Internet via satélite: 4 dicas sobre esse tipo de serviço no Brasil

Especialista explica diferenciais da tecnologia para quem está em dúvida sobre a contratação

A conexão via satélite se destaca por levar internet de qualidade para lugares que sofrem com falta ou instabilidade de sinal. O serviço tem como premissa atingir todo o território brasileiro, que evidenciou a deficiência nesse aspecto durante a quarentena. Segundo pesquisa do IBGE, 46 milhões de pessoas não têm acesso à banda larga, o que representa 25% da população do país. 

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este!

Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos, site que reúne todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um só lugar -, explica o que é Portal de Planos necessário para a operação do serviço. “Para funcionar, a internet precisa de um satélite que esteja em órbita e se comunique com os servidores, fazendo conexão com os equipamentos instalados nas empresas e residências. Também é necessário ter uma antena parabólica e um modem para captar o sinal”, afirma. 

O especialista dá dicas sobre o funcionamento desse tipo de serviço: 

1. Internet com velocidade rápida 

Baixar arquivos é mais fácil com a tecnologia via satélite, pois os downloads são concluídos rapidamente. Também é possível navegar em diversos sites ao mesmo tempo sem enfrentar problemas com a internet travada ou lenta.  Mas apesar de apresentar alta velocidade, a conexão via satélite tem uma latência maior — ou seja, seu recebimento e envio de conteúdo tendem a levar mais tempo.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!

2. Maior abrangência

Como o satélite não se desloca, o sinal é mais abrangente e pode ser utilizado com boa qualidade, no mundo todo. Inclusive, é possível se conectar em locais de difícil acesso para cabos ou internet de fibra, como montanhas e áreas desérticas. Estes satélites, por exemplo, estão trazendo banda larga para alguns dos locais mais remotos e difíceis de alcançar no mundo, incluindo a região amazônica do Brasil – onde cabo, fibra e celular não têm condições de serem implantados.

Siga o tecflow no Google Podcast,Spotify Podcast Apple Podcasts para ouvir nosso conteúdo em áudio

3. Tecnologia mais resistente

Por ter menos aparatos em solo, a internet via satélite é mais resistente a adversidades climáticas, como chuvas fortes e ventanias, assegurando uma melhor qualidade de serviço nesses momentos. Entretanto, por conta da transmissão de dados ocorrer na direção do céu, as ondas de rádio geradas pelo satélite são suscetíveis a interferências climáticas.

4. Conexão wi-fi 

Algumas empresas já oferecem a instalação do wi-fi gratuitamente, junto com o pacote de dados. O consumidor pode criar redes internas em casa e usar repetidores para potencializar o sinal e acessar a internet de qualquer cômodo de casa. Vale ressaltar que a maioria dos planos via satélite funciona no sistema de franquias, com um valor de dados a serem usados por mês.

Deixe seu comentário e faça como os mais de 1.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!