Para consolidar uma marca no mercado, alguns elementos precisam ser adotados dentro dessa lógica de atuação. Nesse caso, entender como o fator wow pode ajudar com essa conexão pode ser essencial para uma boa estratégia de potencialização de marca.
Há, desde o início das relações comerciais, uma série de possibilidades que vão sendo fundamentadas de acordo com os mais diversos aspectos empresariais que vão se manifestando no curso de uma atuação.
A heterogeneidade dos segmentos é um aspecto bastante importante para entender a respeito do desenvolvimento de cada ferramenta e possibilidade dentro de uma lógica de impacto.
Esses desdobramentos, em grande medida, conseguem abrir um amplo diálogo com as mais diversas instâncias do público-alvo que se pretende atingir de forma qualificada.
Cada ponto, nesse caso, precisa ser considerado para que, assim, haja uma adoção objetiva das possibilidades apresentadas, inibindo, desta forma, qualquer perspectiva de atuação que possa incorrer em alguns generalismos.
Se fazer presente, sempre foi um ponto essencial dentro de uma lógica de mercado que, desde os primórdios, orientam algumas ações importantes que corroboram com uma impressão a respeito da empresa.
Esses são fatores que vão sendo construídos com o passar dos anos, mas que, em sua gênese, já possui toda a tradução de percepções estratégicas.
O marketing surge como um desses elementos que visam consolidar um conjunto de ferramentas para uma atuação qualificada no mercado.
Ele, na verdade, tem uma origem bastante importante que remonta o período que aconteceu durante a industrialização.
Diante de uma produção cada vez mais volumosa, era necessário criar mecanismos que pudessem dar razão a esses aspectos de produtos em massa.
Assim, alguns recursos comunicacionais passaram a ser utilizados para que as empresas conseguissem gerar um impacto positivo dentro de seu segmento de atuação.
Essa perspectiva foi se desenvolvendo e ganhando cada vez mais adeptos dentro das lógicas midiáticas de cada time.
Anunciar um cilindro de gás p45, por exemplo, precisa, inevitavelmente, de uma estratégia de marketing bem elaborada por trás de seu desempenho.
Não há como sustentar nenhum crescimento de mercado sem que esses mecanismos estratégicos sejam assumidos dentro de um rigor metodológico bem apurado.
Esse é um fator fundamental que, via de regra, diz respeito ao uso das ferramentas dentro de um contexto de atuação cada vez mais amplo.
O importante, nesse caso, é entender os porquês de uma estratégia de marketing ser tão importante dentro de uma lógica de mercado.
Ou seja, é preciso compreender o que um exame de ECG convencional precisa fazer para conseguir ter um bom desempenho para seu público.
A produção de sentimentos é um elemento essencial dentro dessa lógica que, com o passar dos anos, vai ganhando algumas sofisticações.
Por essa razão, é preciso apontar para alguns elementos essenciais que podem contribuir com essa perspectiva.
O marketing e o sentimento
Produzir novas soluções dentro de um ambiente de marketing é uma perspectiva bastante importante que consegue contribuir com uma série de benefícios que a empresa pode colher a curto e, também, a longo prazo.
Saber como instituir uma comunicação que consiga trabalhar com alguns elementos centrais dentro de um público-alvo pode ser uma questão essencial de sobrevivência dentro de uma lógica empresarial.
Nesse caso, o marketing surge como um elemento que visa criar algumas conexões objetivas e subjetivas entre os entender mercado presentes em uma relação de segmentos.
Seu surgimento tem muito a ver com uma perspectiva de criação de necessidade para que, assim, a demanda pudesse sustentar essa lógica.
Assim, um serviço como remoção de resíduos sólidos consegue sustentar uma lógica que vai além do fato dele ser essencial para a vida das pessoas.
Alguns pontos comunicacionais podem qualificar esses aspectos e levar a empresa a ter uma interação importante com o seu mercado.
Esse é um dos aspectos mais importantes do marketing que baseia sua lógica de iniciação dentro do mercado como um todo.
Não há como fugir desse imperativo de criação de desejo e formulação de um sentimento de necessidade no público.
No entanto, com o passar dos anos, alguns outros elementos precisaram qualificar essa relação ainda mais.
Afinal de contas, uma contratação de empresa locação de caminhão munck dentro de uma lógica digital já possui alguns elementos importantes que não se relacionam apenas com o desejo.
É preciso, dentro desses novos imperativos, criar algumas novas qualificações importantes dentro de uma lógica de mercado.
Nesse caso, a atração é um elemento central, uma vez que é preciso que o cliente seja considerado dentro de uma perspectiva autônoma.
Sendo assim, não há como considerar um consumo passivo de mídia onde ele será impactado e terá interesse automaticamente.
O mundo digital trouxe alguns elementos novos que conseguem qualificar ainda mais a produção de sentimentos dentro de uma lógica de impacto em clientes.
Por isso, não há como fugir de certos imperativos que se manifestam de forma ainda mais latente dentro de uma estratégia de inbound marketing.
Uma empresa que investe em uma perspectiva de pesquisa por “bateria heliar 65 amperes preço” está orientando uma lógica que se corresponde com essa tendência.
O que é Fator Wow?
Diante das dinâmicas fundamentais que orientam uma perspectiva de produção de sentimento dentro de uma lógica estratégica de mercado, alguns outros elementos vão se sustentando.
O Fator Wow surge como mais um elemento que visa qualificar uma relação sustentada entre uma marca e seu público.
É preciso, com base nisso, ir além de uma lógica que pretende apenas gerar atração ou desejo.
Como o próprio nome já diz, o “Wow” é uma interjeição adaptada da língua inglesa que tem equivalência com o “uau!”.
Esse é um elemento importante, uma vez que mostra uma surpresa que o cliente terá quando ele for atendido por uma empresa.
Quando ele pesquisa por serviço de reboque mais próximo, certamente, ele está procurando uma solução.
No entanto, se a empresa está integrada a essa estratégia, ela vai oferecer mais do que ele esperar e surpreendê-lo.
O Fator Wow é aquilo que faz o olho do cliente brilhar, gerando um sentimento de integração cada vez maior com a marca.
Não há como fugir desse imperativo, seja qual for o segmento da empresa, é preciso investir nesse fator.
Se um cliente pesquisa por clínica veterinária próximo, uma experiência nesses moldes pode ser um fator de retenção.
Por que investir no Fator Wow?
O Fator Wow, como visto anteriormente, tem uma capacidade bastante ampla de encantamento, o que faz com que os clientes consigam ter uma interação emocional com a empresa.
Tanto é assim que grandes marcas do entretenimento conseguem conquistar o amor dos fãs por conta desse recurso.
Nesse caso, a experiência do cliente dentro dessa dinâmica de contato conta muito e precisa ser considerada.
Assim, uma compra de porta de vidro automática com sensor pode virar uma relação muito mais duradoura.
Apontar para alguns benefícios que se integram a essa dinâmica pode ser um elemento central. São eles:
- Envolvimento com a marca;
- Promotoria entre os clientes;
- Retenção de leads;
- Atração de clientes.
Esses são pontos fundamentais que esse tipo de estratégia tem a capacidade de realizar e, por isso mesmo, é preciso agir dentro dessa lógica.
Como utilizar o Fator Wow?
Apesar de parecer um elemento bastante subjetivo, é possível entender que algumas atitudes podem contribuir com uma dinâmica que afirma essa estratégia.
Um ponto essencial nesse caso é entender que cada público é único e, por isso, é necessário que haja um rigor metodológico para começar a implementar esses recursos.
Ouvir o cliente
Não há nada mais qualificado para entender a respeito do desenvolvimento de uma relação com o mercado do que o diálogo aberto com o cliente.
É preciso entender que ele já foi conquistado e, por isso mesmo, ele tem algumas perspectivas que podem contribuir com uma melhora da experiência.
Ater-se às inovações
Esse é um elemento bastante importante, uma vez que os mercados vão se qualificando dentro de diversas evoluções.
Independente do segmento da empresa, é preciso que ela esteja atenta às novidades de seu mercado.
Investir na experiência
Muitas vezes, um cliente não está procurando apenas uma resposta para seus problemas, mas, sim, uma boa experiência.
Garantir que isso ocorra pode ser um elemento essencial que vai conectar a empresa com o seu público.
Considerações finais
Qualificar uma empresa dentro de um mercado pode representar que uma série de estratégias sejam adotadas nesse processo.
Cada elemento, nesse caso, conta para a instauração de uma produção de sentimentos positivos.
Não há como fugir de alguns imperativos do marketing dentro dessa lógica de mercado tão aprofundada.
O Fator Wow surge como uma perspectiva essencial dentro dessa lógica que precisa ser considerado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.