Cinco coisas incríveis que o telescópio espacial James Webb fez este ano

O telescópio espacial James Webb, lançado em órbita há quase um ano para examinar os limites do Universo e a atmosfera dos planetas, já forneceu diversas imagens sensacionais. Nessa retrospectiva espacial de 2023, confira a seguir conquistas importantes que o observatório já realizou. Seus resultados superam em muitos aspectos os do telescópio espacial Hubble (que segue em funcionamento). O James Webb é 100 vezes mais forte que o parceiro mais antigo.

1. Agrupamento de galáxias

A primeira imagem feita pelo telescópio espacial James Webb, divulgada em julho, mostra o agrupamento de galáxias SMACS 0723, que distorce a luz de objetos por trás delas, permitindo uma visão profunda de galáxias extremamente distantes e fracas. O registro é a captação em infravermelho mais fidedigna de objetos espaciais que se têm notícia até o momento.

O “campo profundo”, como foi chamado pela Nasa, foi captado pela câmera NIR (infravermelho próximo, a faixa das frequências mais altas) após 12,5 horas de exposição ininterrupta. Durante a divulgação das imagens, os cientistas informaram que diferentes emissões de luz permitirão identificar novos planetas no qual há condições para a formação de vida.

2. Nebulosa de Anel do Sul:

Ela fica a uma distância de 2.000 anos-luz da Terra; Imagem foi feita pelo telescópio James Webb Imagem: Divulgação/Nasa A nebulosa planetária registrada fica ao redor de uma estrela morta a distância de 2.000 anos-luz da Terra. A estrela mais escura no centro da imagem tem enviado anéis de gás e poeira por milhares de anos em todas as direções. O James Webb revelou pela primeira vez que ela está rodeada de poeira.

3. Quinteto de Stephan

O grupo de cinco galáxias fica na constelação de Pegasus, a cerca de 290 milhões de anos-luz da Terra. A imagem mostra milhões de estrelas recém-formadas, além de caudas de gás e poeira sendo puxadas de várias galáxias, devido a interações gravitacionais. Embora chamadas de “quinteto”, somente quatro delas estão próximas entre si.

Embora chamadas de “quinteto”, somente quatro delas estão próximas entre si. Segundo a Nasa, a imagem permitirá o estudo de fusões e interações entre galáxias, o que pode explicar a formação de sistemas planetares e outras estrelas.

4. Nebulosa Catarina

O cenário, que parece uma cadeia de “montanhas” e “vales” repletos de estrelas, na verdade são a ponta de uma região de formação de estrelas, chamada NGC 3324. Foi a primeira vez que registros invisíveis de áreas onde estrelas nascem foram capturados por infravermelho.

5. WASP-96B (espectro)

O James Webb fez um registro do espectro do exoplaneta (planeta que fica fora do sistema solar) WASP-96B. Até onde se sabe, ele é composto de gás e fica a 1.150 anos-luz da Terra.

Com os dados, astrônomos podem ter detalhes da luz emitida em determinados comprimentos de onda e isso ajudará a revelar detalhes da composição química e formação do gigante de gás.

De repente, a nebulosa para a qual ninguém ligava se tornou muito interessante. Outras investigações sugerem que até uma quinta estrela pode estar escondida dentro do disco de poeira perto da anã branca. Essa descoberta inesperada mostra como o James Webb pode ser importante e capaz de desvendar os segredos do universo.

A observação revela a presença de moléculas de gás específicas com base em pequenas diminuições no brilho de cores precisas da luz.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!