DMARC: Qual é a sua importância?

Dmarc é um recurso que faz parte da lista de configurações de segurança e é muito importante para as estratégias de marketing.

Quando a marca quer criar campanhas de e-mail efetivas, precisa configurar seu domínio para que os envios sejam reconhecidos pelos provedores de e-mail de maneira segura.

Enviar e-mails fraudulentos, infelizmente, é uma prática comum, e a organização precisa estar atenta para não ter problemas e garantir a autenticidade de seus envios.

Fazer uso dessas configurações não é uma tarefa difícil, entretanto, é muito importante ter conhecimento técnico e contratar uma empresa especializada para prestar o suporte necessário.

De qualquer forma, é importante dizer que o e-mail marketing continua sendo uma excelente estratégia de comunicação entre as organizações e os consumidores. Trata-se de um canal mais íntimo e que não tem tanta interferência, como as redes sociais.

Além do mais, a organização está conversando com seus clientes por meio de um canal muito mais próximo e direto, além de ter a certeza de que todos os destinatários vão receber as mensagens.

Mas o DMARC não pode ficar de fora das estratégias de marketing, portanto, este artigo vai explicar seu conceito, falar sobre seu funcionamento, mostrar a importância, o que fazer antes de implementar e como configurar.

O que é DMARC

DMARC é um sigla em inglês que significa Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance. Trata-se de um padrão técnico desenvolvido para reduzir fraudes e abusos por e-mail, além de validar as mensagens.

Ele também padroniza a maneira como os provedores fazem a leitura e a autenticação dos e-mails, e por isso é muito difundido no mundo e usado por negócios dos mais variados portes e segmentos.

Ao configurar o registro DMARC em seu domínio, um fabricante de carretel de plástico melhora a infraestrutura que existe por trás da estratégia de e-mail e consegue melhorar a taxa de entrega das mensagens enviadas.

As políticas são publicadas no DNS e podem ser usadas por qualquer pessoa, além disso, sua implementação ajuda a eliminar falsificações de domínios e envios não autorizados.

Importância do DMARC

Algumas empresas ainda têm dúvidas se devem ou não usar o DMARC, mas ele traz benefícios que justificam sua importância.

Em primeiro lugar, o recurso trabalha a segurança e a empregabilidade do e-mail, fornecendo relatórios de autenticação que minimizam o phishing e reduzem falsos positivos.

Também é capaz de aumentar a capacidade de entrega, recebe relatórios completos sobre a autenticação das mensagens, e seu protocolo ajuda a identificar spam e impedir que mensagens falsas sejam recebidas na caixa de entrada.

Para um fabricante de injeção eletrônica multiponto, o Dmarc também é muito importante porque evita que as mensagens eletrônicas sejam marcadas ou sinalizadas como spam.

Por fim, aumenta a visibilidade e a autoridade sobre os domínios e canais de correio eletrônico. Mas antes de utilizar o recurso, é necessário se atentar a alguns fatores.

O que fazer antes de implementar o DMARC?

Antes de configurar o recurso, a empresa precisa fazer observar alguns aspectos importantes. Primeiro é necessário listar todos os domínios usados para envios e alinhá-los às validações de SPF, DKIM e DMARC.

Também é fundamental ter uma ou mais caixas de e-mail para receber os relatórios. Para o primeiro item da lista, o DMARC verifica se o domínio do remetente é o mesmo que se encontra nos registros de DKIM e SPF.

Se alguém for esquecido, o e-mail passa a ser considerado suspeito e é bloqueado. Para o último item, é importante ter mais de um inbox disponível para os relatórios, uma vez que o volume de envios é grande.

Tendo isso em vista, não é recomendável usar e-mail pessoal, sendo necessário utilizar um inbox específico.

Como configurar o DMARC

Depois de compreender o conceito e outras informações relevantes sobre o DMARC, chegou o momento de configurá-lo. Para isso, uma loja de bateria de carro 60 deve trabalhar o seguinte passo a passo:

Entender as siglas

Para configurar o recurso, é necessário compreender todas as siglas que fazem parte desse processo. Por exemplo, o “V” é o nome do registro que está sendo criado, enquanto “P” é o espaço para falar o que será feito com cada e-mail.

É possível rejeitá-lo, ignorá-lo ou colocá-lo em quarentena, agora, as siglas “Rua” e “Ruf” são os endereços usados para receber as suspeitas de falha.

Criar registro TXT

Depois de compreender as siglas, é necessário colocar o entendimento no registro TXT da DNS. Isso significa que o negócio deve, de fato, trabalhar o DMARC.

Lembrando que existem algumas siglas que são obrigatórias, como “P”, “V” e “Rua”, portanto, não podem ser esquecidas.

Identificar as contas

Uma empresa de aluguel de máquina de limpeza de piso precisa identificar as contas que estão tentando usar a marca para enganar as pessoas. Para fazer isso, uma dica é criar um destinatário para a ação que pode acontecer com o e-mail.

Supondo que a intenção do negócio seja realizar ações de marketing digital mais eficientes e com campanhas de e-mail mais engajadoras, é fundamental prestar atenção em todos os detalhes.

Não se deve focar apenas no conteúdo, tendo em vista que a parte técnica também é fundamental para que a mensagem chegue até o destinatário.

Como a autenticação funciona?

Durante muito tempo, os sistemas de autenticação mais utilizados para e-mail eram SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (Domain Keys Identifies Mail).

Eles identificam a autenticidade do remetente, mas não conseguem definir o que fazer se a origem do envio não for válida. Mas com o DMARC, se houver um desalinhamento entre o remetente e o endereço exibido para o destinatário, ele ativa um protocolo.

Ao fazer isso, o provedor aceita a mensagem e escolhe entre colocá-la em quarentena ou rejeitá-la, seguindo a política estabelecida pela pessoa que recebe a mensagem.

Para uma clínica de emergência animal, fazer esse uso é muito importante, porque o DMARC envia os relatórios para o remetente avisando quem está utilizando o domínio para enviar e-mails.

Esse controle facilita o entendimento para criar políticas de segurança e evitar diversos tipos de ameaça. Consequentemente, a organização vai aumentar seu nível de confiança e deixará de ser vista como ameaça.

Somente o dono do domínio pode solicitar que os e-mails enviados de maneira ilegítima sejam mandados diretamente para a pasta de spam.

A empregabilidade e a taxa de abertura vão aumentar consideravelmente, assim como a reputação da organização ficará intacta, visto que usuários mal intencionados não poderão explorar a marca.

Importância do e-mail marketing

Um fabricante de braseiro inox para embutir vai configurar o DMARC porque deseja proteger seu domínio e as mensagens que envia para os clientes, evitando usuários mal intencionados.

Essa proteção se deve à importância do e-mail marketing para os negócios. Trata-se de uma estratégia de amplo alcance, visto que enviar e receber e-mails é a atividade mais comum da internet.

Quando a marca cria sua base de contatos, consegue interagir com uma grande quantidade de pessoas, sem precisar fazer investimentos caros.

Todos os endereços presentes na lista de contatos vão receber a mensagem, a menos que estejam com algum problema em sua caixa de entrada.

Mas além dessa ampla distribuição, investir em e-mail marketing também vale muito a pena por conta da segmentação da estratégia. Os contatos são segmentados de acordo com diferentes características, como:

  • Interesses;
  • Localidade;
  • Gênero;
  • Problemas.

Quanto mais segmentada for a lista de um fabricante de mini unidade hidráulica, melhor será a comunicação com as pessoas.

Além da segmentação, existe outro benefício dessa comunicação que é a personalização. Esse fator é determinante para o relacionamento com os clientes, afinal é muito mais agradável receber uma mensagem que chama o contato pelo nome.

O usuário percebe que a empresa o conhece, sabe a cidade em que está, o produto que comprou anteriormente, entre outras informações relevantes. É algo indispensável para aumentar o engajamento e melhorar os resultados.

Por fim, uma empresa especializada em construção de teto rebaixado drywall investe em e-mail marketing porque todo esse trabalho pode ser automatizado, o que aumenta muito a produtividade e melhora os resultados.

Além do mais, as ferramentas de automação permitem enviar o e-mail certo, para a pessoa certa e no momento mais adequado. É possível criar automações baseadas em ações dos leads, o que torna a mensagem ainda mais assertiva.

Considerações finais

Trabalhar com e-mail marketing é fundamental para qualquer negócio que queira estabelecer uma boa comunicação com os consumidores, mas esse processo precisa ser protegido.

Para isso, a marca pode contar com o DMARC e configurá-lo para evitar que usuários queiram se aproveitar da empresa para aplicar golpes e enganar as pessoas. Isso protege o consumidor e a imagem da organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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