Fintech traça perfil dos clientes de consórcio: gênero, faixa etária, região e objetivo de compra

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De acordo com a fintech, os homens são a maioria quando trata-se de escolher o consórcio como forma de levantar recursos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os primeiros seis meses de 2022 bateram recorde de cotas vendidas com 1,85 milhão, foi o melhor resultado para o período nos últimos dez anos. Além disso, os números superaram em 12,1% o acumulado no mesmo período do ano passado, quando houve o registro de 1,65 milhão

Tendo como recorte o mesmo período, quando de acordo com a ABAC o mercado registrou seu melhor desempenho, a Turn2C, solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio, realizou uma pesquisa interna com objetivo de traçar o perfil dos clientes que buscaram o consórcio como meio de alcançar seus objetivos.

De acordo com a fintech, os homens são a maioria quando trata-se de escolher o consórcio como forma de levantar recursos. A pesquisa aponta que entre os clientes da base, 69,1% eram homens, ao passo que as mulheres representam 30,9%. O estudo revela também a faixa etária do público adepto a esta modalidade financeira. Os jovens adultos, entre 25 e 34 anos, somam 35,2%, à medida que os clientes com idade entre 35 e 44 anos chegam a 36,8%.

Quanto às regiões, o sudeste ganha destaque ao ter três cidades no top 5 das que mais usam o consórcio. São Paulo vem em primeiro lugar com 15,4%; o Rio de Janeiro, logo depois com 3,3%; e Belo Horizonte em quinto, com 2%. As cidades de Salvador (2,2%) e Curitiba (2,1% ) ocupam o terceiro e quarto lugar, respectivamente.

O levantamento interno permitiu ainda constatar para quais fins os clientes estão recorrendo ao consórcio. Em primeiro lugar estão os que buscam comprar automóveis (34,27%), em seguida a aquisição da casa própria (28,99%), e fechando o top 3 figuram os clientes que têm como objetivo ter seu próprio caminhão (7,46%). De acordo com Bruno Pinheiro, CEO da Turn2C, a lista de desejos não é surpresa, em especial o primeiro lugar.

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Bruno Pinheiro, CEO da Turn2C.

“Temos observado um aumento significativo no preço dos automóveis. No início deste ano, por exemplo, de acordo com a Fipe, o valor dos carros novos subiu mais de 31%. O que conhecemos como carro popular registrou um aumento ainda mais expressivo, 44% nos últimos três anos”, diz. “Quando somamos o aumento nos preços à alta de juros, o cenário para quem quer comprar um carro fica bastante complicado, até mesmo o financiamento torna-se mais difícil”, completa.

Neste cenário, o executivo explica que a alternativa mais interessante é, de fato, o consórcio, em especial o Consórcio Inteligente que, por meio da inteligência artificial (IA), proporciona previsibilidade no acesso ao crédito  um serviço exclusivo da Turn2C.

“Hoje, boa parte das pessoas que não consideram o consórcio uma opção para comprar bens alegam que não saber quando terão acesso ao crédito é o principal empecilho e um dos motivos que os levam a cancelar”, aponta. A solução desenvolvida pela fintech, que hoje tem 97% de acuracidade em seus modelos de previsibilidade, reduz em até 90% o número de contratos cancelados em 12 meses de carteira, destaca o executivo.

O serviço de consórcios está em constante crescimento, principalmente diante de todas as vantagens e praticidades que oferece. Aliado a isso, depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 13,75 % ano, de acordo com dados do Banco Central do Brasil, o mercado de consórcios é uma opção ainda mais atraente para os consumidores, que precisam lidar com altos custos para adquirir bens e serviços.

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Bruno aponta a importância de se compreender o real objetivo do consórcio, que é um autofinanciamento e não uma categoria de investimento, como por vezes é classificada equivocadamente no mercado.

“Ao compreender que não se compra um consórcio e sim o utiliza como forma de alcançar determinado objetivo, todo o ecossistema da modalidade passa a operar de forma mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos”, finaliza.

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Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

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