A Goodyear Tire & Rubber Company, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, forneceu produtos essenciais para o programa Apollo 11, da NASA, pousar na Lua há 53 anos. Agora, a Goodyear continuará com essa tradição, concentrando-se no desenvolvimento de pneus para veículos lunares, juntando-se à Lockheed Martin e impulsionar a mobilidade na Lua.
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Desde o programa Apollo, a Goodyear continuou a inovar com a agência espacial do governo dos EUA no desenvolvimento de pneus para veículos lunares. Juntas, as empresas pretendem ser as primeiras a estabelecer operações de veículos comerciais de uso generalizado na Lua. A Goodyear traz sua vasta experiência em um componente da missão para atravessar a superfície lunar: os pneus.
“O programa Artemis da NASA, para viver e trabalhar na Lua, tem uma clara necessidade de transporte na superfície lunar. Pretendemos oferecer veículos operados de forma autônoma ou não tripulados por astronautas”, disse Kirk Shireman, vice-presidente de Campanhas de Exploração Lunar na Lockheed Martin. “Estamos desenvolvendo esta nova geração de veículos de mobilidade lunar para estar disponível para a NASA e empresas comerciais, além de outras agências espaciais que trabalham para apoiar a ciência e a exploração humana. Essa abordagem exemplifica o desejo da NASA de que a indústria lidere com esforços comerciais que permitam à agência ser um dos muitos clientes.”
A Goodyear se baseia em sua avançada tecnologia de pneus sem ar usada na Terra com micromobilidade, ônibus autônomos e veículos de passageiros, para avançar a mobilidade lunar e suportar condições desafiadoras na Lua. As empresas já estão aplicando as experiências desenvolvidas no projeto, incluindo em um campo de provas que simula o solo lunar.
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“Tudo o que aprendemos com a construção de pneus para o ambiente operacional extremamente complexo na Lua nos ajudará a fazer melhores pneus sem ar na Terra”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear. “Isso contribuirá para nosso objetivo de permitir a mobilidade, não importa onde ela ocorra. Tão importante quanto isso, é uma honra escrever história com esta empresa de prestígio, que sabe como dar saltos gigantescos em exploração e mobilidade.”
Os rovers (veículo robótico) foram construídos com o propósito de serem usados por alguns dias e dentro de um raio de oito quilômetros do local de pouso. Nas futuras missões, estão previstas travessias de terrenos acidentados com distâncias muito maiores e com temperaturas extremas. Novas capacidades de pneus precisarão ser desenvolvidas para ganhar anos de durabilidade e até mesmo sobreviver a temperaturas noturnas abaixo de 120°C e temperaturas diurnas acima de 120°C.
A Lockheed Martin lidera essa equipe em crescimento com a história de mais de 50 anos de trabalho com a NASA em naves espaciais humanas e robóticas no espaço profundo, como a nave espacial Orion da NASA para Artemis e várias naves espaciais planetárias de Marte. A companhia também gerenciará o desenvolvimento das operações comerciais do programa e o compromisso com a NASA e agências espaciais globais. A Lockheed Martin também ajudou a NASA a explorar todos os planetas do nosso sistema solar e continua a desenvolver novas tecnologias para futuras missões espaciais.
Outro parceiro de equipe, o MDA do Canadá, anunciou recentemente que sua tecnologia de braço robótico será usada em veículos de mobilidade lunar classificados por humanos. O braço fornecerá contribuições valiosas em apoio aos astronautas e permitirá maior funcionalidade do rover (veículo robótico) em missões totalmente autônomas.
Com isso, as equipes estão aplicando perspectivas únicas e experiências compartilhadas aos novos desafios e abordagens de mercado que estão sendo consideradas pela primeira vez. As empresas esperam ter seu primeiro rover(veículo robótico) na superfície da Lua a tempo de apoiar a primeira missão de pouso da NASA, que terá a primeira mulher e a primeira pessoa negra a andar na Lua, atualmente planejada para 2025.
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.