Cientistas desviam relâmpagos usando um poderoso laser

lightning laser

Enquanto os cientistas da NASA lutavam para colocar seu enorme foguete lunar de última geração na plataforma de lançamento no início de 2022, ela teve que lidar com o clima severo da Flórida. Uma tempestade ocorreu, repleto de chuvas e raios, ameaçando o foguete enquanto esperava na plataforma de lançamento. Durante as tempestades, a zona de lançamento foi atingida por raios quatro vezes.

Felizmente, a NASA protegeu o bloco com suas torres de raios estruturas gigantes de metal projetadas para atrair raios e transportar a carga com segurança para o solo. O design básico e a ideia por trás de uma torre de iluminação não mudaram muito desde sua invenção no século XVIII. Mas em 2021, cientistas do nordeste da Suíça estavam experimentando um tipo diferente de torre de raios. 

Em um estudo, publicado na segunda-feira na revista Nature Photonics, os pesquisadores descrevem suas tentativas de guiar um raio com um feixe de laser no topo da pitoresca montanha Säntis, a uma altitude de mais de 8.000 pés. 

Skylaser reconstrução 3D do raio em 24 de julho de 2021

Durante o verão de 2021, os cientistas instalaram um laser de pulso rápido, do tamanho de um carro, próximo a uma torre de telecomunicações em Säntis. Entre julho e setembro daquele ano, o dispositivo dispara cerca de 1.000 pulsos por segundo foi operado por mais de 6 horas de atividade de tempestade. Durante a observação, a torre de comunicação foi atingida pelo menos dezesseis vezes, com quatro delas ocorrendo durante a atividade do lasera alterando aquele velho ditado, “Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”.

Em 24 de julho de 2021, foi capturado com grande detalhe. O céu estava claro o suficiente para câmeras de alta velocidade capturarem o raio, que parecia seguir o laser por cerca de 50 metros (aproximadamente 165 pés). A instalação também tinha um interferômetro VHF, que pode medir a atividade das ondas eletromagnéticas ao redor do local. Também foi possível medir os raios-X para vários dos ataques guiados por laser.

O raio é um fenômeno complicado, causado por um desequilíbrio nas cargas positivas e negativas entre as nuvens de tempestade e o solo. Também nem sempre viaja de uma nuvem para o solo. Freqüentemente, o raio também viaja para cima. A equipe observou que os raios ocorridos em Säntis eram principalmente para cima, o que está de acordo com a maioria dos raios na região.

Como os pesquisadores observam na discussão, guiar raios com pulsos de laser foi tentado algumas vezes antes, em 2004 e 2011. Essas tentativas não tiveram sucesso, então por que a campanha da montanha Säntis foi tão bem?

A equipe concluiu que a taxa de repetição do laser a velocidade com que pulsa desempenhou um papel importante. A repetição desse laser em particular é duas ordens de magnitude maior do que os experimentos anteriores e pode ter permitido a interceptação de quaisquer precursores de raios que se desenvolvessem acima da torre. Mais campanhas de raios guiadas por laser serão necessárias para entender completamente como esse laser gigante fez o trabalho.

É uma coisa boa. Com cerca de 40 a 120 relâmpagos ocorrendo a cada segundo na Terra, há um pedaço decente de área, infraestrutura e vida humana que precisa ser protegida. Há também o fato de que a mudança climática, o aumento da população e áreas metropolitanas maiores garantirão uma intensificação dos riscos de raios para a humanidade, de acordo com um artigo de 2018 na revista Environmental Research Letters

Os lasers, porém, têm seus próprios problemas. Por exemplo, não parece ser muito seguro usa-los em torno de um campo aéreo ativo e os pesquisadores observaram em seus métodos que eles só operavam esse laser específico quando o espaço aéreo estava fechado. No entanto, o documento observa que este é um primeiro passo importante no desenvolvimento de novos métodos de proteção para aeroportos, plataformas de lançamento e grandes infraestruturas.

Fonte: CNET

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!