A Nasa capturou o momento em que o Sol emitiu uma poderosa explosão de energia no espaço. De acordo com a agência espacial , uma “forte explosão solar” irrompeu do Sol às 8h25 (NZT) na segunda-feira. O Solar Dynamics Observatory da Nasa, que observa o Sol constantemente, conseguiu capturar uma foto do evento.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Em um comunicado online, a Nasa disse que as explosões e erupções solares têm a capacidade de impactar as comunicações de rádio, redes de energia elétrica, GPS e também podem representar riscos para naves espaciais e astronautas.
The Sun emitted a strong solar flare on Oct. 2, 2022, peaking at 4:25pm ET. NASA’s Solar Dynamics Observatory captured an image of the event, which was classified as X1. https://t.co/OW1aF5nHWN pic.twitter.com/7qr2UigGws
— NASA Sun & Space (@NASASun) October 3, 2022
De acordo com a NOAA , alguma atividade de apagão de rádio foi observada após a erupção de radiação eletromagnética – que viaja na velocidade da luz – e é provável que mais atividade de erupção solar ocorra nos próximos dias.
O tipo de clarão que foi fotografado na segunda-feira é classificado como um clarão X1. X é a classe de flare mais poderosa possível – embora o “1” indique que é de baixa força.
A day makes a difference: Region 3110 flares a R2-level #RadioBlackout and launches eye-candy worthy #solarstorms. One is headed towards Earth. Impact likely early October 4. This increases #aurora chances to mid-latitudes by Tuesday. Expect amateur radio & #GPS reception issues. pic.twitter.com/kXAvjvYhmF
— Dr. Tamitha Skov (@TamithaSkov) October 2, 2022
➜ Telescópio James Webb revela fotos inéditas de Marte
➜Satélite NOAA captura vídeos inéditos do furacão Ian, veja
➜Telescópio Espacial James Webb captura a melhor imagem de Netuno até hoje
➜ Hubble e James Webb mostram o impacto da sonda DART contra o asteroide
Acima da superfície do Sol
Não é a primeira vez que o Sol é pego liberando poderosas rajadas de energia no espaço. Em fevereiro, a espaçonave Solar Orbiter capturou uma erupção solar gigante na câmera.
Na época, foi a maior erupção de proeminência solar já observada em uma única imagem, junto com o disco completo do Sol, disse a Agência Espacial Europeia.
As proeminências solares são grandes estruturas de linhas de campo magnético emaranhadas que mantêm densas concentrações de plasma solar suspensas acima da superfície do Sol, às vezes assumindo a forma de arcos em arco. Eles são frequentemente associados a ejeções de massa coronal, que são grandes expulsões de plasma e campo magnético do Sol.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de smartphones da Motorola. Celular em promoção da familia G, família E e família Edge na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.