A gestão de stakeholders é uma ação que oferece benefícios e um diferencial para a empresa dentro do mercado quando se é aplicada, gerando resultados que ajudam a destacar-se no segmento.
Em tradução, o termo stakeholder está relacionado com partes interessadas, ligado a pessoas que estão diretamente ou indiretamente envolvidas ou impactadas pelas atividades ou projetos realizados pelo empreendimento.
Dentro desses clientes ou partes interessadas, podem estar englobados tanto pessoas físicas ou jurídicas, gerando, assim, formas para que a entidade seja bem-sucedida dentro do segmento de dimensionamento de camaras, por exemplo, podendo ser:
- Clientes;
- Investidores;
- Acionistas;
- Diretores;
- Fornecedores;
- Órgãos.
Mesmo o conceito tendo sido criado na década de 1980 pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, as ações do stakeholder ainda se repercutem e são colocadas em prática até os dias atuais.
De modo que o comportamento dentro de empresas e dentro do mercado fosse aos poucos alterado, especialmente com a introdução de processos tecnológicos em procedimentos de manutenção de persianas.
Para que a companhia saiba como fazer uma melhor gestão envolvendo este formato de público, é fundamental que se conheça os pontos importantes para que o passo a passo seja ainda mais elaborado e construído.
Buscar e conhecer técnicas ou procedimentos que agreguem valor dentro da empresa é fundamental e contribui para o crescimento, portanto, quanto mais o negócio souber como elaborar uma boa gestão, a chance dos resultados serem positivos aumentam ainda mais.
A importância da gestão
Conhecer as partes interessadas de uma empresa manutenção de chiller é fundamental para o empreendimento, especialmente porque torna-se ainda mais fácil para tentar se conduzir o negócio ou determinado projeto até onde é desejado.
Fazendo com que ações como limitações ou riscos das tomadas de decisões se tenha um maior controle para que não se transforme em um empecilho, ficando mais fácil de se ter uma identificação dos interesses que os grupos possuem e, com isso, atendê-los.
Com uma gestão, a visão da organização sobre estes stakeholders torna-se mais ampla e possibilita que haja uma percepção do que gera impactos com as formas de decisões que estão entre as possibilidades.
A gestão também faz com que a empresa possa ter um crescimento ainda mais saudável dentro do segmento de acessório para caminhões, e com isso uma maior estabilidade para que cresça e ganhe mais presença no nicho.
Portanto, quanto mais a empresa conhecer os stakeholders e as formas que a gestão pode ser feita, bem como, o valor que é gerado com estas ações, os resultados que são conquistados ganham percentuais positivos.
Porém, para que isso ocorra, a busca por dicas ou outras formas de conhecer melhor as aplicações é uma ação ideal, proporcionando um diferencial dentro do mercado ao ponto de se tornar referência.
Dicas para fazer uma boa gestão
Para que as empresas de zeladoria possam ter uma boa gestão de stakeholders com seus públicos, com algumas dicas torna-se ainda mais fácil para que os resultados sejam ainda mais positivos.
1. Identificar quem demonstra interesse
Quando uma corporação está atuando dentro do mercado, é essencial que haja uma identificação com os consumidores ou outros grupos que apresentem o interesse naquilo que está oferecendo.
Por isso, quando se há uma identificação dos interesses de alguns consumidores ou stakeholders, a empresa sabe o que elaborar para que o processo de compra e fidelização seja estabelecido por mais tempo.
Descrições mais aprimoradas ou, então, a relevância que o stakeholder apresenta durante uma jornada de compra ou para aquele negócio em específico contribui com essa identificação.
Essa estratégia sendo colocada em prática proporciona até mesmo que haja uma economia financeira e de tempo, porque os investimentos serão mais direcionados para onde possui assertividade, assim como o esforço e o preparo da equipe.
No caso dos stakeholders, seja de uma empresa de forros em gesso ou outra atuante do mercado, pode ser dividido entre duas categorias: primárias e secundárias.
Os stakeholders considerados primários são os clientes, fornecedores, proprietários, investidores e até mesmo funcionários, dependendo do planejamento da empresa.
Já o modelo secundário é voltado mais para pessoas jurídicas, como órgãos, imprensa e ONGs, dependendo do foco e do planejamento que a empresa construiu.
Portanto, uma das principais dicas para que a gestão já esteja estruturada desde o início é a realização de estratégias e técnicas para identificar.
2. Ações para cada grupo
Quando há uma identificação dos grupos, e a classificação, torna-se mais fácil que os planos de ação sejam melhores desenvolvidos porque as interações que forem sendo realizadas irão apresentar algum retorno.
Para isso, é essencial que o plano de ação seja desenvolvido com as partes que estão interessadas para que o que houver maior chance de riscos seja melhor previsto, assim como os acertos.
Quanto maior for a informação, e os dados em torno dela, melhores são os resultados que vão sendo apresentados e, até mesmo, melhor é o interesse que cada um dos grupos podem apresentar.
Visto que, por serem de padrões diferentes de ação, as formas das quais a empresa irá trabalhar deve pensar para atender estes pontos, já que uma abordagem de público jurídico não é o mesmo de um físico ou de governamental.
3. Alinhamento
O alinhamento com o stakeholder está em relação ao fato de atender as expectativas que eles possuem com a empresa, seja com o produto, serviço ou projeto do qual foram apresentados.
Quando essa prática é realizada, as transformações ou adição de categorias em alguma parte do plano de ação se transformam em algo mais fácil para ser realizado, proporcionando um evitamento de desgastes ou de perda de montantes.
Contribuindo para que, desse modo, o relacionamento que for desenvolvido com a companhia tenha benefícios para ambos os lados, evitando conflitos futuros com o que lhe foi apresentado.
Estimular o engajamento para que o alinhamento e o relacionamento com os stakeholders siga por um longo período é essencial e, com isso, os resultados podem até mesmo ser mais acompanhados.
4. Monitoramento de satisfação
A política de feedback é uma ação importante para a empresa, porque é através destas ações que é possível saber como estão sendo as aplicações do que foi criado na prática.
Com este monitoramento por meio de ferramentas ou softwares, as chances de que a empresa crie uma boa gestão aumenta em boas porcentagens, especialmente porque há este controle que ajuda na elaboração e conserto mais assertivo das ações.
Em alguns casos, a empresa pode até mesmo usar ferramentas que são voltadas para índices de satisfação do stakeholder durante ou após o processo, e com essa informação, melhorar suas ações dentro do mercado.
Diferença entre stakeholder e shareholder
Em alguns momentos da gestão de uma empresa, quando se está buscando formas para ter boa gestão de stakeholder, é possível se deparar com alguns conceitos que tenham alguma relação com este público, o shareholder.
Diferentemente dos stakeholders, este grupo está relacionado mais aos acionistas de uma empresa, que pode ser somente uma pessoa ou mais de uma, que possuem uma parcela de participação nas ações do negócio.
Sendo o seu papel principal é a obtenção de lucros dentro do que a corporação oferece ao mercado com seus produtos ou serviços, diferentemente dos stakeholders que são divididos em categorias dos quais sofrem impactos positivos e negativos.
Ter essa percepção de diferença ajuda a empresa a saber o que elaborar para abordagens ou planejamentos assertivos e, com isso, criarem os planos de ações que ofereçam os resultados desejados.
Considerações finais
Os stakeholders são parte do empreendimento que quanto mais a empresa tem o entendimento, melhores se tornam as elaborações de estratégias em torno de como criar abordagens de aluguel de escritórios, por exemplo.
Podendo ser desde pessoas físicas quanto clientes tradicionais, pessoas jurídicas, ou outras empresas e órgãos. Os stakeholders ajudam o negócio a conhecer mais diretamente suas abordagens e como afeta diretamente ou indiretamente.
Apresentando benefícios para quem usa e alinhada com outros planejamentos que estão em andamento dentro da empresa, com uma boa gestão torna-se possível identificar quais são as partes mais interessadas e até separar planos de ação para as equipes.
Fazendo com que ao ter o alinhamento, a entidade saiba quais foram as mudanças que surgiram ou foram aprimoradas, e assim, buscar sempre conquistar o melhor para os consumidores.
Tendo a compreensão de diferenciar shareholder de um stakeholder, o empreendimento ganha maiores chances de saber como administrar melhor suas partes internas e, com isso, estabelecer-se dentro do mercado que se atua.
Com a competição cada vez mais constante nos nichos, a compreensão de ações ou técnicas que ajudem a empresa são essenciais para seu crescimento e conquista mais rápida dos objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.