De acordo com as previsões publicadas pela Gartner, empresa multinacional de consultoria, 70% das organizações investirão em uma análise de dados mais focada e segmentada até 2025. A utilização do Big Data, Analytics e IoT, no contexto atual, está avançando no Brasil, pesquisas elaboradas pela Associação Brasileira das Empresas de Softwares (Abes) com a consultoria IDC previram um crescimento de 14,3% na utilização de tecnologia da informação, o que torna o país um destaque entre os latino-americanos na área tecnológica.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Dados sempre estiveram presentes no meio digital e são essenciais para gerar materiais e conceitos, mas apenas eles não são suficientes para um conhecimento preciso. Por isso, a utilização de ferramentas avançadas para organizar, analisar e interpretar informações relevantes são de suma importância para as organizações e países.
Com o uso de ferramentas específicas essas bases se transformam em informações valiosas, que são extraídas e passam por um trabalho analítico, capaz de decifrar grandes volumes de dados, estruturados ou não, armazenando materiais que são apresentados como relatórios e insights para determinados segmentos.
Esses resultados podem ser melhor gerenciados com o uso de ferramentas e estratégias inteligentes, como o Big Data, Analytics e IoT, soluções que utilizam a coleta de dados para obter informações. Para se ter uma noção do que essas ferramentas são capazes de fazer, imagine inúmeros dados circulando na rede, elas pegam essas bases e filtram apenas informações relevantes e específicas sobre o comando transmitido.
Já o Small and Wide Data, fornece mais contexto para análises, direcionando mais precisamente os comandos, readaptando as técnicas que já temos disponíveis atualmente, tornando a Inteligência Artificial (IA) menos dependente de grandes quantidades de dados. O Small Data é uma técnica que busca filtrar essas bases, permitindo captar informações e eliminar ruídos, a fim de encontrar soluções mais personalizadas. Outra solução é o Wide Data que permite a análise de uma ampla gama de fontes, sejam elas de Big Data ou Small Data, para chegar a resultados significativos, essas abordagens possibilitam uma consciência mais rica e completa para organizações.
De acordo Guilherme Souza, sócio da HZero, empresa especializada em tecnologia digital, essas tecnologias possibilitam inúmeras aplicabilidades e podem ser gerenciadas de acordo com as necessidades das empresas.
“Essas ferramentas são cada vez mais essenciais para as organizações que buscam um diferencial competitivo, com o crescente número de dados gerados a cada dia. Elas são importantes para a tomada de decisões empresariais”, explica Souza.
Outros aspectos que ampliam a funcionalidade dessas tecnologias é o aumento do uso da internet e de dispositivos eletrônicos inteligentes, tornando-se uma vantagem para as empresas e também para o cotidiano de todos, devido ao uso da Internet das Coisas, conhecido como IoT, que conecta dispositivos eletrônicos com a internet, recursos que estão presentes na maioria dos eletrônicos, eletrodomésticos e sensores.
De acordo com Guilherme, o IoT também colabora na análise de dados e na compreensão dos mesmos.
“Eles são essenciais para a coleta de dados em tempo real, o que permite a tomada de decisões mais assertivas e a otimização de processos. Além disso, os dispositivos IoT também contribuem para a melhoria da experiência do cliente, uma vez que é possível personalizar ofertas e serviços de acordo com as suas preferências”, explica.
O Big Data, Analytics e IoT, possuem características que se complementam para desenvolver estratégias específicas, utilizando a tecnologia como aliada. Enquanto o Big Data é mais voltado para análise e armazenamento de dados, o analytics é uma ferramenta que utiliza técnicas de análise para gerar insights e informações, já o IoT são dispositivos que quando conectados a uma rede de internet coletam e enviam dados em tempo real, informa Guilherme.
Com a crescente da tecnologia e seus recursos, o uso da análise de dados se tornará mais presente e necessária devido às vantagens que ela oferece para diversos setores e áreas, Guilherme prevê o avanço de dispositivos IoT e sua disponibilidade para o grande público, interligado ao uso de ferramentas como Big Data e Analytics.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.