O que é pesquisa Ad Hoc? Conheça 4 situações para usar

Para que uma empresa possa obter dados funcionais que sejam utilizados na elaboração de suas ações, ela precisa ter meios para conquistar informações efetivas. A pesquisa Ad Hoc é um recurso importante para essa necessidade.

Muito já se ouviu falar sobre a aplicação de pesquisas por parte de empresas dos mais diversos segmentos do mercado. No entanto, pouco se conhece sobre os tipos de pesquisas possíveis.

A pesquisa Ad Hoc é um exemplo disso. Ela pode ser aplicada para as mais diversas necessidades, podendo ser ainda um mecanismo muito útil para resolver problemas em diferentes setores de uma companhia. 

Da mesma maneira que uma pessoa realiza uma busca como “onde encontro escada flutuante de concreto”, empresas de diferentes segmentos podem ter dúvidas sobre assuntos pertinentes ao seu setor do mercado. 

Diante disso, nada mais apropriado do que uma preparação para que a empresa possa aplicar pesquisas de mercado que vão ajudá-la a entender vários fatores, sendo um dos principais saber mais sobre o seu público-alvo.

Com a coleta de dados, a companhia pode partir dessas informações concretas para gerar insights que cumprem um papel fundamental nos períodos nos quais as tomadas de decisões precisam ser feitas com cautela e assertividade. 

Por isso, nada mais apropriado que se aprofundar no tema e entender o que é uma pesquisa Ad Hoc, quando ela pode ser aplicada, quais problemas ela é capaz de resolver e qual é o passo a passo para aplicá-la dentro de uma empresa.

O que é uma pesquisa Ad Hoc?

Nem sempre algumas expressões são claras, principalmente quando elas vêm de línguas como o latim. A pesquisa Ad Hoc é um exemplo disso: o termo “Ad Hoc” pode ser traduzido para o portugês, como “para isso”. 

Sendo assim, a melhor definição para pesquisa Ad Hoc é a de que ela se trata de um projeto que tem como objetivo atender a demandas específicas das empresas de diferentes segmentos, como as que fazem cremação de ossos ou as fábricas têxteis. 

Nesse sentido, é fundamental que uma pesquisa Ad Hoc seja feita por um especialista na área, justamente para que ela seja aplicada corretamente, tendo um acompanhamento preciso do início ao fim do processo.

Soluções e situações para usar uma Ad Hoc

Muitas pessoas podem se deparar com dúvidas como: quais problemas uma pesquisa Ad Hoc resolve e em quais situações ela pode ser aplicada. De modo geral, ela pode ser útil para as mais variadas necessidades. 

Nesse sentido, por ser um mecanismo capaz de resolver problemas, a pesquisa Ad Hoc pode ser aplicada em diversas situações, tais como:

  • Queda na venda de produtos;
  • Entender as necessidades do público;
  • Pesquisar a aderência de um novo produto no mercado;
  • Compreender as tendências dentro de uma área.

A pesquisa Ad Hoc pode ser o melhor caminho para resolver problemas relacionados ao marketing de uma empresa. Um exemplo disso é quando ocorre a queda nas vendas de um produto. 

Sendo assim, para conquistar bons resultados, uma empresa que realiza exame laboratorial admissional cotação nova mutum pode realizar uma pesquisa Ad Hoc para entender o seu cenário atual e transformá-lo para atrair mais clientes. 

Como a queda nas vendas pode ter relação com os mais diversos motivos, nem sempre é possível entendê-la logo de cara. Portanto, a pesquisa Ad Hoc vem justamente para atender questões como essas. 

Ao mesmo tempo, esse tipo de pesquisa pode ser usado para se entender a necessidade do público no momento atual. Isso possibilita a criação de novas soluções para uma empresa que queira se destacar no mercado. 

Outra possibilidade é a de que a empresa encontre respostas antes de fazer o lançamento de um produto novo, entendendo assim qual será a aderência do público ao que ela está oferecendo. 

Ou seja, ela pode identificar aspectos importantes como o design do produto, o nome, o tipo de embalagem e as funcionalidades, tudo com respaldo em retornos colhidos das pesquisas realizadas com o público.

Dessa forma, uma clínica de estética, por exemplo, consegue implementar um procedimento como harmonização facial feminina com sucesso, evitando taxas de rejeição e conquistando clientes mais facilmente. 

Passo a passo para realizar uma pesquisa Ad Hoc

Para que uma pesquisa Ad Hoc possa ser realizada com excelência, é preciso seguir alguns passos, de modo que o resultado obtido possa ser satisfatório e traga um retorno coerente. 

Apesar de ser uma pesquisa mais complexa do que outros tipos, ela segue um padrão, que ajuda a levantar dados consistentes sobre o que se está pesquisando. As etapas da pesquisa Ad Hoc serão apresentadas de forma detalhada no decorrer do texto. 

Definir o objetivo da pesquisa

É fundamental que a empresa defina, no primeiro passo, qual será o propósito da sua pesquisa de mercado. Assim, ela deve saber o que pretende descobrir, ou qual será o problema que ela quer resolver por meio da Ad Hoc.

Ter no horizonte que a pesquisa deve ter um objetivo explícito a ser obtido ajuda na conquista dele, de maneira que é possível saber mais sobre um determinado assunto, tal como em uma bancada de teste se realiza um diagnóstico.

Definição dos entrevistados

O segundo passo essencial é o de que uma pesquisa Ad Hoc, assim como vários outros tipos, precisa ser aplicada para as pessoas certas.

Na prática, isso quer dizer que a empresa precisa aplicar a sua pesquisa Ad Hoc para o seu público-alvo, justamente para que as respostas obtidas sejam satisfatórias e façam sentido para a companhia. 

Elaborar o questionário

No passo seguinte começa o trabalho prático: é preciso desenvolver as perguntas que estarão contidas no formulário da pesquisa. Elas devem ser detalhadas e devidamente criadas, para que possam ser claras aos entrevistados. 

Além disso, devem ser específicas, tal como uma pesquisa para encontrar copos descartáveis atacado direto da fabrica valores são caetano do sul. Isso porque essa característica ajuda a obter o que se deseja, tornando o trabalho mais profícuo. 

Na pesquisa Ad Hoc, uma das principais etapas é a elaboração do questionário. Em geral, ele é programado para ser como um funil, no qual as perguntas vão se tornando cada vez mais específicas. 

Aplicar o questionário

Depois de desenvolver as perguntas que farão parte da pesquisa, é essencial partir para a prática, ou seja, convidar algumas pessoas que tenham o perfil do público-alvo da companhia para participar desse processo. 

Há algumas alternativas interessantes para aplicar a pesquisa Ad Hoc. A primeira delas é a mais tradicional, ou seja, a que é feita presencialmente ou mesmo por telefone. 

Na sequência, há também a opção de oferecer a pesquisa em formato digital, que deve ser aplicada por meio de uma plataforma de pesquisa automatizada ou enviada por e-mail.

No modo digital existem benefícios em termos de agilidade, tanto na aplicação quanto na organização dos resultados.

Analisar os resultados obtidos

A última etapa, que é a mais aguardada pela empresa que idealizou o projeto de pesquisa, é coletar os dados que foram gerados pelo público e começar uma análise preciosa sobre o cenário no qual a empresa está. 

Da mesma maneira que se deve fazer uma vistoria cautelar a domicílio agendamento com profissionais que estejam habilitados para a realização do serviço, a dica principal é a de que a pesquisa Ad Hoc deve ser feita por profissionais da área.

Essa é uma questão importante e urgente pois a coleta de dados que não interessam para a companhia pode atrasar o processo, tornando-o menos produtivo. Por isso, quanto maior for a assertividade na pesquisa Ad Hoc, melhor. 

Existem softwares que permitem que a pesquisa seja aplicada. Além de facilitar para o entrevistado, essas plataformas ainda ajudam na organização dos dados, o que torna o processo de entendimento do resultado mais simples e prático. 

Por isso, após decidir pela elaboração da pesquisa Ad Hoc, é essencial estabelecer o objetivo da pesquisa para que então se possa definir quem serão os entrevistados, desenvolver o questionário, aplicá-lo e, por último, ver os resultados. 

Considerações finais

Mesmo que pareça que uma pesquisa Ad Hoc seja completa, na verdade é bastante simples. Por isso, estar na linha de frente da área de marketing é importante para que o empresário tenha em mente o que esperar da aplicação desse questionário. 

Nesse sentido, tal como a contratação de um lavagem a seco cadeiras pode devolver a vitalidade para o estofado de cada uma delas, a pesquisa Ad Hoc tem potencial para trazer mais vida para as ações da companhia, sempre priorizando a excelência. 

Portanto, montar a pesquisa Ad Hoc é de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. Dessa forma, os resultados serão de extrema excelência, podendo ajudar a companhia a ter um maior desempenho no mercado se tornando relevante no ramo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!