A equipe de astrônomos do Centro de Pesquisa Solar-Terrestre do NJIT fizeram uma recente descoberta: uma série de ondas de rádio semelhantes a “batimentos cardíacos” foram detectados em uma explosão solar a milhares de quilômetros acima da superfície do Sol e eles ainda estão tentando descobrir o que causou este fenômeno.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Conforme artigo publicado na revista Nature Communications , os cientistas identificaram a localização de intensas rajadas de ondas de rádio em uma explosão solar de classe C, uma forte onda de radiação eletromagnética. Esta pesquisa pode ajudar os cientistas a entender as turbulências que ocorrem durante as erupções solares.
“A descoberta é inesperada”, disse Sijie Yu, astrônomo do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey (NJIT) e autor correspondente, em um comunicado . “Esses padrões de batimento são importantes para entender como a energia é liberada e dissipada na atmosfera do Sol durante essas explosões solares”.
“No entanto, a origem desses padrões repetitivos, também chamados de pulsações quase periódicas, tem sido um mistério e uma fonte de debate entre os físicos solares”, acrescentou Yu.
Batimentos cardíacos
As observações são de 2017 e este dados foram coletados pelo radiotelescópio do NJIT, o Expanded Owens Valley Solar Array (EOVSA) na Califórnia. Nele, a equipe encontrou padrões de rajadas solares que se repetiam a cada dez a 20 segundos, que a equipe comparou a um “batimento cardíaco”.Esses pulsos, conhecidos como pulsações quasi-periódicas (QPP), não são incomuns, onde uma fonte secundária inesperada em um local onde correntes elétricas se quebram e se reconectam umas às outras na superfície do Sol, formando ilhas de corrente magnética semelhante a bolhas, que podem influenciar quanta energia é liberada durante estas erupções. Estas descobertas podem ajudar os cientistas a entender melhor os processos físicos por trás da liberação de energia dessas explosões solares, as mais poderosas do sistema solar.
Fonte: Futurism
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.