A importância da criatividade e inovação para sua empresa

Um ambiente corporativo deve sempre estar repleto de criatividade e inovação em todos os seus ambientes, elementos fundamentais para o seu crescimento dentro do mercado, diferenciação da concorrência e admiração por parte do público-alvo.

Entretanto, muitas vezes, com a correria do dia a dia e demandas exorbitantes, os empreendimentos acabam deixando de lado esses dois quesitos que têm um grande poder em transformar as relações entre os colaboradores e processos internos.

Podendo estar presentes em todas as tarefas organizacionais, a criatividade e inovação possuem um papel muito importante na hora do desenvolvimento de produtos, como locação de rolo compactador, por exemplo, os deixando mais atraentes para os clientes.

O que é criatividade e inovação? 

Apesar de terem características semelhantes, esses dois termos, vistos por meio da perspectiva empresarial, são pontos distintos, mas que podem e devem agir de maneira interligada, promovendo as melhores vantagens para a empresa que o pratica.

Com focos diferentes, a criatividade e inovação podem ser entendidas como conceitos e práticas que levam o ser a desenvolver algo que irá atender expectativas que ele pretende atingir, como um produto nunca visto no mercado ou um novo tipo de comportamento.

Por exemplo, uma empresa está implementando controle de acesso físico e para que esse novo sistema funcione de forma efetiva, é necessário criar comandos personalizados que casem com a estrutura interna do empreendimento.

Para que isso ocorra, os colaboradores precisam pensar em meios que coloquem esse objetivo em prática e atinjam as expectativas que tanto necessitam para que a empresa se mantenha organizada internamente.

Nesse momento, os meios que foram pensados pelos responsáveis do projeto irão se dividir em dois grupos: criatividade e inovação, sendo cada tópico uma espécie de ação que deverá ser executada pelos colaboradores.

No primeiro bloco, que é a criatividade, uma parte do cérebro crucial para que ela exista. Isso porque a criatividade nada mais é que um conjunto de ideias que são formadas, gerando os pensamentos, processos cognitivos que irão estimular a inovação.

Aqui, nesta outra parte, a inovação é um método que surge a partir de todo o processo criativo, ela é a ação das ideias desenvolvidas pelo cérebro e também é o feito de trazer para a realidade novas formas de executar técnicas existentes, é tirar da zona de conforto.

Esses dois tópicos encontram-se presos um ao outro, afinal, para que algo inovador seja proposto, é preciso que ele tenha sido pensado, processo que é a criatividade em sua pura forma. Assim, é impossível colocar algo em prática sem passar pelo primeiro bloco.

Por exemplo, para que uma fábrica de bateria de 150 amperes para caminhão consiga levar para os seus clientes um produto com maior duração, é preciso que tenha toda uma equipe empenhada em pensar em soluções que possibilitem esse desejo.

Entretanto, apesar de estarem ligados, a criatividade, muitas vezes, pode ser um produto isolado, ou seja, quando há uma série de pensamentos que não são colocadas em prática, ficando apenas no campo da ideia, sem ter uma execução.

E quando se fala sobre inovação, é comum que surja a dúvida se esse elemento é necessariamente algo totalmente diferente do que está presente na sociedade, que nunca tenha sido visto, sentido ou até mesmo pensado pelas outras pessoas.

No entanto, diferente do que muitos pensam, inovação não é apenas criar algo totalmente novo, mas sim promover uma atualização daquela ideia que já foi colocada em prática e que pode se tornar ainda mais poderosa e importante com a adição de outros elementos.

Por exemplo, para realizar a pavimentação lama asfáltica antigamente era preciso apenas cimento ou concreto, técnica que foi melhorada em 1870 com a adição de outros produtos, como a borracha de pneu e polímero, trazendo o asfalto que é utilizado hoje em dia.

Dessa forma, para inovar nem sempre é necessário criar algo do zero, mas sim ter ideias que possam otimizar produtos e comportamentos que estão em ação.

Criatividade e inovação dentro das empresas

Quando se vai para o ambiente corporativo, campo que trabalha com o público e que é responsável por levar ao mercado tendências e produtos que moldam o estilo de vida da comunidade, a criatividade e inovação são essenciais para a existência da marca.

Isso porque as empresas estão sempre em busca de se destacarem perante os consumidores e concorrentes, de forma que continuem crescendo, aumentando o faturamento e conquistando a admiração e respeito dentro do seu nicho.

Para alcançar esses objetivos, a criatividade e inovação são o caminho, pois irão estimular o desenvolvimento de novos produtos, otimização de processos internos, como gestão de vendas, utilização de novos sistemas e outros diversos pontos.

Assim, ter colaboradores que possuam essas duas virtudes é um desejo de muitos empreendimentos, que realizam um extenso processo seletivo para identificar as características que irão potencializar as suas ações durante o dia a dia.

Afinal, um profissional consiga pensar em ideias enriquecedoras e passá-las para um time que irá a colocar em prática, ou seja, era dar corpo para essa inovação, é um conjunto de vantagens para o empreendimento, como:

  • Maior reconhecimento no mercado;
  • Maior faturamento;
  • Melhor produtividade interna;
  • Desenvolvimento do empreendimento.

Esses quatro benefícios, que são somados com muitos outros, são o que explicam os negócios estarem cada vez mais à procura de profissionais que consigam sair da caixa, seja para criar aparelhos ou para realizar limpeza profissional de estofados, por exemplo.

Como estimular a criatividade e inovação 

Para que o empreendimento tenha internamente esses dois conceitos, é crucial que ele tenha profissionais bem capacitados e que possuam como característica o senso de inovação. Entretanto, é possível também estimular o surgimento desses tópicos.

Nem sempre é possível ter um time de funcionários que tenham facilidade para criar produtos, mas isso não quer dizer que a empresa não poderá conquistar o que deseja. Ela precisa apostar em técnicas que irão desenvolver esses dois quesitos no dia a dia.

Por exemplo, se uma fábrica de placa solar off grid percebe uma baixa na produtividade dos seus colaboradores e que nunca surgem novas ideias para a otimização dos produtos, ela pode começar a aplicar métodos em cada funcionário para que sejam mais criativos.

Esses métodos são extremamente extensos e exigem uma reestruturação interna da empresa, principalmente na parte dos gestores, para que eles sejam aplicados da forma correta. São eles:

  • Sair da zona de conforto;
  • Melhorar o ambiente interno;
  • Oferecer recursos;
  • Aplicação de novos modelos.

Quando um empreendimento decide se tornar mais criativo e inovador, ele precisa ter em mente que esse processo não é apenas de execução, mas também é necessário mudar a mente de todos que estão ali e oferecer uma nova cultura organizacional.

1. Sair da zona de conforto 

Muitas vezes, os funcionários não conseguem ter novas ideias porque já estão acostumados com a função que realizam, com as demandas obrigatórias, não se sentindo inspirados ou instigados a trazerem conteúdos diferentes.

Para mudar esse cenário, os gestores podem apostar em novos tipos de abordagem, como realizar reuniões para discutir novas ideias, fazer troca de equipes semestralmente, realizar brainstorm e qualquer outra ação que faça o colaborador se movimentar.

Por exemplo, se uma companhia está desenvolvendo um aplicativo de serviços cotidianos e deseja entender o que o consumidor precisa ou pensa, ela pode pedir para que o time faça um trabalho de campo.

Esses funcionários podem procurar na internet como os consumidores, como lavanderia perto de mim, e pensarem em formas de colocar os resultados que desejam na pesquisa.

2. Melhorar o ambiente interno 

Também é fundamental que o ambiente organizacional não seja engessado, não fique apenas no tradicionalismo, levando os colaboradores a se tornarem robôs sem desejo de mudança.

Essa melhora pode ocorrer na forma que as atividades são dividas, em objetos espalhados para dar uma sensação de mais conforto, como sala de jogos, por exemplo, reuniões de integração com os times, palestras informativas e muitas outras melhorias.

3. Oferecer recursos 

Outro ponto que não pode ficar de fora são os recursos que os funcionários precisam para que suas ideias sejam colocadas em prática. É dever da empresa oferecer as ferramentas necessárias para isso, como computadores, softwares, redes de contato e cursos.

4. Aplicação de novos modelos 

Muitas vezes, o modelo de negócio que está sendo colocado em prática é o que dificulta o surgimento de novas ideias. Para isso, procurar novos modelos organizacionais, que sejam compatíveis com os objetivos da empresa, é um bom caminho para essa mudança.

Contar com a ajuda de especialistas e outros profissionais que entendam de processos empresariais irá tornar essa mudança mais fácil.

Considerações finais

Para uma empresa se destacar, é preciso ter muita criatividade e inovação internamente, independente do seu segmento, seja ele fabricação de roupas ou embalagem para lembrancinhas de casamento, por exemplo.

E para conquistar esse objetivo, ela precisa aplicar técnicas no seu time de colaboradores,  estimulando o desenvolvimento dessas características que são tão importantes para a construção de autoridade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!