O estufamento das baterias é um problema bastante comum e recorrente pelos usuários de smartphones, que buscam realizar a troca total do aparelho ou procuram por uma alternativa mais acessível. Trocar a bateria ainda é uma das opções mais baratas, mas, você sabe quais motivos que fazem a bateria dos celulares ter esse tipo de problema?
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Segundo Monique de Ulhôa Canto, CEO e Co-founder da empresa Nacional Smart, a sobrecarga é um dos maiores motivos. “Quando a bateria é carregada com uma corrente maior do que ela pode suportar, os riscos de causar o estufamento são grandes. O ideal é utilizar um carregador com voltagem e miliamperes igual ao suportado pelo modelo do smartphone e homologado pela Anatel. A bateria pode acabar sendo superaquecida e causar fogo e explosão”, explica a empresária.
“Deixar o celular em ambientes quentes como: próximo a fogões ligados, diretamente no sol, ou até em ambientes úmidos como o banheiro, também pode causar um aquecimento elevado, estragar a bateria ou queimar um componente interno da placa, que fará a vida útil da bateria diminuir e ter que ser carregada várias vezes ao dia”, completa.
As falhas de fabricação também podem ser uma razão para a bateria estufar. Por exemplo, se a bateria foi mal produzida ou se há algum problema com os componentes, isso pode levar à expansão. Os danos físicos também podem fazer com que as baterias estufem, como uma queda ou um forte impacto que pode descolar os componentes internos do aparelho.
Monique explica que os celulares com baterias inchadas podem apresentar manchas na tela, descolamento da carcaça, desligamentos repentinos, trincas na tela, mau cheiro e até mesmo vazamento de líquidos.
Se o seu celular começar a apresentar indícios de bateria estufada, é de extrema importância desligar o smartphone e não ligar na tomada. O próximo passo é buscar por uma assistência técnica de confiança, pedir por produtos homologados pela Anatel, como a bateria iMonster, e solicitar a garantia do produto juntamente ao estabelecimento.
*Devido existir chances de incêndios, as baterias estufadas são perigosas e devem ser trocadas e descartadas corretamente.*
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.