Paulo Francez, CEO da E-Deploy
Iniciamos mais um ano com muita transformação no setor de foodservice. Depois de um período de muitos desafios por conta da pandemia, a cada dia, mais estabelecimentos entendem que a melhor maneira de seguir competitivo é investindo em tecnologia. E esta tecnologia colabora com os novos formatos de negócios que vemos crescer e que são tendências em 2023. Listei abaixo algumas que acredito serem grandes apostas para o ano que está começando.
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Autoatendimento: com a utilização do autoatendimento, os estabelecimentos de foodservice realizam o desejo dos clientes por um serviço rápido e eficiente. Além disso, a utilização dos totens reduz custos operacionais. Para 2023, uma tendência grande é a utilização da tecnologia Android, que oferece visual mais moderno e enxuto, com equipamentos mais finos e elegantes e que ocupam menor espaço no estabelecimento. Além disso, possibilita a utilização de tablets de autoatendimento, ideal para espaços reduzidos. A tecnologia Android ainda traz reduções significativas na hora de adquirir os totens ou tablets. Os valores chegam a ser até 50% mais baratos.
Delivery: segue crescendo em 2023. Esta forma de consumo, que explodiu durante a pandemia, não saiu mais do gosto do consumidor. Existe ainda espaço para crescimento, com a tendência de aumento das opções e integração de operadores logísticos neste segmento. Além disso, os próprios estabelecimentos de foodservice estão investindo em aplicativos próprios de delivery, o que traz autonomia e possibilidade de personalização (o que vamos falar mais abaixo com detalhes).
As dark ktichens também seguirão em expansão e, para que possam atuar de maneira ainda mais profissional, devem investir em tecnologia para garantir eficiência e qualidade. A utilização de soluções de gestão e automação com Business Intelligence traz muitas vantagens para organizar e expandir este tipo de negócio.
CRM loyalty: uma grande tendência para alavancar a fidelização dos clientes. Com esta ferramenta tecnológica, é possível criar campanhas de relacionamento, atuar com troca de pontos e rebait, oferecer cashback e cupons de desconto. Tudo via aplicativos. Essa relação mais próxima só traz benefícios para o consumidor e o estabelecimento. Imagine o quão gratificante é receber ofertas dos itens preferidos e utilizados, perceber que o restaurante se preocupa e entende os nossos desejos. Irresistível, não? Também é possível criar campanhas regionais, no caso de filiais ou franquias.
Esse tipo de opção, antes restrita aos grandes players de foodservice, com a utilização de tecnologia se torna mais acessível para os estabelecimentos de médio e pequeno porte. Sempre importante ter em vista que as soluções de gestão devem ser flexíveis para que haja integração de todas as áreas para que haja troca de informações para que tudo esteja integrado, oferecendo ao cliente a melhor experiência.
Não é à toa que batemos na tecla da transformação digital. A equação estabelecimento + experiência do consumidor funciona muito melhor quando utilizamos as melhores opções tecnológicas. Muitas coisas mudam, mas no fim das contas, a satisfação do cliente é a grande meta. Com tecnologia, fica muito mais fácil entender e oferecer as melhores jornadas.
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Redação tecflow
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