O investimento em cidades mais inteligentes e conectadas na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense será tema tratado por prefeitos, gestores e servidores que participam, nesta quinta-feira (16), em Araucária, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da região.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcastpara ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Representantes de mais de 40 municípios estão inscritos para o evento que acontece no Auditório do Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns da Petrobras, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Araucária e com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações da RMC (ASSOMEC) e da Região Suleste do Paraná (Amsulep). A abertura está prevista para às 8h45 e contará com a presença do presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller.
SMART REGION – O diretor da RCD, José Marinho, argumenta que não basta ter uma capital considerada a mais inteligente do país se o seu entorno também não for desenvolvido tecnologicamente. “É preciso um crescimento de uma forma homogênea e que todas as cidades fiquem adequadas na atração de empresas e, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, frisa o diretor.
Conforme explica o diretor, o objetivo do Fórum é promover a interação entre os gestores municipais ao mesmo tempo em que facilita o acesso a diversas soluções disponíveis pela 1Doc, Aprova Digital, Placarsoft, Softplan, Betha Sistemas, CPN/Muralha Digital e Zellim Inc USA/GreenWeb Softwares e Informática Ltda.
Inovações nas cidades – As ações voltadas para a transformação digital nas Prefeituras de Araucária, Curitiba, Campo Largo, Colombo, Guaratuba, Pinhais e Pontal do Paraná serão apresentadas ao longo do dia. A chegada do 5G, aproveitando as potencialidades da alta conexão, também será tema tratado durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes pelo gerente de Projetos da Secretária de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca.
Ele destaca que o 5G será determinante para o desenvolvimento das cidades inteligentes e Internet das Coisas, já que possibilitará a integração de diversos serviços públicos como trânsito, iluminação pública e segurança. “O 5G vai ser determinante para se ter sincronismo de aplicações em tempo real. O 5G sem dúvida é disruptivo”, observa Fonseca.
Para facilitar a implantação, acrescenta o gerente, as cidades precisam estar em consonância com a Lei Geral das Antenas, de modo que facilite o trabalho das empresas de telecom. “Os prestadores de serviços de telecomunicações ainda têm encontrado dificuldades no processo de obtenção de autorização para a instalação de infraestrutura de rede”, observa.
Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum haverá ainda a entrega do título de Prefeito Inovador por iniciativas digitais implantadas nas localidades. Ao todo, 13 prefeitos foram selecionados pela Rede Cidade Digital para o reconhecimento. A relação está disponível no portal ou pelo instagram.
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense
16 de fevereiro
Local: Auditório do Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns da Petrobras – Araucária – PR
Programação completa:
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.