machine learning.
Ou seja, a assistente de um site de sala comercial para alugar por hora pode registrar a localidade do cliente e passar a indicar sugestões sempre com base nisso.
Em casos mais avançados, a inteligência virtual da AVI faz leituras semânticas para garantir experiências ainda mais assertivas e mais coerentes.
Por exemplo, hoje se você pesquisar alguma notícia de jornal com base em uma palavra-chave específica, a próxima vez que abrir seu feed ele vai ter notícias semelhantes, sejam voltadas para a política, os esportes ou as artes.
Essa leitura semântica permite que a assistente digital vá conhecendo melhor o usuário, gerando uma experiência cada vez mais personalizada, o que é essencial.
Adiante veremos o papel da customização nisso tudo. O que precisa ficar mais claro agora é o fato de que as assistentes virtuais nada mais são do que recursos digitais capazes de interagir com seres humanos, de modo bem diferenciado.
Por que são tão importantes?
Primeiramente, todo tipo de tecnologia agregada hoje já confere um fortalecimento a qualquer marca que seja, haja vista que as novas gerações de consumidores têm sido cada vez mais exigentes em relação a isso.
Além do mais, as assistentes virtuais também são importantes no sentido de que ajudam e muito na operação, inclusive trazendo benefícios financeiros para os donos.
Basta imaginar uma instituição de ensino que oferece curso de conserto de celular, que pode contar com atendentes tradicionais. Contudo, são gerados desafios como:
- Possíveis faltas;
- Eventuais afastamentos;
- Processos trabalhistas;
- Eventual gestação;
- Desalinhamento;
- Grosseria com clientes.
Enfim, operadores humanos podem apresentar várias desvantagens quando aplicamos a ótica mais propriamente administrativa e empresarial.
Já as assistentes virtuais trabalham 24h por dia, sete dias da semana. Não apenas não entram com processo, como custam bem menos do que custariam três turnos seguidos de funcionários comuns.
Ou seja, no fim das contas a tecnologia ajuda e muito uma empresa que deseja crescer com alta escalabilidade e com grande sustentabilidade do negócio.
Além disso, hoje as AVIs já estão presentes em diversas plataformas, indo desde gravação via telemarketing, até chatbot em website e perguntas e respostas em redes sociais.
O poder da customização
É interessante como a ferramenta das assistentes virtuais pode mudar um ambiente empresarial, trazendo facilidades para qualquer tipo de operação e de cadeia de processos.
Aliás, essa é outra grande vantagem, pois a customização que a tecnologia permite é bem grande. Como uma loja que vende domos de acrílico e que já tem as etapas do seu funil de vendas muito bem desenhadas.
Isso pode pegar o website e o blog, depois a parte de disparo de mensagens automática e, enfim, o suporte para implementação e sucesso do cliente.
As AVIs podem ser implementadas em cada um desses estágios, sempre de modo personalizado, que leva em conta o formato padrão da empresa, seu tom de comunicação com público, as preferências dele e tudo o mais.
O papel da humanização
Por fim, não é possível falar sobre assistentes virtuais sem mencionar a questão de que muitos receiam que isso deixe a comunicação da marca mais robótica.
Trata-se de um equívoco, pois a customização referida antes vai justamente no sentido contrário, como uma escola de curso intenções na prática, que vai poder lançar mão de recursos incríveis.
Por exemplo, por mais que você considere que trata cada aluno de modo único, isso pode ocorrer nos primeiros, mas depois que houver dezenas ou centenas, fica impossível.
Então, é possível automatizar tudo com as assistentes virtuais, deste modo tornando a comunicação e o suporte mais humanos, e não menos como parecia.
Considerações finais
A tecnologia vem revolucionando o mundo corporativo, como no caso das assistentes virtuais, cuja ferramenta pode mudar e muito um ambiente empresarial.
Acima deixamos claro por que vale tanto a pena lançar mão dessa estratégia, bem como os benefícios que isso vai trazer para o crescimento de curto, médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.