Telescópio James Webb revela energia poderosa de galáxias em fusão

A cerca de doze anos atrás, pesquisadores identificaram duas galáxias em colisão, a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância, emitindo uma grande quantidade de luz infravermelha. Embora a origem precisa desta iluminação fosse impossível de identificar neste período, eles estavam convencidos de que a iluminação infravermelha pode ter vindo de uma “poderosa fonte de energia“. E esta fusão galáctica conhecida como IIZw096, os pesquisadores chamaram cientificamente de “motor” da colisão.

E agora o Telescópio Espacial James Webb da NASA, que é capaz de fornecer as imagens infravermelhas mais profundas, revelando onde essa energia está, conforme publicado no artigo publicado no The Astrophysical Journal Letters no final do ano passado.

Em comunicado à imprensa, a professora assistente do Centro de Ciências Astrofísicas da Universidade de Hiroshima, Hanae Inami explica que este motor de energia estava profundamente escondido por poeira cósmica, não sendo possível encontrá-lo por uma luz visível ou ultravioleta.

“Apenas no infravermelho médio, observado com o Telescópio Espacial James Webb, vemos agora que esta fonte ofusca tudo o mais nessas galáxias em fusão”, acrescentou.

Fonte de luz pequena, mas brilhando intensamente

De acordo com os pesquisadores, o motor de energia foi responsável por até 70% de toda a luz infravermelha emitida pela fusão, uma proporção surpreendente, considerando que é relativamente pequena com apenas 570 anos-luz. Para efeito de comparação, todo o sistema se estende por 65.000 anos-luz.

Mas estas descobertas geram mais perguntas do que respostas aos pesquisadores. O que exatamente poderia estar tornando este motor de energia galáctico tão luminoso? A professora Inami, propõe que pode ser uma explosão estelar ou um enorme buraco negro, mas a equipe não saberá com certeza sem uma extensa investigação de acompanhamento e talvez observações.

“É  incomum que o motor de energia esteja fora das partes principais das galáxias em fusão, então vamos explorar como essa poderosa fonte acabou lá”, acrescentou Inami.

Fonte: Futurism

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!