Assim como os furacões deixaram de ser classificados por números para dar-lhes nomes para melhor comunicação entre os especialistas e o público; o caso dos telescópios é um pouco semelhante.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Chegou a hora de descobrir quem está por trás do nome de James Webb , que foi concedido ao telescópio da NASA, que nos deu as melhores imagens do espaço até agora.
James Edwin Webb foi uma figura importante nos primeiros dias da exploração espacial, servindo como segundo administrador da NASA.
Contribuição para a ciência
Nascido na Carolina do Norte, Estados Unidos, participou da Segunda Guerra Mundial no Corpo de Fuzileiros Navais em 1944; depois disso, foi assistente executivo de Oliver Max Gardner (o então subsecretário do Tesouro e depois governador daquele estado).
Em sua carreira burocrática, James Webb foi nomeado Diretor do Gabinete de Orçamento no Gabinete Executivo do Presidente , que ocupou até 1949.
➜ Telescópio James Webb revela fotos inéditas de Marte
➜Satélite NOAA captura vídeos inéditos do furacão Ian, veja
➜Telescópio Espacial James Webb captura a melhor imagem de Netuno até hoje
➜ Hubble e James Webb mostram o impacto da sonda DART contra o asteroide
O grande salto para o espaço
Foi até 1962 que Webb obteve o cargo na National Aeronautics and Space Administration (NASA por sua sigla em inglês).
Astrofísico James Edwin Webb.
Essa agência do governo dos EUA chegou a afirmar que James Webb “fez mais pela ciência do que qualquer outro funcionário”.
O que James Webb fez?
Ajudou na execução dos programas Mercúrio e Gémeos, mas sobretudo do Programa Apollo, com o qual conseguiu levar o primeiro homem à Lua (embora hoje se saiba que a então URSS já tinha enviado a primeira nave para esta satélite natural).
Edwin Webb esteve na NASA desde o início do governo John F. Kennedy até o final do governo do presidente Lyndon B. Johnson.
James Webb faleceu aos 85 anos , em 27 de março de 1992 em Washington DC; e seu nome foi usado para renomear o telescópio que agora substitui Hubble e Spitzer, como era anteriormente chamado de Telescópio Espacial de Nova Geração . Em sua homenagem, agora é conhecido como o Telescópio Espacial James Webb.
Polêmica: Lavender Scare
Apesar do deslumbramento geral, astrônomos de diversos países protestaram contra o nome do equipamento, solicitando que a NASA faça a mudança na nomenclatura. O motivo é que o homenageado, o astrofísico James Edwin Webb, era assumidamente homofóbico.
On the recently released Nature article and FOIA-ed NASA emails, a statement from my colleagues and I who are advocating to #RenameJWST.
— iamstarborn (@iamstarnord) March 25, 2022
NASA leadership knew about Webb's complicity in homophobia and violations of civil rights.
And they hid it. https://t.co/23xu6dUdR7
O movimento #RenameJWST lembra que James Webb participou da perseguição contra a comunidade LGBTQIA+ em seu país durante as décadas de 1950 e 1960, em um episódio que ficou conhecido como Lavender Scare.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de smartphones da Motorola. Celular em promoção da familia G, família E e família Edge na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.