Segundo análise conduzida pela Visa Consulting & Analytics (VCA), o número de transações realizadas com credenciais Visa durante a Black Friday e a Cyber Monday em 2021 foi quase 50% superior aos resultados apresentados em 2020 em toda a América Latina e Caribe. O e-commerce ganha destaque nessa época do ano, representando quase 25% do total das transações Visa realizadas no período para toda a região em 2021. Os países com o maior crescimento nas transações Visa na comparação com 2020 foram: Peru, Chile, Brasil, Panamá, Costa Rica, República Dominicana e Colômbia.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Junto com a popularização das datas como Black Friday e Cyber Monday , o varejo também nota um crescimento nas tentativas de fraudes, principalmente no mundo virtual. A Visa tem trabalhado continuamente para que seu ecossistema de rede de redes seja o motor de um comércio mais seguro, resiliente e confiável. Em 2021, a empresa havia investido mais de US$ 9 bilhões, em cinco anos, para reforçar a segurança cibernética e reduzir as fraudes.
De olho no aumento das transações neste final do ano, a Visa traz dicas para que consumidores possam realizar suas compras de forma segura.
- Prefira o e-commerce com sistema moderno de segurança, certificando-se de que o site protege seus dados e possui selos específicos. Antes de inserir seus dados pessoais e de seu cartão, veja se há um ícone de cadeado no rodapé ou ao lado do endereço da página. Ao clicar, você verá o certificado de segurança do site e se ele está válido.
- Solicite ao seu banco o serviço de “alertas de transação”. Esta funcionalidade envia notificações sobre as compras realizadas por meio de SMS ou e-mail e permite que você saiba, em tempo quase real, sobre possíveis fraudes no uso de seu cartão.
- Para o preenchimento rápido de dados, já existem ferramentas que, por meio de um único cadastro, gravam seus dados, cartões e suas informações de entrega. A partir daí você conseguirá finalizar suas compras com poucos cliques e de forma mais segura. Além de poder registrar quantos cartões quiser e não precisar sair do site para finalizar a compra. Certifique-se sempre de que está inserindo os dados no site da loja, evite preencher dados em pop-ups, telas ou páginas com características muito diferentes das apresentadas pelo site da loja. Em caso de dúvida, não hesite em falar com o atendimento do site e confirme se as telas apresentadas fazem parte do fluxo de venda.
- Observe as condições de pagamento. Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança. Embora muitas pessoas físicas tenham começado a empreender nesse período, e estejam vendendo de forma mais direta, vale estar atento e checar se confia naquela transação, pagar preferencialmente quando já estiver com o produto em mãos pode ser uma boa alternativa.
- Opções alternativas ao boleto, mais rápidas e seguras para pagamento de compras online, são os cartões de débito, crédito e pré-pago. Autorizado o pagamento com o cartão, sua compra é confirmada na hora. Com isso, o produto chega mais rápido. O cartão pré-pago por exemplo, pode ser uma ótima maneira de você controlar seus gastos. Além disso, muitos sites e apps também já aceitam compras por meio dos cartões de débito, eles facilitam o acesso para quem não possui a opção do crédito. A popularização do débito no mundo online tem sido crucial graças a atualização do protocolo de autenticação de transações, como o 3DS 2.0, que estabelece um fluxo de comunicação e troca de informações entre a indústria de pagamentos e estabelecimentos comerciais para aprovação das transações com mais assertividade, o que contribui para a redução de fraudes, melhor experiência de compra por parte do consumidor e, consequentemente, maior conversão de vendas para o e-commerce.
- Lembre-se sempre dessas regrinhas básicas do dia-a-dia: atualizar sempre seu software de proteção e antivírus; criar senhas difíceis de serem descobertas; ignorar e-mails de remetentes desconhecidos e não responder a mensagens suspeitas, principalmente com “promoções e descontos” em mercadorias ou serviços muito fora da realidade do mercado.
- Por último, mas não menos importante, se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no Internet-banking ou no site em que está não siga em frente e entre em contato com os responsáveis. Prevenção é a melhor forma de segurança.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.