Braskem investe em cadeia de suprimentos integrada e uso de dados para inovar e criar soluções mais sustentáveis

A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, tem como jornada reduzir suas emissões de carbono em 15% até 2030 e, entre as ações, está elevar a capacidade de produção de polietileno verde, produzido a partir de cana de açúcar, para 1 milhão de toneladas.

“Queremos melhorar a vida das pessoas pelo melhor uso da química e do plástico”, sustentou o diretor de Planejamento Integrado de Operações da Braskem, Marcelo Fornereto, ao participar do SAPPHIRE 2023, realizado em São Paulo. Segundo o executivo, inovar na forma de fazer passa por usar tecnologias de produção, criando soluções sustentáveis por meio da química e do plástico – que estão presentes na saúde, no transporte, nas embalagens para alimentos, em produtos para a casa e de uso pessoal e em diversas áreas do dia a dia das pessoas.

“Para nosso polietileno I’m green bio-based, lidamos com uma complexidade de gestão na cadeia de suprimentos para ter a produção no tempo correto, já que temos o etanol vindo por ferrovia, rodovia ou via marítima”, detalhou Fornereto.

O uso dos dados é também uma prioridade nos planos da Braskem. A petroquímica utiliza o SAP IBP (Integrated Business Planning) para ser “espinha dorsal” e orquestrador dos processos para definição da demanda, otimização, plano de vendas e execução, suportando todo o planejamento de operações.

“Com o uso de aplicações como o DDF (Digital Demand Forecasting), conseguimos reduzir em quase 50% os erros em nossas previsões de venda e garantir que o produto certo estará disponível”, adicionou Fornereto. “Nosso consumo de energia é muito significativo. Temos diversas iniciativas sustentáveis, por exemplo, geração de energia com biomassa para 2024. No que tange à sustentabilidade, atuamos em diversas frentes, como na utilização de água de reuso, como fizemos no ABC paulista. E temos o projeto Cazoolo, nosso laboratório de design de embalagens circulares, onde clientes, brand owners, designers, startups e universidades podem criar e cocriar projetos visando a completa circularidade e o menor impacto ambiental de seus produtos. Essa é uma forma evidente de reunir todos os elos da cadeia produtiva a fim de reduzir impactos ambientais, potencializar inovações com tecnologia e criar soluções sustentáveis a partir do plástico”, complementou.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!