O Low Code, ou desenvolvimento de baixo código, é um desenvolvimento cujas aplicações envolvem a menor quantidade possível de códigos, fazendo com que a aplicação fique mais ágil, tenham baixos custos financeiros e, também, uma maior democratização.
Isso é especialmente bom aos profissionais que possuem conhecimentos pouco avançados ou pouco específicos dentro da área de programação.
Por exemplo, se uma empresa de transportes de cargas decide usar o Low Code em suas operações, a chance de compreender esse método de desenvolvimento será maior e, com isso, ela faz que os gastos em torno da programação sejam menores.
Contudo, é fundamental ter o conhecimento que o Low Code não substitui o trabalho de profissionais que atuam na área de programação, mas que, na verdade, podem ser uma forma de abrir novas possibilidades ao empreendimento.
Mesmo não sendo um conceito novo, ele ainda promete ser uma das maiores tendências do mercado, independentemente do segmento em que a empresa está atuando, porque faz que ela se saiba se estruturar melhor dentro do mercado.
Para que um empreendimento de persianas possa usar o Low Code com maior compreensão, é fundamental ter o conhecimento do porquê ele é importante para a empresa e quais são os motivos para ser incorporado às ações da instituição.
Porque, desse modo, as ações anteriores ao Low Code e posteriores podem ser melhor comparadas para que, assim, a empresa saiba quais foram os progressos que obteve com a ajuda da plataforma.
Com a competição cada vez maior do mercado, torna-se fundamental que o empreendimento saiba se preparar da melhor forma para que, assim, as chances de conquistar ainda mais consumidores sejam maiores.
Por que o Low Code pode ser essencial ao meio empresarial?
O recurso a serviços digitais e ações tecnológicas se transformaram em uma estratégia cada vez mais comum dentro do mercado.
Elas acabam demonstrando ao consumidor de carnes nobres que a empresa está bem preparada para atendê-los com as novidades do nicho.
Por isso, pode-se pontuar que as vantagens e a importância do Low Code para as empresas está em ações como:
- Mais velocidade;
- Mais recursos;
- Baixo risco;
- Maior ROI.
Um dos pontos essenciais para que a empresa use o Low Code é a maior velocidade que a plataforma pode proporcionar, fazendo com que a interface não apenas ajude as soluções, mas também faça aplicativos e softwares ligados a ela terem um melhor carregamento.
Assim, diferentes formatos que estão ligados a ela se transformam em boas condições para que a empresa opere dentro do mercado de calandras de chapa e, também, realize melhor os processos internos.
Com mais recursos, o desenvolvimento da empresa também melhora, de modo que os investimentos não precisam ser altos ou ter grandes prazos para serem executados, o que faz que, desse modo, o impacto dos riscos financeiros seja diminuído.
Isso também aumenta o ROI (Retorno Sobre o Investimento) da empresa, porque os modelos são baratos mesmo com criações do zero. E os resultados são positivos, além de seguros, estáveis e benéficos para a empresa.
Principalmente quando se deseja entrar ainda mais no mercado tecnológico sem ter grandes orçamentos. O Low Code acaba permitindo que se possa, do mesmo modo, conquistar bons consumidores e presença dentro da segmentação em que se atua.
Sendo uma forma de acelerar processos de digitalização, principalmente com as constantes mudanças dentro do mercado de instalação de varal, por exemplo, quanto mais a empresa buscar se atualizar, melhores se transformam os seus resultados.
Motivos para se usar o Low Code
Se uma empresa deseja usar o Low Code e precisa de motivos para determinar essa decisão pré-estabelecida, alguns motivos podem contribuir para que a ação seja ou não realizada.
1. Visual simplificado
Com o Low Code, o visual para se realizar as ações e compreender os procedimentos são melhores realizados devido ao visual simplificado que a plataforma de desenvolvimento conta
Isso permite até mesmo fazer que profissionais que ainda estão em fase de conhecimento operem-na.
Esse visual é fundamental à empresa que está buscando entrar mais na tecnologia ou, ainda, os empreendimentos que não o compreendem, mas que fizeram algum investimento, mesmo que mínimo, saibam mais sobre onde aplicaram.
Portanto, um dos motivos principais é que por ser simples de ser visualizado, as formas e os comandos que estão configurados também se tornam e, assim, a empresa sabe melhor como usar o Low Code ao seu favor.
2. Personalização
A personalização também é um fator importante quando se trata de tecnologia, porque quanto mais a ferramenta estiver personalizada de acordo com a clínica de exame para cachorros, por exemplo, melhores se tornam os resultados.
Isso porque a tela principal e outras ferramentas que são usadas com maior frequência podem ser colocadas em uma posição de destaque ou próximas, fazendo com que seu acesso seja mais simples.
Com a personalização também é possível que a ferramenta ganhe mais aspectos da empresa e com isso, ofereça os resultados que estão sendo alinhados com os planejamentos e metas já estabelecidas.
Isso acaba gerando até mesmo um engajamento interno por parte dos funcionários com o que a empresa está oferecendo ao mercado, fazendo com que a busca por uma boa qualidade nos serviços e produtos sejam ainda maiores.
3. Funcionalidade
Apresentando eficácia e simplicidade, a funcionalidade ímpar de um Low Code é um dos motivos pelos quais a empresa deve investir nessa plataforma quando se trata de avanços tecnológicos.
Principalmente porque suas ações podem fazer com que a empresa tenha uma maior compreensão e, também, operações futuras mais assertivas, algo fundamental para um mercado que está em constante mudança.
Ferramentas ou plataformas funcionais ajudam operações internas de um modo mais seguro e, até mesmo, fazendo que, no futuro, as chances de aprimoramentos sejam mais fáceis de serem concretizadas e compreendidas.
4. Escalabilidade
Com formas simples de proporcionar uma boa segurança e facilidade às operações da empresa de medalhas personalizadas, por exemplo, é essencial conhecer o quanto o Low Code pode ser escalável para uma empresa e suas operações.
Para que, desse modo, as formas como são desenvolvidos possam agregar grandes valores ao empreendimento e fazer com que, alinhado aos outros motivos, o negócio conquiste um bom espaço dentro do mercado.
Quanto mais o Low Code agregar valor a outras ações que a empresa realiza, melhores serão os resultados em comparação com outros empreendimentos, sendo algo perceptível, que pode aumentar ainda mais a competição do mercado.
Diferenças entre Low Code e No Code
Não apenas o Low Code está se tornando uma tendência dentro do mercado, mas também o No Code vem ganhando cada vez mais atenção das empresas. Embora, em algumas situações, estes venham a ser confundidos por agregar valor aos produtos entregues.
O Low Code é caracterizado como uma interface mais gráfica que permite uma fabricante de canil inox desenvolver projetos com poucos códigos, além de não haver tantas preocupações com programações e economizar tempo com flexibilidade.
O No Code é uma plataforma da qual não se necessita conhecimentos de programação para ser operada. Nela, podem-se realizar os testes e corrigir os erros de modo prático.
Isso faz que haja uma maior produtividade, assim como redução de custos, sendo sempre mais flexível. Desse modo, a empresa poderá ter suas necessidades atendidas enquanto estiver usufruindo-a.
Por isso, embora a empresa possa usar ambos os recursos, é fundamental conhecer suas diferenças, para que, assim, não haja problemas enquanto as operações estiverem em andamento.
Considerações finais
O Low Code é uma tecnologia que permite que o empreendimento possa ter uma boa desenvoltura em suas operações, mesmo que ela não tenha um conhecimento aprofundado em programação.
Isso ocorre especialmente porque as interfaces desse formato de plataforma são facilmente compreendidas e manipuláveis, fazendo que a empresa possa até mesmo personalizar de acordo com os seus desenvolvimentos futuros ou já em ação.
Oferecendo uma boa velocidade e mais recursos para operações que precisam de uma plataforma mais flexível, as chances de baixo risco e de bons retornos de investimentos são consideráveis, algo importante quando se trata de investimentos.
Por isso, é fundamental que a empresa se prepare ainda mais para tendências tecnológicas futuras, seja com o Low Code ou com No Code, que, embora divergentes, ainda assim apresentam bons resultados para quem os utiliza alinhados a um bom planejamento.
Com as ações e mudanças sendo cada vez mais presentes dentro do mercado, é essencial que haja um bom preparo por parte dos empreendimentos para que tenham boas velocidades em suas operações.
E isso, também, obviamente, para que se possa proporcionar ao consumidor aquilo que ele deseja.
Para isso, é necessário estar alinhado às exigências do mercado, para fazer que a estabilidade e as chances de conquistar um maior espaço no segmento seja por um longo período.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.