O SAS, empresa de Analytics, acaba de lançar o Observatório Analítico, plataforma de análise de dados que servirá para auxiliar no planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas dos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. O projeto foi idealizado e realizado pelo SAS Brasil e ajudará na formulação de políticas públicas mais assertivas e eficientes, como direcionar os recursos excedentes para áreas prioritárias, entre elas saúde, segurança, meio ambiente e educação.
Segundo levantamento recente do BID, o Brasil perde cerca de US$ 68 bilhões por ano com gastos ineficientes de recursos públicos, o que representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A solução, desenvolvida como plataforma Open Source, fará o processamento e o cruzamentos de diferentes fontes de dados públicos, como Ministério da Justiça, Segurança Pública (ISP-RJ), ComprasNet, Datasus, INEP, RAIS, IBGE e fontes das secretarias de diferentes áreas do funcionalismo público. O resultado da aplicação de ferramentas de análise avançada de dados poderá revelar eventuais inconsistências, compras indevidas e situações que fujam da normalidade na prestação de contas.
“O Observatório Analítico integra e transforma grandes bancos de dados em inteligência, contribuindo para entregar aos gestores públicos os insights necessários no combate à irregularidades, no aumento de arrecadação e na execução das políticas em diversas áreas como: Segurança Pública, Saúde e Geração de Emprego”, destaca Alexandre Carvalho, Consultor de Pré-Vendas do SAS.
Para o Meio Ambiente, por exemplo, será possível atuar no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e reduzir os riscos do Licenciamento Ambiental, além de melhorar a eficiência no Monitoramento e Fiscalização. Na educação, outro exemplo, também poderá ajudar a definir a distribuição de verbas de merenda escolar com base na aplicação de critérios racionais sobre a demanda da população de crianças.
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.