Os smartphones Moto G8 Plus e Moto G8 Play são os novos modelos da Motorola para a popular linha de intermediários Moto G. Com preço sugerido de R$ 1.699 e R$ 1.099, respectivamente, os dois aparelhos foram lançados nesta quinta-feira (24) trazendo como diferenciais a câmera tripla e o novo visual. O lançamento quebra um protocolo comum da Motorola, de anunciar uma linha Moto G nova por ano —as versões Moto G7 saíram em fevereiro deste ano, e menos de nove meses depois, foram substituídos pelas versões G8. Na ocasião, a marca trouxe ainda o intermediário One Macro e o de entrada Moto E6 Play.
O que os Smartphone oferecem de novo?
O que muda em relação a outras câmeras de ação do mercado, como as usadas pela Samsung nas linhas Galaxy A e Galaxy M, ou mesmo pelos iPhones 11 e 11 Pro, é que a filmagem pode ser realizada com o celular segurado na vertical, enquanto a captura ocorre na horizontal. A proposta é que isso permita que o usuário seguro de forma mais cômoda o aparelho durante a gravação. Para finalizar o quesito câmeras, o Moto G8 Plus tem câmera frontal que captura imagens em 25 megapixels, uma das maiores resoluções do segmento. A configuração de hardware se completa com tela de 6,3 polegadas Full HD; processador Qualcomm Snapdragon 665 octa-core; 64 GB de armazenamento; 4 GB de RAM; e bateria de 4.000 mAh.
Moto G8 Play
O Moto G8 Play, de 1.099 reais, tem configuração mais modesta. Ele tem processador MediaTek Helio P70M, 2 GB de RAM, 32 GB de memória e bateria de 4.000 mAh. Sua tela é de 6,2 polegadas, com resolução HD. Segundo a Motorola, o produto consegue ser 30% mais veloz para abrir e usar aplicativos do que seu antecessor.
Ele também conta com câmera tripla com a mesma implementação usada no Moto G8 Plus, apesar de a resolução dos sensores ser diferente. A câmera frontal captura imagens com 8 megapixels.
Motorola One Macro
Com preço de 1.399 reais, o Motorola One Macro se diferencia na categoria de intermediários por contar com uma câmera que permite capturar imagens a apenas 2 centímetros de distância. A proposta é simular uma lente macro de câmeras DSLR. Sua câmera macro tem 2 megapixels de resolução. O aparelho também conta com sensores de 13 megapixels (amplitude de 80 graus) e um sensor de profundidade para desfocar o fundo de retratos.
Para guardar fotos na memória, ele tem 64 GB de armazenamento. Sua memória RAM é de 4 GB e o processador usado pela Motorola nesse aparelho é o MediaTek Helio P70 octa-core. A tela tem 6,2 polegadas com resolução HD e a câmera frontal fotografa com 8 megapixels de resolução.
Moto E6 Play
Dentro de algumas semanas, chegará ao mercado o Moto E6 Play, o mais simples entre os lançamentos da Motorola em outubro.
Ele tem tela de 5,5 polegadas HD, câmera traseira de 13 megapixels, sensor de impressão digital (também presente nos demais produtos da marca), 2 GB de RAM, 32 GB de memória e bateria de 3.000 mAh. O preço sugerido do produto só será divulgado quando ele chegar oficialmente ao mercado nacional.
Os três produtos começam a ser vendidos nesta semana.
A estratégia da Motorola tem mudado desde que o brasileiro Sergio Buniac assumiu a liderança global da companhia, como presidente. Agora, a fabricante acelerou o ritmo de lançamento de smartphones para se tornar mais competitiva no contexto global, voltando sua estratégia para o Moto G e para as inovações trazidas pela linha Motorola One, sempre atrelada a algum novo recurso, como câmera de ação, Android One ou câmera macro.
No mercado brasileiro, a empresa se posiciona à frente de Apple e LG, em segundo lugar, atrás apenas da sul-coreana Samsung.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.