David Guetta diz que o futuro da música está na IA, será?

O DJ David Guetta, líder das paradas, disse que “o futuro da música está na IA” depois de usar a tecnologia para adicionar um vocal no estilo de Eminem a uma música recente. O DJ usou dois sites de inteligência artificial para criar uma letra e um rap no estilo do astro norte-americano para um show ao vivo. O produtor francês disse que não lançará a faixa comercialmente. Mas ele disse que acha que os músicos usarão a IA como uma ferramenta para criar novos sons no futuro, porque “todo novo estilo musical vem de uma nova tecnologia”.

Falando ao correspondente musical da BBC, Mark Savage, no Brit Awards, Guetta disse: “Tenho certeza de que o futuro da música está na IA. Com certeza. Não há dúvida. Mas como uma ferramenta. Nada vai substituir o bom gosto”, disse ele. “O que define um artista é que você tem um certo gosto, um certo tipo de emoção que deseja expressar e vai usar todos os instrumentos modernos para fazer isso.”

Ele comparou a IA a instrumentos que levaram a revoluções musicais no passado.

“Provavelmente não haveria rock ‘n’ roll se não houvesse guitarra elétrica. Não haveria acid house sem o Roland TB-303 [sintetizador de baixo] ou a caixa de ritmos Roland TR-909. Não haveria hip-hop sem o amostrador. Acho que realmente a IA pode definir novos estilos musicais. Acredito que todo novo estilo musical vem de uma nova tecnologia.”

Veja o tweet original no Twitter

Em um vídeo que postou na semana passada , Guetta disse que criou o vocal no estilo Eminem “de brincadeira”, mas “funcionou tão bem que não pude acreditar”.

Ele disse à BBC que postou “porque eu só queria abrir a discussão”.

“É muito engraçado, na verdade, porque muitas pessoas estão reagindo. Algumas delas dizem, ‘Oh, isso é genial.’ Alguns deles estão ficando super bravos comigo, mas não vou lançar o disco. É impossível pensar que é uma colaboração real, mas soa exatamente como ele [Eminem]”, acrescentou.

Eminem
Legenda da imagem,Eminem foi introduzido no Hall da Fama do Rock & Roll no ano passado

Alguns fãs que reagiram à sua postagem no Twitter ficaram impressionados com o experimento, mas outros ficaram menos entusiasmados, com o YouTube e o TikToker Bilawal Sidhu twittando: “E aqui está o problema com o estado de proliferação da IA ​​hoje. Criatividade algemada.”

IA veio para ficar?

A Variety observou na semana passada que mais músicas geradas por IA se tornaram virais no TikTok nos últimos meses, com fãs pegando músicas existentes e usando software para fazê-las soar como se outro artista as estivesse cantando. Além disso, no mês passado, os fãs de Drake começaram a usar um gerador de IA para criar suas próprias faixas no estilo do rapper canadense.

Nick Caverna
Legenda da imagem,Nick Cave não ficou impressionado com algumas letras criadas por um chatbot

Também em janeiro, Nick Cave escreveu uma crítica contundente de um sistema de inteligência artificial que tentou escrever uma música “no estilo de Nick Cave”. O cantor chamou os resultados de “grotesco” e “uma farsa”. E você? acha que a IA pode mudar a maneira de criar música?

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!