A maturidade digital nas empresas é um indicador importante para medir o quão bem elas estão adaptadas ao mundo digital. Ela representa o nível de integração e aproveitamento das tecnologias digitais em todos os aspectos do negócio.
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Uma empresa com alta maturidade digital utiliza tecnologias de forma estratégica, tem processos digitalizados, colaboração online eficiente e uma cultura de inovação. Além disso, compreende a importância da coleta e análise de dados para tomada de decisões embasadas.
A Ploomes, maior empresa de CRM da América Latina, em parceria com a Opinion Box, produziu uma pesquisa detalhada sobre a maturidade digital nas empresas B2B. Foram entrevistados 603 profissionais da área empresarial de todo o Brasil. Entre as questões levantadas pela pesquisa, está a evolução da digitalização nas empresas desde a pandemia. Sobre isso, 68% dos respondentes afirmaram que a empresa se tornou mais digital, enquanto 26% dizem que não se tornou nem mais, nem menos digital, e 6% afirmam que se tornou menos digital.
Para ajudar as empresas a realizarem a transformação digital de forma eficiente, Matheus Pagani CEO da Ploomes, dá 7 dicas. Veja:
Avaliação e diagnóstico: avalie a situação atual da empresa em termos de tecnologia, processos, cultura e competências digitais. Identifique as áreas que precisam ser aprimoradas e os objetivos que deseja alcançar com a transformação digital.
Definição e estratégia: defina uma estratégia clara e abrangente para a transformação digital. Estabeleça metas específicas, prioridades e um cronograma realista para implementação.
Engajamento da liderança: a liderança deve estar comprometida e engajada no processo de transformação digital. Ela deve comunicar a visão, alinhar a equipe e fornecer recursos necessários para o sucesso da implementação.
Capacitação e desenvolvimento de habilidades: promova a capacitação e o desenvolvimento das habilidades digitais dos colaboradores. Ofereça treinamentos, workshops e incentivos para que todos estejam preparados para lidar com as mudanças e aproveitar as oportunidades digitais.
Adoção de tecnologias adequadas: avalie e adote as tecnologias mais adequadas às necessidades da empresa. Isso pode incluir ferramentas de análise de dados, automação de processos, inteligência artificial e outras soluções digitais relevantes para o setor.
Redesenhe os processos: identifique os processos que podem ser otimizados e redesenhados com o uso de tecnologias digitais. Busque a automação de tarefas repetitivas, a integração de sistemas e a digitalização de documentos e fluxos de trabalho.
Fomento à cultura digital: crie uma cultura de inovação, colaboração e aprendizado contínuo. Promova o compartilhamento de conhecimento, a experimentação de ideias e o uso de dados para embasar decisões.
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.