Saiba o que é Gestão de TI: qual seu papel?

A gestão de TI tem ganhado imenso destaque nos últimos tempos e a transformação digital já é uma realidade que faz parte da grande maioria das empresas, independente de qual seja seu segmento de atuação.

gestão de TI

Essas transformações causam um grande impacto na forma como as organizações produzem, vendem seus produtos e se relacionam com os consumidores.

A gestão de TI tem um papel fundamental para as empresas fornecedoras de serviço de buffet infantil a domicílio, por exemplo.

O departamento de TI trabalha com uma série de soluções e atividades, envolvendo banco de dados, hardwares, softwares e redes domésticas e empresariais, para facilitar o acesso, realizar análises e gerenciar as informações.

Ou seja, a área de TI ajuda as empresas a lidarem e trabalharem com os diversos dados sobre uniforme de segurança patrimonial e otimizarem seus processos de atividades internas.

Conceituando Gestão de TI

Gerenciar a área de TI é administrar os recursos tecnológicos utilizados no tratamento da informação de uma empresa, instituição, organização e até clínicas médicas.

O processo de gestão envolve a coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação das informações para convertê-las em dados importantes com os quais a empresa tome melhores decisões em seus negócios.

Na prática, gerenciar a área de TI é responsabilizar-se pelos cuidados com essas informações, desenvolvendo e criando projetos de tag para controle de acesso, que estejam alinhados com as atividades rotineiras da empresa.

Para isso é necessário o uso dos recursos tecnológicos disponíveis para gerir este departamento que vai além de cuidar de computadores. Na verdade, os colaboradores dessa área precisam ter uma visão completa do funcionamento de um negócio.

Dessa forma, a área de TI busca formas simples, práticas e eficientes em todos os processos internos da empresa de portão para garagem pequena, por exemplo, oferecendo suporte para garantir a satisfação dos consumidores.

Atividades realizadas pela gestão de TI

Por se tratar de uma área muito ampla e com diversas oportunidades de atividades, existem diversas finalidades para ela. Algumas das atividades realizadas por esse setor são:

  • Gerenciamento da equipe de TI;  
  • Controle dos sistemas operacionais e de banco de dados;
  • Definição das regras para a utilização dos sistemas; 
  • Suporte aos processos da empresa; 
  • Gerenciamento de riscos do setor; 
  • Administração da infraestrutura física e logística dos locais informatizados.

Os procedimentos realizados pela gestão da tecnologia de informação visam a transformação digital na empresa que realiza a troca de tela a10, otimizando o desempenho dos serviços realizados, garantindo a satisfação dos usuários e clientes. 

Como funciona a Gestão de TI

A gestão de TI sustenta todas as atividades de uma empresa processando dados, assegurando os sistemas operacionais e impedindo a circulação de vírus maliciosos, melhorando assim o desempenho da empresa.

Portanto, é impossível separar essa área das atividades empresariais cotidianas, porque se uma rede ficar fora do ar ou as informações sobre caixa de som que foram armazenadas forem violadas, pode causar um impacto negativo na imagem da empresa.

Portanto, o bom gerenciamento da TI, traz um diferencial competitivo para um negócio. Abaixo, mais alguns fatores importantes que fazem com que esse gerenciamento cumpra um papel de relevância dentro das empresas. São eles:

  • A automação nos fluxos de trabalho de uma empresa de ribbon armor;
  • Orçamentos tecnológicos descentralizados;
  • Aquisição rápida de serviços com base em nuvem;
  • Uso da inteligência artificial dentro dos negócios.

Portanto, para a melhoria no gerenciamento da área de TI, é preciso estabelecer padrões tecnológicos que visam poupar o tempo dos colaboradores, aprimorando a qualidade de suas atividades, que consequentemente vai reduzir os custos para a empresa.

Esses padrões tecnológicos precisam se adequar às necessidades das empresas, porque sendo estabelecidos adequadamente, tornam as atividades mais práticas e flexíveis, podendo alocar os colaboradores para outras áreas que precisam de auxílio.

Princípios da Gestão de TI

Existem cinco princípios da gestão de TI que sua atuação seja a mais assertiva possível, determinando o bom desenvolvimento interno da empresa. São eles:

  • Alinhamento do TI com os objetivos da empresa;
  • Os valores orçamentais e de investimentos devem ser claros;
  • Gerenciamento de recursos e funcionários de forma correta;
  • Gerenciamento total dos riscos em cada área;
  • Rastreamento da performance nas áreas mais complicadas.

Qualquer departamento de TI pode atingir seus objetivos tendo credibilidade suficiente e seguindo os princípios da Gestão de TI.

Por isso, a gestão de serviços em TI deve demonstrar que os gestores da área possuem expertise técnica, como também conhecem o negócio, entendem o seu funcionamento e sabem quais são as necessidades da empresa, tanto em seu presente quanto no futuro.

O papel da Gestão de TI nas empresas

Existem alguns pontos fundamentais em que esse setor pode atuar de maneira significativa dentro das empresas. A partir deles, o papel da Gestão de TI é cumprido, revelando a sua experiência no gerenciamento da área. 

Entre alguns pontos é possível citar a redução de custo, o aumento da produtividade, maior segurança e o conhecimento e ferramentas para identificar novas oportunidades.

É necessário explicar cada um deles para um bom entendimento. Assim, fica mais fácil que uma empresa fornecedora de banner entenda como essa área é importante para os seus negócios.

Uma boa gestão nessa área cumpre seu papel quando reduz os custos de um negócio, principalmente visando a longo prazo. Por isso, adotar um software para administrar o estoque, por exemplo, diminui os desperdícios e otimiza as compras.

Isso tende a garantir maior economia e potencializa a lucratividade da empresa, que poupa valores para investir em outros setores ou ferramentas.

A gestão de TI também colabora na produtividade dos colaboradores, fazendo com que os mesmos não percam tempo na coleta de informações manualmente. Por isso, essa área deve implantar ferramentas adequadas para auxiliá-los nesse sentido.

Uma boa gestão de TI alavanca a produtividade em todas as áreas empresariais, tornando os trabalhos rotineiros mais ágeis e menos repetitivos.

Quanto à segurança, a gestão de TI é extremamente responsável ao cuidar das informações de clientes e é importante que essa área estabeleça maneiras adequadas para garantir essa segurança.

O vazamento dessas informações ou o comprometimento de algum sistema em virtude de algum vírus, compromete seriamente a empresa, causando danos que podem ser irreversíveis à sua imagem no mercado e frente aos concorrentes.

Portanto, com uma gestão eficiente, as informações preservadas ficam mais acessíveis e abrem maiores oportunidades para análises dos riscos e ameaças que elas podem sofrer.

É possível, por exemplo, utilizar um CRM, para a identificação de clientes com um bom histórico e o seu nível de maturidade. Com isso, um upgrade de plano de serviço pode ser utilizado.

Isso significa que, quando todas as informações estão centralizadas e acessíveis para a equipe, é mais fácil visualizar oportunidades de venda de produtos e serviços ou enxergar ameaças, como os níveis baixos de satisfação do cliente.

Considerações finais

A gestão de TI é parte estratégica de todo negócio e para isso é necessário que os responsáveis pela área elaborem um planejamento tecnológico eficiente, no sentido de implementar políticas e controles, envolvendo todas as áreas.

É comum as pessoas pensarem que essa área lida apenas com computadores, softwares, hardwares ou algum problema na rede de internet ou intranet.

Mas é muito mais do que isso: a área de TI é responsável pela segurança das informações dos clientes que circulam internamente, como também pela detecção de vírus ou da manipulação errônea dessas informações.

Por isso, a gestão nessa área precisa ser muito bem aplicada por qualquer empreendedor que queira alavancar suas vendas, como também preservar a sua imagem perante o mercado e a sociedade.

Uma boa gestão de TI se responsabiliza por economizar o tempo dos colaboradores, reduzindo os custos da empresa, no sentido de preservar esses funcionários em suas atividades, para que eles possam auxiliar outras áreas.

Fazer uma gestão de TI adequada é fundamental, porque informação é toda a base de uma empresa e também pode ajudar a melhorar muito a operação logística de uma empresa.

A Tecnologia da Informação é um mecanismo que movimenta os negócios e saber geri-la com eficiência e responsabilidade torna a empresa bem mais competitiva, dando sentido às atividades diárias dos colaboradores.

Com a ajuda da Tecnologia da Informação, é possível melhorar o desempenho dos colaboradores, facilitando a tomada de decisões dos superiores. Portanto, investir nesse gerenciamento mantém o negócio atualizado e preparado para o mercado.

A governança de TI é um motor de proteção dentro da empresa, enquanto que a gestão nessa área tem seu foco voltado para a utilização diária de ferramentas tecnológicas, nas atividades de qualquer negócio.

Um gestor de TI precisa ter um amplo conhecimento sobre os negócios da empresa e principalmente expertise em sua área, usando suas habilidades para solucionar os problemas da empresa, sempre se atualizando.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!