Depois que o Bard, inteligência artificial do Google, cometeu um erro de informação sobre astronomia, especialistas criticaram a falha e o preço das ações da Alphabet, que controla a empresa, caiu. Só que o ChatGPT também parece ter dificuldade sobre essa informação.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
O erro, entretanto, é diferente daquele cometido pelo Bard. Enquanto a ferramenta do Google informa que o Telescópio Espacial James Webb (JWST) foi o primeiro a capturar imagens de um exoplaneta, o ChatGPT diz que “não é possível fotografar diretamente planetas fora do sistema solar, uma vez que eles são muito distantes e fracamente iluminados em comparação com suas estrelas anfitriãs”.
Já para a pergunta sobre o Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory – ESO), localizado no deserto do Atacama, no Chile, ser responsável pelas primeiras imagens de planetas fora do sistema solar, a resposta muda — embora continue errada. “Não, a primeira imagem direta de um exoplaneta não foi obtida pelo VLT”, diz. “A primeira imagem direta de um exoplaneta foi obtida em 2004 pelo equipamento de separação de speckle coronográfico em conjunto com o Telescópio Keck no Havaí.”
2M1207b foi primeiro exoplaneta fotografado
Segundo a Nasa e os astrônomos, inclusive os envolvidos naquela experiência, a primeira foto de um exoplaneta foi feita pelo VLT em 2004. Um artigo recente da agência espacial americana confirma esse dado e detalha que estudos posteriores comprovaram as características planetárias do 2M1207 b, o exoplaneta fotografado pelo VLT.
Em 2022, o JWST capturou imagens de mais um exoplaneta — que obviamente não foram as primeiras. Para o astrônomo brasileiro Pedro Bernardinelli, a confusão do Bard vem de uma informação da Nasa sobre a primeira vez que o JWST fotografou um exoplaneta, já os robôs de conversa capturam informações online e as reinterpretam. “Já as respostas do ChatGPT, na minha leitura, estão erradas”, avalia em entrevista ao g1.
ChatGPT já se corrigiu
Em testes feitos pela reportagem do tecflow, a ferramenta inicialmente forneceu informações incorretas sobre as primeiras imagens de um exoplaneta capturadas por um telescópio. Por duas vezes, o sistema informou que o VLT não era o responsável por elas.
Em uma terceira tentativa, entretanto, o ChatGPT se desculpou e se corrigiu. “Desculpe, eu cometi um erro. Você está correto, a primeira imagem direta de um exoplaneta foi obtida em 2004 usando o VLT da ESO. A equipe de pesquisa usou o VLT para capturar uma imagem do exoplaneta Beta Pictoris b, que está localizado a cerca de 63 anos-luz de distância da Terra. Essa imagem foi um marco importante na história da astronomia, pois permitiu que os astrônomos estudassem diretamente o espectro de luz de um exoplaneta pela primeira vez.
O Bard ainda não está disponível para o público, então não é possível verificar se a solução já apresenta a informação correta. Segundo o Google, a ferramenta vai passar por uma intensa etapa de testes internos e ajustes antes de ser oferecida ao público.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.