O Pixel Fold, novo modelo de celular dobrável do Google, pode ser a inovação que faltava para tornar essa categoria de dispositivos mais popular. A expectativa é de que o telefone seja apresentado no evento Google I/O, em maio deste ano. Um dos principais problemas dos modelos atuais é o software, já que o Android foi projetado para smartphones comuns, que têm tamanhos e proporções padrão. Por isso, os aplicativos não são executados nativamente corretamente nos dobráveis.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
O Google, no entanto, está em uma posição única para abordar essas questões de software enquanto cria um hardware de telefone atraente que não quebra o banco. Se a empresa estiver comprometida em desenvolver essa tecnologia em sua linha de produtos, é possível que haja atualizações importantes no Android especificamente adaptadas para telefones dobráveis e diferentes formatos.
Embora o autor da matéria, publicada em 14 de abril de 2023 no site da CNET, goste de telefones dobráveis, ele acredita que a falta de inovação na forma como usamos os telefones no dia a dia tem impedido a popularidade desses dispositivos. Os modelos atuais são apenas mais um telefone Android após a diversão inicial da dobra. Além disso, os desenvolvedores não têm motivação para dedicar tempo, esforço e custo para desenvolver seus aplicativos para formatos e tamanhos estranhos, o que torna o público pequeno.
O Galaxy Z Fold 4, por exemplo, tem proporções altas e estreitas na parte externa e mais quadradas na tela interna, o que faz com que os desenvolvedores precisem levar em consideração esses tamanhos fora do padrão.
O problema de fragmentação do Android, que atormenta a plataforma desde o início, torna difícil para os desenvolvedores criar aplicativos para muitos dispositivos diferentes. No entanto, o Google trabalhou duro ao longo dos anos para tornar o Android um campo mais fácil de jogar, e pode fazer o mesmo com os dobráveis.
Se o Pixel Fold do Google conseguir mudar esse cenário, será possível ver algumas atualizações importantes no Android que são especificamente adaptadas para telefones dobráveis e diferentes formatos. É possível que o software do telefone Pixel dobrável faça um trabalho melhor ao redimensionar aplicativos automaticamente, utilizar a tela dupla ao usar uma tela grande como a do Z Fold 4 e criar mais truques em aplicativos padrão que tirem proveito das telas internas e externas.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Rafael Oliveira
Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.