Assessment de TI: qual a importância dessa prática? 4 dicas para colocar em prática

Assessment de TI é um conceito muito importante dentro do mercado tecnológico, mas para que ele cumpra seu papel, os profissionais precisam entender sua importância, como colocá-lo em prática e as ferramentas de avaliação.

Só assim terão acesso a todos os benefícios que ajudam a reter talentos e facilitam o processo de recrutamento e seleção. Uma das maiores dificuldades das organizações é encontrar as pessoas certas para as funções.

Fazer isso é fundamental para trazer uma experiência positiva e beneficiar os próprios profissionais, só que o trabalho com seres humanos envolve muitas variáveis e é justamente isso que dificulta o departamento de RH.

No entanto, existem estratégias que trazem resultados muito positivos para as empresas e um dos mais recomendados é o assessment. É ainda mais recomendável no mercado de tecnologia, visto que economiza tempo e recursos.

Também abre novas oportunidades para identificar potenciais talentos, mas assim como qualquer outro recurso tecnológico, para usar o assessment de TI, é imprescindível saber um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai mostrar seu conceito, a importância da utilização para as empresas, os tipos que existem no mercado, quando é necessário fazer, quais são os benefícios e como fazer.

O que é assessment de TI?

Assessment é um termo muito usado no universo corporativo, principalmente pelos setores de tecnologia, gestão e recursos humanos. Mas no caso do assessment de TI, trata-se da avaliação de processos da empresa para oferecer um diagnóstico inicial.

Ele está relacionado ao tratamento de dados pessoais realizados, mas também pode avaliar outras informações, como:

  • Segurança da informação;
  • Riscos para o negócio;
  • Ausência de processos;
  • Recursos básicos de tecnologia.

Assim, sugere ações e planos que corrigem e melhoram os processos, trazendo mais controle e segurança para um fabricante de bancada granito cozinha americana.

Importância do assessment de TI

O assessment é importante para garantir a segurança de dados, visto que faz avaliações regulares que garantem a proteção das informações, além de implementar medidas.

A organização vai testar se os métodos utilizados protegem os dados e quais são os possíveis pontos de ataque da companhia. Qualquer informação armazenada pela empresa deve ser protegida em um ou mais bancos de dados, servidores e equipamentos.

Dentre as principais medidas de proteção estão bloqueio de rede, avaliações de risco e desligamento do sistema. Elas evitam fraudes e vazamentos de informações que podem pertencer aos clientes, colaboradores, entre outros stakeholders.

Ao fazer uma avaliação de segurança, o gestor descobre quais são os recursos que a empresa usa e se eles são suficientes. Quando alguma vulnerabilidade é identificada, fica mais fácil organizar os recursos de acordo com suas prioridades.

A avaliação de segurança também reduz ferramentas e recursos desnecessários para a corporação, mas que ela continua investindo. Para um fabricante de cilindro de gás gnv, é uma forma de reduzir despesas e melhorar os investimentos.

Também é por meio do assessment que o gestor percebe se é necessário oferecer treinamentos para os funcionários para aprimorar as tarefas do dia a dia.

Nem todas as companhias conseguem se recuperar da violação de dados, pensando nisso, o melhor a se fazer é estabelecer políticas e procedimentos mais robustos que fortalecem a postura e a segurança.

É importante fazer uma avaliação contando com o apoio de especialistas do setor. Vários aspectos devem ser abordados, como no caso das diretrizes para o controle de acesso e gerenciamento de contas de usuários.

Outro ponto está relacionado à governança da segurança da informação e gestão de riscos, padrões que melhoram a segurança de estações de trabalho e dos dispositivos usados, planos de recuperação de desastres, entre outras medidas.

Tipos de assessment de TI

Um fabricante de etiquetadoras automáticas pode trabalhar com diferentes tipos de assessments, sendo um deles o do tipo pessoal, muito comum durante os processos de recrutamento e seleção.

É usado para avaliar as habilidades e competências do indivíduo, sendo muito útil para identificar seus potenciais e construir um time diverso.

O assessment cultural é relevante para o recrutamento e seleção para identificar se o candidato se identifica com a cultura da empresa. Nesse processo, o recrutador avalia ideias, visão, crenças e valores para garantir um recrutamento eficiente.

O terceiro tipo é o assessment de desempenho, focado na produtividade organizacional. Ele identifica as atividades realizadas e o contexto no qual acontecem.

Mostra se existem problemas internos que podem dificultar o trabalho e outros fatores que interferem no resultado. Por fim, existe o cotinga assessment, focado no treinamento de colaboradores.

Ele também identifica pontos de melhoria para o desenvolvimento profissional, sendo muito útil para a educação corporativa e formação de talentos.

Quando fazer assessment de TI?

Uma empresa de transporte e remoção de máquinas deve fazer o assessment para definir as melhorias no cenário em que atua, mesmo que ele esteja indo muito bem.

Negócios que estão em franca expansão também devem fazer para acompanhar seu crescimento ou quando o setor está com uma performance abaixo do ideal.

Dentro das organizações, sempre haverá alguma coisa que precisa ser melhorada, mas a companhia só vai alcançar o objetivo que deseja se entender o que está acontecendo e onde está inserida.

O diagnóstico de TI mostra todas essas informações e ainda traz muitos outros benefícios para a corporação.

Benefícios do assessment de TI

O assessment de TI traz muitos benefícios para as empresas, independentemente de seu porte ou segmento. E dentre os que mais se destacam estão:

Identificação de falhas

Ao analisar as vulnerabilidades, a corporação terá facilidade para identificar e expor suas falhas e fragilidades no ambiente de TI.

Por meio desses apontamentos, um fabricante de persiana painel para sala terá mais facilidades para fazer as correções necessárias, garantir um ambiente mais seguro e atuar de maneira assertiva.

Objetivos alinhados às necessidades

A assessoria em segurança de dados faz com que o serviço esteja sempre alinhado aos objetivos do negócio, respeitando os padrões de segurança do setor de tecnologia da informação.

Os elementos que costumam ser avaliados são servidores, firewall, banco de dados, AD, servidor web, ferramentas de backup, router, entre outros.

Amadurece o ambiente de TI

Com os relatórios oferecidos pela assessoria, a corporação pode traçar um plano estratégico para corrigir problemas e ainda tem mais clareza sobre onde investir.

Isso vai amadurecer a segurança do ambiente e ainda traz mais sustentação para negócios críticos.

Como fazer assessment de TI

Para fazer assessment de TI, a primeira coisa é definir o objetivo da ação, o que pode ser melhorar a performance da equipe, descobrir oportunidades para a organização e por aí vai.

Uma empresa de entrega de pequenas cargas consegue entender quais são suas expectativas em relação às pessoas, definir planos de cargos e as e skills que devem ser analisadas durante a avaliação de competência.

Depois é necessário criar um processo de padronização para entender se a prática está a nível organizacional ou se ficará a cargo de cada liderança.

A periodicidade é importante porque as pessoas mudam ao longo do tempo, e quando se trata de aprendizado contínuo, é exatamente isso o que se espera.

O assessment ajuda a acompanhar a jornada de desenvolvimento interno, podendo ser executado a cada 6 meses ou anualmente.

Independentemente do período, para uma empresa de manutenção notebook acer aspire, o mais importante é entender como os dados serão usados, quais devem ser analisados e garantir a ética durante o processo.

Organizações que prestam atenção no futuro enxergam o potencial das pessoas e suas habilidades comportamentais e técnicas.

Por meio de um processo de avaliação comportamental, fica mais fácil construir estratégias de employee experience para apontar dados, as pessoas que fazem parte da organização e suas necessidades.

Todas essas informações devem ser transformadas em respostas para a equipe, como feedback, treinamentos, capacitações, entre outros.

Por fim, é muito importante fazer uma avaliação do assessment, entendendo o que pode ser melhorado no processo de forma geral.

Um fabricante de plastico filme para embalagem deve coletar feedbacks de todos os envolvidos e compreender se eles acreditam na coerência dos resultados e qual foi a experiência obtida durante o processo.

Outro ponto é analisar as consequências do assessment para garantir que ele serviu ao propósito esperado e fazer com que cumpra seu objetivo, alinhando as metas organizacionais.

Considerações finais

O assessment de TI é uma prática usada para avaliar a infraestrutura de TI da organização, todas as suas camadas e mostrar como está o desempenho da companhia em diferentes setores, como no caso do RH.

A partir disso, a organização consegue fazer as mudanças necessárias, melhora seu desempenho e consegue crescer de maneira sustentável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!