Cookies: realmente é seguro aceitar?

Cookies

Os cookies estão presentes na internet desde seu surgimento e sua popularização em 1990, mas nos últimos anos, eles se tornaram mais populares.

Isso aconteceu porque, em vários países do mundo, surgiram legislações que protegem os direitos e a privacidade dos usuários. Hoje em dia, quando você entra em um site, já é avisado sobre o uso de cookies.

Quando o visitante recebe esse anúncio, decide se vai aceitar ou não o uso desse recurso, por conta disso, muitas pessoas passaram a se interessar pelo assunto.

Para se ter uma ideia, ferramentas que mostram quais são os termos mais utilizados na internet, mostraram que pesquisas como “o que são cookies” estão no auge nos últimos 3 anos, principalmente entre agosto e setembro de 2020.

Nesse período, o Brasil aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e obrigou as páginas a avisarem os visitantes a maneira como utilizam seus dados. Mas não basta apenas avisar que está coletando e armazenando cookies.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são os cookies, qual sua função e listar alguns motivos para aceitá-los. Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, não deixe de conferir este artigo.

O que são e quais as funções dos cookies?

Cookies nada mais são do que protocolos de pacotes de dados que surgiram na década de 1990, para garantir a comunicação entre as plataformas e os usuários.

Para que fosse uma solução às plataformas e-commerce, os cookies evoluíram muito e estão presentes em diferentes páginas da internet. Atualmente, são arquivos residuais que os usuários deixam quando visitam uma página.

Um escritório de arquitetura especializado em sala planejada apartamento pode usar essas informações para personalizar a experiência do visitante e identificar quem está acessando seus conteúdos.

Por meio desse recurso, as organizações conseguem descobrir um pouco mais sobre quem visita suas páginas, conteúdos que as pessoas gostam de consumir, dentre outras informações relevantes para as suas estratégias de marketing e comunicação.

É possível trabalhar com diferentes tipos de cookies, mas, geralmente, o propósito é simplificar a navegação na internet. Para isso, pequenos arquivos são enviados para os browsers usados pelas pessoas, como:

  • Google Chrome;
  • Firefox;
  • Opera;
  • Safari;
  • Internet Explorer.

Esses e outros navegadores armazenam os cookies, que guardam diferentes informações, como a localização dos usuários. Com isso, vão receber propagandas de lojas próximas onde estão e até a previsão do tempo.

O nome também pode ser identificado e é com isso que a empresa consegue investir em experiências personalizadas em suas plataformas.

Os cookies usados por um fabricante de rastreador de moto também oferecem informações sobre o gênero dos visitantes, uma forma de saber qual é o público-alvo do site.

Assim como as outras informações, o e-mail também é fundamental porque é por meio dele que a marca consegue estabelecer uma comunicação com as pessoas e trabalhá-las dentro do funil de vendas.

Os cookies também conseguem fornecer informações sobre o endereço IP, que funciona como a identidade da pessoa na internet e responsabiliza os usuários por crimes cibernéticos, e caso os tenham cometido.

A maioria dos sites permite que o visitante se cadastre e com isso oferece uma experiência contínua e sem interrupções. Grandes plataformas, como no caso das redes sociais, salvam esse registro para que o usuário possa acessá-las com mais facilidade.

Esse recurso também pode mostrar as páginas acessadas, e com isso a empresa conhece um pouco mais sobre os gostos das pessoas e os conteúdos que elas preferem.

Os cookies também podem ser utilizados para armazenar escolha de idioma, itens colocados no carrinho, recuperar pesquisas anteriores, salvar perfis de usuários, dentre outras possibilidades.

Tipos de cookies que podem ser usados

Assim como o motorista pode adicionar categoria cnh em sua habilitação e dirigir diferentes tipos de veículos, uma empresa pode usar diferentes tipos de cookies em seu site.

Um deles é conhecido como session cookie, e fica ativo quando o visitante está passando pelo site, e quando ele sai, suas informações são deletadas.

O persistent cookie, também conhecido como permanent cookie, fica gravado permanentemente no site, mesmo depois que o usuário termina a navegação.

O tempo de expiração vai depender do desenvolvedor, lembrando que eles podem ser deletados pelo visitante a qualquer momento, manualmente, bastando acessar as configurações do navegador.

Os third-party cookies são utilizados por domínios de terceiros, como no caso das redes de anúncios. Também existe o supercookie, que serve para rastrear e acompanhar os movimentos do usuário na internet.

Ao contrário do que acontece com os outros tipos, não fica armazenado no computador, por isso, não pode ser bloqueado nem excluído. Tanto é que existem algumas leis que bloqueiam seu funcionamento.

Isso acontece porque os usuários não gostam que seus dados sejam capturados indevidamente. No site de uma empresa de limpeza também é possível utilizar o zombie cookie.

Esse tipo volta à ativa, mesmo depois de ser excluído, por isso, também passou a ser conhecido como evercookie.

Esses são os principais tipos, mas existem características que podem ser trabalhadas na hora da criação do site, como o secure cookie, que garante a segurança do usuário e só aceita conexões HTTPS.

O http-only-cookie exige que o acesso seja por meio de uma conexão HTTP, com o propósito de evitar que o arquivo seja modificado por um Java Script.

Por fim, o same-site-cookie serve para que os servidores aceitem a requisição apenas do mesmo site, o que traz mais segurança da informação e protege a plataforma de requisições forjadas.

Por que aceitar os cookies?

Agora que você já sabe o conceito de cookies e quais são os seus tipos, chegou o momento de saber por que aceitá-los em qualquer site, como na plataforma de uma empresa de laudo de vistoria de moto.

Muitos usuários se perguntam se realmente é vantajoso aceitar os cookies de um site, ou então, se aceitá-los pode trazer algum risco. Bom, em primeiro lugar, saiba que não se trata de nenhum tipo de vírus.

Na verdade, as organizações utilizam esse recurso apenas para melhorar as campanhas de marketing e criar estratégias compatíveis com os perfis e preferências dos consumidores.

Veja, o marketing digital mudou a maneira como as empresas se comunicam com os consumidores, oferecem seus produtos e divulgam as soluções para os clientes.

As mais variadas estratégias de marketing digital são segmentadas e direcionadas para o público certo, mas só é possível fazer essa segmentação e esse direcionamento, se a marca tiver informações sobre as pessoas.

Se você acessar uma loja virtual de cortina blackout sob medida, vai visualizar anúncios desse produto em outros sites, como um blog, em uma rede social ou quando estiver assistindo um vídeo no YouTube.

Este é um exemplo clássico do que acontece com o usuário quando ele aceita os cookies da plataforma que visitou. Para a empresa, isso é muito valioso, pois ela consegue oferecer o que a pessoa precisa e aumentar suas vendas.

Mas não são apenas as estratégias de marketing e as companhias que se beneficiam com os cookies, visto que os próprios usuários também obtêm muitas vantagens ao aceitar esse recurso.

Muito além de receber propagandas sobre alguma coisa que te interessa, como adesivo para vidro personalizado, os cookies vão adaptar o site de acordo com o usuário.

Isso quer dizer que as plataformas que você acessar vão utilizar a mesma localização que você, o mesmo idioma, gravar suas informações e facilitar preenchimentos, agilizar o acesso e facilitar o carregamento.

Além disso, não há como negar que as estratégias de marketing personalizadas facilitam a vida do consumidor. No dia a dia, as pessoas precisam comprar diferentes tipos de produtos e serviços, mas existem tantas empresas, que fica difícil escolher.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisou o modelo x de um smartphone, vai visualizar propagandas deste produto em outras plataformas, o que ajuda a encontrar o melhor preço, a melhor condição de pagamento, dentre outras situações.

Independentemente de qual seja a necessidade do usuário, desde um laudo nr 13 até produtos para pet, tudo será pensado de maneira personalizada para que ele possa encontrar o que deseja e uma excelente oportunidade de compra.

Considerações finais

Você pode aceitar os cookies dos sites que visita tranquilamente, desde que essas plataformas sejam realmente confiáveis. Esse é o único fator com o qual o usuário precisa se preocupar.

Muitas pessoas acessam sites duvidosos e aí sim aceitar os cookies pode ser extremamente arriscado. Do contrário, não haverá nenhum problema e nenhum tipo de risco, principalmente por conta da lei de proteção de dados.

Suas informações sempre estarão protegidas e caso ocorra algum tipo de vazamento, a empresa será devidamente penalizada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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