A Marsh, líder mundial em consultoria de riscos e corretagem de seguros e a Nozomi Networks, líder em segurança para Tecnologia Operacional (OT) e Internet das Coisas( IoT), firmaram uma parceria para oferecer aos clientes corporativos um novo serviço de avaliação de risco cibernético.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
O objetivo é auxiliar as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, petróleo e gás, manufatura, indústria química e de alimentos e bebidas, por exemplo, nas avaliações de vulnerabilidades nos sistemas de TI e OT (tecnologia operacional).
“A avaliação dos riscos digitais é uma importante etapa que precede todo processo da contratação do seguro cyber e já fazíamos um trabalho de consultoria para avaliar a maturidade de gestão de riscos das empresas”, explica Marta Schuh, diretora de cyber risk da Marsh Brasil.
“Em alguns casos, as empresas não conseguem preços competitivos na contratação de seguros cyber, ou até ficam sem coberturas, porque as seguradoras consideram baixo o nível de maturidade de gestão dos riscos de tecnologia e operação”, ressalta Marta.
Segundo a executiva, a indústria de manufatura foi uma das mais impactadas por incidentes cibernéticos em 2021, com um crescimento de 43%, por falta de uma gestão adequada dos riscos nos sistemas IOT.
Para Nycholas Szucko, direto de vendas da Nozomi Networks, a atuação conjunta das empresas consolida uma abordagem fundamental para elevar a consciência situacional dos líderes em relação ao ambiente operativo das empresas e, consequentemente, aumentar a resiliência operacional nas indústrias.
“A parceria com a MARSH nos permite falar de risco de maneira efetiva para o negócio, bem como tornar a decisão financeiramente viável”, diz o executivo.
A Nozomi fornece gratuitamente um relatório com inventário de ativos, com a missão de levar aos líderes a visibilidade operacional necessária para ampliar a maturidade de segurança das empresas.
De acordo com a Pesquisa Segurança Cibernética nos Sistemas de Controle das Indústrias na América Latina, produzida pela Marsh em parceria com a associação mundial de TI ISACA, 53% das empresas não analisam as vulnerabilidades de OT e mais de 70% não executam testes Ethical Hacking ou Red Team para avaliar a segurança cibernética nos ambientes de OT.
O levantamento foi realizado entre o segundo e terceiro trimestre de 2021 junto a 90 indústrias de 13 países da região, incluindo o Brasil. Entre as participantes estão organizações de geração, transmissão e distribuição de energia, petróleo e gás, manufatura, indústria química e de alimentos e bebidas.
A pesquisa revela que existe uma alta demanda das indústrias por controles operacionais e de automação para mitigar os riscos e está em sinergia com o relatório da Nozomi Networks publicado em agosto de 2021, que ressalta alto risco de violações e ataques cibernéticos, principalmente nas indústrias de Energia e Manufatura.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.