A Inmarsat, empresa de comunicações móveis globais por satélite, recebeu uma confirmação formal da Arianespace de que o satélite GX5 da empresa será lançado no Guiana Space Center em Kourou, na Guiana Francesa, na sexta-feira, dia 22 de novembro. O lançamento está previsto para o intervalo entre 18:08 e 19:43, no horário de Brasília.
O tempo total de missão previsto do foguete Ariane 5 é de 34 minutos e 14 segundos e a separação do satélite GX5, que tem 4.007 kg, na etapa final deverá ocorrer em aproximadamente 34 minutos e 7 segundos após o lançamento.
O Global Xpress (GX) é o lançamento mais bem-sucedido da história da Inmarsat, e o GX5 é o satélite mais avançado desta frota. Em menos de quatro anos, o GX se tornou uma referência em serviços de banda larga móvel integrados e disponíveis globalmente em diversas áreas, com milhares de usuários ativos nos setores de aviação, marítimo e governamental. O GX5 representa mais um significativo aumento na capacidade do serviço de banda larga global da Inmarsat e cobrirá as regiões da Europa e do Oriente Médio.
“Todos nós da Inmarsat estamos empolgados com a perspectiva do lançamento do GX5 nesta semana. Trata-se de um importante passo na expansão contínua da rede Global Xpress, por ser a primeira das oito cargas avançadas do GX a serem lançadas ao longo dos próximos quatro anos”, afirma o Diretor de Tecnologia da Inmarsat, Peter Hadinger.
Avanço tecnológico
A Inmarsat é a única empresa de telecomunicações com um portfólio de comunicações globais por satélite de sua propriedade, abrangendo a banda L e a banda Ka, bem como a banda S na Europa, o que permite uma diversidade nas soluções oferecidas aos seus clientes.
“O GX5 representa mais um avanço tecnológico e fornecerá uma capacidade significativamente maior aos clientes na Europa e no Oriente Médio. Juntamente com nossos parceiros da Thales Alenia Space e Arianespace, estamos ansiosos pelo lançamento em Kourou, que marcará a conclusão de uma parceria exemplar de tecnologia entre nossas empresas, bem como o início de uma nova era para o único serviço de banda larga móvel disponível em todo o mundo”.
O GX5 e os próximos sete satélites GX, planejados para serem lançados nos próximos quatro anos, ampliam ainda mais a liderança global da Inmarsat em serviços de verdadeira banda larga, apoiados pela rede de parceiros, que é formada por líderes mundiais em tecnologia, fabricação e de canal da empresa.
O GX5 demonstra o investimento da Inmarsat em termos de inovação contínua, ampliação de serviços, disponibilidade, confiabilidade e qualidade para seus clientes e parceiros. O novo satélite é significativamente mais poderoso do que qualquer satélite GX anterior, e fornece mais capacidade do que os quatro satélites GX existentes já em serviço juntos, é 25% menor e foi entregue muito mais rapidamente, apenas depois de dois anos e meio do pedido ao lançamento.
Mais informações sobre o GX5, incluindo a transmissão de lançamento em 22 de novembro, podem ser encontradas no link.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.