Gestão de stakeholders: qual a sua importância? 4 dicas de como fazer uma boa gestão

Qualquer pessoa que atua no meio empresarial sabe o quanto é importante contar com profissionais preparados e interessados no setor em que trabalha. Por isso, a gestão de stakeholders ganha cada vez mais relevância. 

Apesar do termo ainda não ser muito disseminado, é fundamental entender o que é um stakeholder. De um modo prático, quando se fala em stakeholder, isso significa falar sobre pessoas interessadas nos resultados de uma empresa. 

É verdade que o conceito, cuja proveniência é da língua inglesa, pode parecer apenas mais um termo empresarial. No entanto, quando se entende o papel dele dentro do mercado, tudo, por consequência, pode ser compreendido de outra maneira. 

Diante disso, é válido dizer que qualquer empresa, seja ela especializada em sistema de segurança para lojas, seja uma escola de inglês, pode ter um stakeholders e, diante disso, ser beneficiada nas suas ações. 

Quando uma companhia possui, dentro do seu quadro de gestores, pessoas interessadas em representar um caminho eficiente para a empresa alcançar os seus resultados de modo positivo e sustentável, ela está no caminho certo. 

Dentro desse cenário, nada mais importante e construtivo do que identificar o stakeholder e garantir que ele possa exercer uma boa gestão dentro da área de interesse dele, que se trata da mesma área na qual a companhia exerce atividades. 

Entender o que é um stakeholder, os tipos existentes, a importância da gestão dele, entender a influência na companhia e conhecer dicas para fazer uma boa administração é essencial. Tudo isso pode ser visto neste artigo. 

O que são stakeholders?

Todo tipo de estabelecimento, seja ele uma escola de educação infantil em tempo integral ou uma multinacional, depende de uma gestão efetiva para atingir melhores resultados. 

Diante disso, podem existir stakeholders interessados em cada uma dessas companhias. Mas, afinal, o que significa esse termo? De modo direto, um stakeholder é uma pessoa que se interessa pela gestão de empresas ou de projetos. 

O termo, que foi criado em 1963 pelo filósofo Robert Edward Freeman, deu-se a partir de um memorando interno da Stanford Research. Segundo ele, a expressão era aplicada a grupos que precisavam do seu apoio, caso contrário deixariam de existir.

Sendo assim, vale também mencionar que a composição do termo se dá por “stake” que significa interesse, e holder que significa “aqueles que possuem”. Ou seja, pode ser definido como a parte interessada. 

É importante salientar que um stakeholder pode ou não ter investido no estabelecimento pelo qual se interessa. Inclusive, a importância dele se dá pelo grau de interesse que ele apresenta na companhia. 

Os tipos de stakeholders

Depois de entender o que são os stakeholders, é também válido conhecer os tipos existentes. A divisão principal se dá em duas categorias: os stakeholders internos e os externos. 

No caso dos internos, os stakeholders de uma empresa de motoboy rápido, por exemplo, podem ser os donos, os acionistas, os colaboradores e os gestores da companhia. 

Enquanto isso, os stakeholders externos são aqueles que estão fora da empresa, mas que de algum modo interagem com ela. Nesta lista, vale a pena mencionar:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Mídia;
  • Concorrentes;
  • Governo;
  • Sindicatos;
  • ONGs.

Por isso, os stakeholders de uma empresa podem ser tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Nesse sentido, há várias formas de classificação para os interessados, que podem tanto afetar quanto serem afetados em algum grau pela companhia.

A importância e a influência dos stakeholders

Não é difícil imaginar que qualquer empresa, seja ela da área de reforma fachada casa ou de qualquer outro setor do mercado, só consegue atingir os seus objetivos e ser bem-sucedida quando é capaz de entregar valor para todos os interessados. 

Porém, é interessante perceber que nem sempre entregar valor quer dizer a questão financeira. Diante disso, pode-se dizer que um meio de entregar valor se trata de aumentar a produtividade da companhia. 

Quando isso ocorre, é possível perceber que o grupo de funcionários do local se sente valorizado o suficiente para aumentar e melhorar a qualidade dos seus serviços. Nesse caso, os stakeholders mostram sua importância ao ampliar os processos da empresa. 

Depois disso, torna-se mais visível que os responsáveis pelo negócio quais são as frentes que podem ajudar a empresa a conquistar cada vez melhores performances. Afinal, quando há melhora na produção, há melhora na entrega dos produtos ao cliente. 

Na prática, uma melhoria que ocorreu anteriormente se amplia, passando a outras áreas da companhia. Ou seja, ocorre então uma cadeia produtiva, que aumenta de forma considerável todo o valor da companhia, tanto internamente quanto externamente. 

Diante disso, um funcionário que é valorizado oferece um bom adestramento de yorkshire, e isso deixa o seu cliente mais feliz, o que faz que ele recorra mais vezes ao serviço da companhia, gerando mais lucros aos acionistas e assim por diante. 

Não é difícil prever que o cliente que foi bem atendido naquele serviço que contratou pode voltar para conhecer e desfrutar de outras práticas oferecidas pelo estabelecimento, como o de banho e tosa pequeno.

Ou seja, o stakeholder externo que é o cliente obteve vantagens que fazem com que ele retorne ao local por ter sido bem atendido pelos colaboradores, que por sua vez só trabalham bem ao serem valorizados no local, papel esse dos gestores e acionistas. 

Um ponto de destaque é que, mesmo que possa parecer que os acionistas ou donos são as partes mais importantes da empresa, isso nem sempre se verifica. Ocorre que eles também estão conectados a outros stakeholders e, com isso, todos podem ser beneficiados. 

Por isso, nada mais justo do que dizer que os stakeholders, independentemente de qual posição assumam, possuem influência direta nos resultados da companhia e, por isso, são de grande relevância para o sucesso do negócio como um todo. 

Dicas de como fazer uma boa gestão

Agora que já há informações suficientes para entender o que são os stakeholders, vale a pena conhecer dicas que auxiliam a fazer uma boa gestão deles. De fato, quanto melhor for o trabalho nesse sentido, melhores retornos é possível colher. 

1. Identificar as partes interessadas

O primeiro passo, que é também um dos mais importantes, é o de realizar a identificação das partes interessadas na companhia. Isso é necessário tanto para uma fábrica de máscara tripla proteção tecido quanto para uma empresa de marketing. 

Nesse processo, o indicado é fazer descrições dos grupos de interesse, relacionar os papéis e acompanhar o nível de interesse de cada um deles. 

2. Conferir um plano de ação para cada grupo

Ter um plano de ação para cada grupo de stakeholder é fundamental para que o trabalho realizado seja mais efetivo. Nesse plano, é importante que sejam delineadas as ações para gerenciar conflitos ou riscos, traçar metas de resultados e firmar compromissos. 

É igualmente necessário que a troca de informações seja realizada com o intuito de evitar compartilhamentos excessivos, ao mesmo tempo em que é ideal evitar a pouca troca de informações, garantindo um equilíbrio nesse processo. 

3. Alinhar expectativas

Em qualquer ação empresarial que se faça é essencial que exista um alinhamento das expectativas, independentemente de qual seja o nível hierárquico dentro da companhia. 

Quem já passou pela experiência de não ter as expectativas atendidas sabe o quanto o processo se torna frustrante, chegando ao ponto de quebrar uma parceria por falta de alinhamento. 

Por isso é sempre indicado haver um perfeito alinhamento com todos os níveis de stakeholders, evitando assim conflitos e desgastes que possam comprometer o relacionamento e prejudicar a companhia interna e externamente. 

4. Acompanhar o relacionamento e o nível de satisfação

Por fim, é evidente que a relação da companhia com os seus stakeholders precisa ser acompanhada de perto, justamente porque representa várias relações importantes para o bom andar do negócio. 

Diante disso, é preciso que os responsáveis estejam atentos e possam monitorar de forma facilitada e otimizada como andam os relacionamentos com os stakeholders e, em qualquer necessidade, tenham como intervir para aumentar o nível de satisfação deles. 

Afinal, tanto uma empresa de assistência técnica notebook compaq quanto um escritório de advocacia precisam criar bons relacionamentos com os seus stakeholders para alimentar uma relação de confiança e altamente produtiva para o sucesso da empresa. 

Considerações finais

É verdade que os stakeholders são pessoas ou companhias que possuem relação direta com uma empresa em questão e que essa troca deve ser benéfica para ambos os lados, criando uma parceria produtiva e duradoura. 

Nesse sentido, nada mais natural do que os responsáveis pela empresa investirem em ações para manter os bons relacionamentos da companhia, o que é um passo essencial para o crescimento da empresa e para que os stakeholders tenham sempre bons retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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