O telescópio “James Webb” (James Webb) recebeu novas imagens da galáxia NGC 7469. Esta galáxia com um buraco negro ativo em seu centro está idealmente localizada para observação – todo o seu plano está voltado para a Terra.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Mas um charme especial de Natal foi dado à imagem por defeitos de imagem causados por estrias no espelho secundário do telescópio. As flâmulas criaram o efeito de uma estrela de seis pontas, o topo festivo de uma árvore de Natal.
Fonte: ESA/Webb, NASA & CSA, L. Armus, AS Evans
A galáxia espiral NGC 7469 está a 230 milhões de anos-luz de distância. Anteriormente, este objeto e sua companheira, a galáxia menor IC 5283, foram observados pelo Telescópio Espacial Hubble. Juntas, ambas as galáxias formam a estrutura de Arp 298. Elas estão conectadas por interação gravitacional e influenciam ativamente umas às outras – elas roubam matéria e torcem o tango galáctico em pares.
A observação desses objetos nos permite ver a interação de galáxias a grandes distâncias, bem como estudar o crescimento de buracos negros supermassivos usando o exemplo de um buraco no centro de um parceiro maior.
O “campo profundo”, como foi chamado pela Nasa, foi captado pela câmera NIR (infravermelho próximo, a faixa das frequências mais altas) após 12,5 horas de exposição ininterrupta.
Durante a divulgação das imagens, os cientistas informaram que diferentes emissões de luz permitirão identificar novos planetas no qual há condições para a formação de vida.
A observação revela a presença de moléculas de gás específicas com base em pequenas diminuições no brilho de cores precisas da luz.
Como James Webb está equipado com dispositivos de observação infravermelha que o Hubble não possui, a imagem do NGC 7469 ficou mais brilhante no centro – muita matéria cai no buraco negro ali, que libera muita energia durante o processo de acreção , inclusive no espectro infravermelho.
Fonte da imagem: Hubble, NASA
A galáxia NGC 7469, que está localizada em nossa direção com todo o seu plano, nos permite ver todas as zonas de formação estelar nela. Combinado com as perturbações da galáxia menor IC 5283, este é um objeto ideal para observar muitos processos no Universo em um só lugar. Aparentemente, voltaremos a este par mais de uma vez. E agora você pode apenas dizer: em primeiro lugar, é lindo …
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.