Uma tendência cada vez mais comum no mercado são empresas buscando soluções em gestão automatizada e tecnológica que permitam reduzir gastos e, consequentemente, aumentar suas margens.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
E não estamos falando apenas de plataformas convencionais de gestão, como ERP e similares. A tecnologia, hoje, consegue sanar problemas em diversas áreas que por vezes eram verdadeiros “calcanhares de Aquiles” das empresas, e esse cenário fértil fez com que muitas startups ganhassem fôlego e crescimento.
É o caso da Onfly, startup especializada em gestão de viagens e despesas corporativas, a partir de uma plataforma integrada que gerencia a solicitação e compra de passagens aéreas, reservas de hotel, locação de carros, reembolsos de funcionários em trânsito, tudo integrado e em compliance com a política de despesas da empresa, chegando a gerar uma economia de 30% para os clientes que precisam deslocar funcionários dentro da rotina de trabalho.
“Nosso objetivo era trazer simplicidade, agilidade e eficiência para as empresas na hora de acertar a viagem de um colaborador, com um aumento de produtividade bastante interessante. Também tivemos a boa surpresa da retomada forte das viagens corporativas, que não esperávamos”, explica Marcelo Linhares, CEO da Onfly.
Marcelo Linhares – Divulgação
E o aquecimento desse mercado pode ser observado nos números das empresas em 2022. Além da normalização das viagens após dois anos complicados por conta da pandemia de covid-19, o forte aumento nos preços das passagens nos últimos meses também foi um catalisador para as empresas buscarem maior eficiência na gestão de viagens.
A Onfly apresentou nos primeiros noves meses de 2022 um crescimento de 460% em volume transacionado de reservas (R$ 140 milhões, ante R$ 25 milhões em igual período do ano passado), e 550% em receita, pulando, em um ano, em relação ao mesmo período, de 135 clientes para 600. O objetivo até o fim do ano é fechar a carteira da empresa com 800 clientes, algo factível dentro das projeções com base nos números atuais. Além disso, a empresa acabou de lançar um cartão corporativo, que, integrado ao software “all-in-one” de gestão de viagens e despesas, será a próxima grande avenida de crescimento da empresa.
Isso levou a empresa a crescer também em número de funcionários, especialmente na contratação de desenvolvedores e time de TI (Tecnologia da Informação).
“Crescemos no time, continuamos investindo forte em tecnologia e inovação. Hoje, aproximadamente 25% do nosso time é composto por profissionais de tecnologia e, por mês, em média, quatro a seis novas features são colocadas em produção”, ressalta Linhares.
Saber montar o time e administrar também a essência da startup foi um dos pontos fortes da Onfly. A empresa acabou de receber algumas premiações que a colocam como uma das melhores startups para se trabalhar no Brasil.
Um desses prêmios é o Hot 25 Startups da PhocusWire, a maior referência de travel e tecnologia do mercado mundial, na qual estão listadas empresas do mundo todo. Outro reconhecimento foi o selo GPTW, que deixou a startup entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, na categoria PME.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.