A nave espacial CST-100 Starliner da Boeing [NYSE: BA] está a caminho da Estação Espacial Internacional depois de entrar em órbita com sucesso, conforme planejado, após 31 minutos de voo. A nave espacial deve chegar à estação espacial após a jornada de quase 24 horas em órbita terrestre baixa, onde a Starliner será acoplada a um módulo da estação espacial construído pela Boeing.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
“A Starliner é um símbolo de perseverança e orgulho — projetada, construída, testada e pilotada por uma equipe de pessoas comprometidas com a missão de transportar astronautas com segurança e confiança”, disse Ted Colbert, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security. “A equipe continuará totalmente focada na espaçonave e em seu desempenho durante todo o voo teste.”
A nave espacial reutilizável Starliner decolou de um foguete Atlas V com classificação humana da United Launch Alliance às 18h54 (horário da costa leste dos Estados Unidos) do Complexo de Lançamento Espacial 41 de Cabo Canaveral, na Flórida. Outra nave espacial lançada anteriormente está em fase de preparação para levar e trazer astronautas para a estação espacial no Programa de Tripulação Comercial da NASA.
- ➜ Telescópio James Webb revela fotos inéditas de Marte
- ➜Satélite NOAA captura vídeos inéditos do furacão Ian, veja
- ➜Telescópio Espacial James Webb captura a melhor imagem de Netuno até hoje
- ➜ Hubble e James Webb mostram o impacto da sonda DART contra o asteroide
“Aprendemos muito sobre a capacidade da nossa nave espacial e a resiliência da nossa equipe desde o primeiro lançamento da Starliner”, disse Mark Nappi, vice-presidente e gerente do Programa de Tripulação Comercial da Boeing. “Ainda temos muitos testes operacionais pela frente enquanto nos preparamos para chegar à estação espacial, mas estamos prontos para mostrar que o sistema em que trabalhamos todo esse tempo é capaz de transportar astronautas para o espaço.”
Global operator @SES_Satellites selected #AtlasV to perform this dual-manifest launch of its #SES20 and #SES21 spacecraft, given the rocket's ability to deliver both satellites to near-geosynchronous orbit. This reduces the time leading up to the satellites entering service. pic.twitter.com/PH4TcU45G2
— ULA (@ulalaunch) October 4, 2022
Embora a Starliner não tenha tripulação, ela tem um passageiro especial. Ela carrega um dispositivo de teste antropomórfico chamado “Rosie the Rocketeer”, que representa as pessoas que mostraram coragem e determinação ao desbravar novos caminhos na história dos voos espaciais humanos.
A Starliner está transportando mais de 800 libras (362 kg) de carga na missão Orbital Flight Test-2 (OFT-2), incluindo cerca de 500 libras (226 kg) para a NASA, como alimentos e itens para os membros da tripulação da expedição, além de uma bandeira comemorativa dos Estados Unidos que permanecerá a bordo da estação espacial até o seu retorno à Terra no Teste de Voo da Tripulação (CFT – Crew Flight Test) da Starliner.
Let's relive liftoff! #AtlasV #SES20 #SES21@SES_Satellites pic.twitter.com/uDh70XTCad
— ULA (@ulalaunch) October 4, 2022
Além de uma série de bandeiras americanas e patches da missão, vários itens exclusivos também estão na viagem em órbita e serão trazidos de volta, incluindo itens de 14 faculdades e universidades históricas afro-americanas.
Now one hour since the flight of #SES20 and #SES21 began aboard the #AtlasV 531 rocket. ULA is launching these two large geostationary telecommunications satellites for global operator @SES_Satellites.
— ULA (@ulalaunch) October 4, 2022
📸 by ULA pic.twitter.com/7J4aHtbM28
A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global responsável pelo desenvolvimento e fabricação de aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes de mais de 150 países. Também é prestadora de serviços de manutenção e considerada uma das principais exportadoras dos Estados Unidos. A Boeing usa sua base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. Sua equipe diversificada está comprometida com inovações no futuro e seus valores base de segurança, qualidade e integridade.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.