A metodologia SCRUM ajuda a aumentar a eficiência e a qualidade dos projetos das empresas, mas para obter bons resultados, é necessário saber aplicá-la de maneira ágil.
Trata-se de uma excelente alternativa para companhias que estão trabalhando em cima de projetos complexos. Ela é baseada em estratégias ágeis, que ajudam a reduzir o tempo de entrega de produtos e serviços.
Essa metodologia também ajuda a corporação a se adaptar a mudanças com mais facilidade, durante períodos com altas etapas produtivas.
Em um primeiro momento, pode ser difícil entender o que é e para que serve esse recurso, mas embora pareça um pouco complicado no início, é muito fácil de colocar em prática, desde que as etapas sejam seguidas.
Os empreendedores devem conhecê-la para melhorar seus processos internos e conseguir alcançar os objetivos propostos. Tudo isso é necessário para fazer o negócio crescer e conquistar novos mercados.
Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as dúvidas de quem vai executar essa estratégia pela primeira vez, vamos esclarecer o conceito de metodologia SCRUM, mostrar as vantagens desse recurso e suas características. Confira!
Entenda o conceito de metodologia SCRUM
A metodologia SCRUM nada mais é do que um framework que ajuda a trabalhar com projetos mais complexos, e foi desenvolvida por Jeff Sutherland e Ken Schwaber.
Está entre as metodologias ágeis e costuma ser utilizada por desenvolvedores de sistemas e softwares. Esse formato de trabalho acontece por meio de pequenos ciclos dentro de um mesmo projeto.
Por exemplo, o profissional que está desenvolvendo um software para uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos terá ciclos de atividade, e cada um é planejado previamente e conhecido como Sprint.
Ele é composto por um período pré-definido que determina quando as tarefas precisam ser realizadas pela equipe.
Com esse recurso, é possível potencializar o trabalho em equipe, ver como está a evolução do produto e manter foco total na qualidade da produção e nos prazos.
No livro publicado por Jeff Sutherland em 2016, chamado “SCRUM, a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, diz que a metodologia obtém ainda mais resultados se for trabalhada com menos gente e mais qualidade.
De acordo com o próprio autor, a metodologia abre espaço para a criatividade e a incerteza, fazendo com que a equipe aprenda mais.
Sua estrutura tem como objetivo aproveitar o modo como a equipe trabalha, fornecer ferramentas para se organizarem melhor, e com isso otimizarem o tempo para ter mais qualidade no trabalho.
Com isso, a equipe de uma empresa de polimento automotivo consegue melhorar a produção, corrigir problemas e ainda obter feedbacks por parte dos usuários do serviço.
Em outras palavras, a equipe não aguarda a entrega final do produto para que o cliente possa avaliá-lo, na verdade, ela pode fazer algumas correções durante a produção.
Com isso, fica mais fácil eliminar o que pode ser considerado um desperdício de esforço. Só que para aproveitar todas essas vantagens, é necessário saber quando a metodologia é realmente adequada para o negócio.
O SCRUM pode ser usado em diferentes cenários e empresas, desde aquelas que possuem equipes mais enxutas até grandes multinacionais.
Por que usar o método SCRUM?
Existem várias razões para usar essa metodologia dentro do negócio, e dentre as principais vantagens trazidas por ela, estão:
1 – Melhorias contínuas
As reuniões constantes e o contato com o cliente ajudam os profissionais a obter feedback contínuo sobre seu projeto. Ele traz diferentes mecanismos de feedback, que ajudam a avaliar se as ações trazem algum tipo de resultado.
Ao fazer uma inspeção constante e adaptar o projeto, sempre que necessário, é possível criar um ciclo virtuoso que melhora constantemente o trabalho. Em outras palavras, a cada Sprint, observamos uma melhoria na entrega.
2 – Ajuda a motivar a equipe
Para que a equipe seja motivada, é necessário criar um ambiente propício para inovação e agilidade, além de reunir características, como:
- Colaboração;
- Autogerenciamento;
- Fácil adaptação;
- Transparência;
- Rapidez.
Ao utilizar a metodologia SCRUM, funcionários de empresas de manutenção preditiva conseguem se organizar para que as tarefas sejam realizadas com afinidade.
É a oportunidade perfeita de mostrar sua competência e atender às demandas do cliente, fazendo com que se sinta mais satisfeito, enquanto os colaboradores se sentem mais felizes, eficientes e motivados.
3 – Entregas mais rápidas
Pode-se dizer que o método SCRUM gerencia projetos, de modo a dividi-los em etapas menores, conhecidas como Sprints.
Durante o planejamento, o time se organiza para cumprir algumas etapas e cada um sabe o que precisa fazer dentro do prazo estipulado.
Essas pequenas reuniões ajudam a desenvolver as entregas em curto prazo, e toda vez que é feita essa interação, a companhia pode entregar um incremento de produto para o cliente.
Se um fabricante de chave codificada honda puder entregar pequenos resultados constantemente, vai aumentar a satisfação de seu cliente e fazer com que a equipe se sinta cada vez mais motivada.
É importante dizer que, durante a criação de um projeto, o responsável precisa garantir que exigências maiores sejam atendidas primeiro, o que faz com que o cliente tenha uma percepção positiva sobre o valor do negócio.
Características da metodologia SCRUM
Para que a aplicação dessa metodologia seja um sucesso, é necessário que possua as cinco características mais importantes, que são comprometimento, coragem, abertura, respeito e foco.
O comprometimento é necessário porque cada pessoa precisa estar comprometida com a aplicação nesse método, além de todos estarem sempre disponíveis para as reuniões e objetivos da corporação.
Logo, uma prestadora de serviço de limpeza industrial deve incentivar a autonomia de sua equipe em relação às tomadas de decisões que vão definir os rumos do objetivo final.
A coragem precisa ser aplicada de maneira transparente em relação aos problemas e situações que possam aparecer ao longo do processo.
Os membros também devem estar abertos para aprender com os próprios erros e receber feedbacks do time. Além disso, os stakeholders da corporação precisam estar sempre abertos para negociar e tomar boas decisões na equipe.
O propósito do time de desenvolvimento é formar equipes multidisciplinares, que sejam capazes de lidar com experiências, culturas e pensamentos diferentes.
As diferenças entre os membros não serão ignoradas, mas sim, usadas para aproximar as pessoas e valorizar ainda mais suas semelhanças. Com isso, serão capazes de compreender diferentes formas de pensamento.
Por fim, o foco é a última, porém não menos importante característica da metodologia SCRUM, e precisa ser lembrado em todas as reuniões feitas para melhorar o planejamento em relação ao objetivo do produto.
Como a metodologia é estruturada
Um fabricante de papel para bandeja deve saber que a metodologia é formada por papéis, artefatos e eventos que a caracterizam.
Qualquer utilização que não reúne esses aspectos não deve ser considerada como metodologia SCRUM.
Em primeiro lugar, o time é formado por pessoas auto-organizáveis e multidisciplinares, portanto, que tenham autonomia na maneira como trabalham, saibam empregar teorias e valores e ninguém de fora deve interferir.
Dentro do time nós temos o product owner, que ajuda a maximizar o valor do produto que o desenvolvimento vai trabalhar. Ele é considerado como o dono do produto e uma de suas atividades é gerenciar o backlog.
Ao aplicar a metodologia SCRUM, um fabricante de rolo de carpete forração também deve criar um time de desenvolvimento, que são profissionais que reúnem características e habilidades que ajudam a criar o produto.
Outro importante integrante é o SCRUM master, um líder que tem como principal responsabilidade garantir que o framework seja executado da maneira certa, promover uma boa comunicação e apoiar todas as cerimônias.
É importante salientar que o SCRUM master trabalha para todos aqueles que estão envolvidos na metodologia e organiza tudo o que se aplica.
Os artefatos da metodologia são os resultados do trabalho realizado em diferentes etapas do framework.
Um deles é o Backlog do produto, uma ferramenta usada pelo dono do produto, que funciona como uma lista ordenada do que é conhecido e necessário para o produto.
Também temos o Backlog da Sprint, que consiste em uma lista de itens selecionados pela equipe de desenvolvimento e que é apresentada pelo dono do produto durante a reunião de planejamento em uma empresa de iluminação industrial LED.
Por fim, o incremento nada mais é do que a nova versão do produto, e que ao término da Sprint precisa ser suficiente para ser usado.
Considerações finais
O objetivo da metodologia SCRUM é maximizar o valor do produto, por isso, precisa ser bem aplicada, de modo que o framework seja usado dentro dos princípios, estruturas e valores da empresa.
Sabendo como funciona esse trabalho e quais são suas características, fica muito mais fácil colocá-lo em prática e aproveitar todos os seus benefícios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.