O co-marketing é uma estratégia que une duas empresas para criar ou promover conteúdos, independentemente do tipo. É uma estratégia que traz como vantagem maior alcance para os negócios, custos reduzidos e reconhecimento de mercado.
Uma das maiores necessidades das organizações hoje em dia é criar uma estratégia eficaz de marketing, mas é um verdadeiro desafio estabelecer um planejamento bem-sucedido.
Mas não é só na hora de planejar e executar as estratégias que as companhias se veem diante de alguma dificuldade, na verdade, manter o sucesso também é desafiador, caso contrário, o negócio pode ficar para trás.
Para evitar prejuízos em suas estratégias de marketing, muitas empresas começaram a investir em maneiras de se atualizar e reinventar suas ações. Elas procuram inovar suas táticas e descobrir novas soluções para os problemas.
Isso pode envolver até mesmo a mudança de alguns conceitos sobre o mercado de atuação, e um deles é o fato de que toda empresa que tem um público-alvo igual ao do negócio é sempre um concorrente.
Na verdade, as coisas não são bem assim, tanto é que é perfeitamente possível fazer parcerias com essas organizações, e é aqui que entra o co-marketing.
Este artigo vai explicar o que é co-marketing, como usar essa estratégia, quais são suas principais vantagens e como colocá-lo em prática.
O que é co-marketing
Co-marketing, também conhecido como marketing em conjunto ou parceria de marketing, é uma estratégia onde duas ou mais empresas fazem uma parceria e colaboram em conjunto com as campanhas de divulgação e iniciativas promocionais.
Elas visam alcançar objetivos mútuos, e nesse tipo de parceria, os envolvidos compartilham recursos, esforços e custos para desenvolver uma estratégia eficaz. Ele também pode assumir várias formas, como:
- Conteúdos;
- Eventos;
- Estratégias nas redes sociais;
- Descontos e ofertas;
- E-mail marketing;
- Programa de afiliados.
Ao fazer uma parceria de conteúdo, uma clinica para idoso com alzheimer vai criar e promover conteúdo relacionado aos seus produtos e serviços em conjunto com o seu parceiro, produzindo artigos, vídeos e outros formatos.
Também existe a possibilidade de organizar eventos, como seminários, workshops e conferências em conjunto e compartilhar os custos e recursos.
As estratégias nas redes sociais promovem as marcas em conjunto porque elas vão compartilhar os conteúdos e realizar as outras ações ao mesmo tempo.
Também é possível fazer descontos e promoções especiais quando os produtos das marcas envolvidas nessa prática são comprados em conjunto.
Os negócios podem enviar e-mails promocionais para a lista de contatos conjuntamente e assim promover os produtos e serviços.
Da mesma forma, podem criar programas de afiliados compartilhados onde os parceiros promovem todas as mercadorias em troca de comissão.
Por que investir nessa estratégia?
Uma marca de motor para portão de garagem basculante pode fazer uma estratégia de co-marketing com um fabricante de portões, e com isso obter diversas vantagens que justificam o investimento.
Colaborar com outra empresa, o negócio alcança um público mais amplo, e mesmo que a base de clientes não esteja familiarizada com a marca, isso ainda vai gerar oportunidades para expandir a presença de mercado.
O compartilhamento de recursos e custos é uma das maiores vantagens dessa estratégia porque os envolvidos podem dividir os custos de publicidade, produção de conteúdo, eventos e promoções entre eles.
Isso é muito interessante porque torna as campanhas mais acessíveis financeiramente, além disso, se a empresa e seu parceiro atendem públicos diferentes com produtos e serviços complementares, fica ainda mais fácil alcançar novos segmentos.
Essa situação costuma ser especialmente útil quando existe a necessidade de diversificar a base de clientes. Sem falar que associar-se a uma organização respeitada em um setor é a melhor forma de aumentar a credibilidade perante os consumidores.
A confiança que as pessoas têm em uma empresa vai se estender ao seu parceiro, sem falar no fato de que a colaboração ajuda a atrair novos clientes que possam se interessar pelos produtos e serviços das duas ao mesmo tempo.
Para um fabricante de mesa de atendimento call center , esse modelo é muito vantajoso porque ainda consegue promover soluções complementares, como a montagem das peças.
Ao invés de competir diretamente com a empresa parceira, é possível criar uma solução completa que vai melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência na entrega de valor.
Trabalhar em conjunto com outros negócios também proporciona aprendizado mútuo e inovação, pois os parceiros podem compartilhar ideias, estratégias e melhores práticas que vão beneficiar ambos.
É importante dizer que a estratégia ajuda a diversificar as ações de marketing, explorando diferentes canais e abordagens que talvez não sejam acessíveis individualmente.
Companhias que enfrentam desafios semelhantes também conseguem encontrar soluções colaborativas eficazes e o compartilhamento de conhecimento e experiência facilita na hora de superar obstáculos.
Além disso, para uma fábrica de salgados para revenda , o co-marketing é uma excelente maneira de fortalecer relacionamentos comerciais existentes e criar parcerias de negócios.
Isso é ainda mais vantajoso em setores onde as conexões e relacionamentos são essenciais. Contudo, é necessário lembrar que o sucesso do co-marketing depende de uma escolha assertiva do parceiro e da maneira como é aplicado.
Entre as vantagens que essa estratégia oferece está a ampliação do alcance da marca, ou seja, alcançar um público muito maior do que originalmente a empresa faz.
Também é uma forma de diversificar as estratégias, contando com o apoio e a parceria de outro negócio, que traz uma visão diferenciada do mercado.
Como aplicar o co-marketing?
Como falado anteriormente, essa é uma estratégia que envolve a colaboração entre duas ou mais empresas, por isso, existem alguns passos importantes em sua aplicação. São eles:
Escolher o parceiro adequado
Este é o passo mais importante do co-marketing porque o sucesso da estratégia vai depender muito dessa parceria.
É fundamental identificar os parceiros certos, desse modo, o gestor precisa de empresas que tenham objetivos complementares aos do negócio e que compartilham valores e públicos-alvo similares.
Definir objetivos claros
Antes de iniciar sua estratégia de co-marketing, uma empresa empacotadora de arroz deve definir objetivos específicos, incluindo metas de aumento de vendas, geração de leads e aumento do reconhecimento de marca.
Outro objetivo muito comum é a expansão da base de clientes, mas independentemente do que seja, o que realmente importa é ter metas claras que vão ajudar a medir o sucesso da parceria.
Detalhar o plano de marketing
O plano de marketing precisa ser elaborado em conjunto com o parceiro e especificar as estratégias, táticas, prazos e alocação de recursos.
O documento também precisa mostrar quem fará o quê e quando as coisas serão feitas, detalhando tudo ao máximo para que a colaboração seja organizada.
Identificar a proposta de valor
Cada empresa possui sua própria proposta de valor, mas quando se trata de co-marketing, é essencial que elas encontrem uma proposta conjunta. Ou seja, é necessário esclarecer o que essa parceria vai oferecer para os clientes.
Um chaveiro especializado em cópia de chave codificada e seu parceiro precisam destacar como a parceria vai beneficiar os consumidores, tanto por meio de produtos e serviços combinados, quanto por experiências únicas e ofertas especiais.
Desenvolver conteúdo de qualidade
Se a estratégia de co-marketing envolve a criação de conteúdo, é necessário se certificar de que o material é relevante e valioso para o público.
Materiais de alta qualidade são capazes de atrair e engajar os consumidores, mas eles precisam falar sobre os assuntos de interesse do público-alvo e trazer detalhes sobre esses temas.
Estabelecer um orçamento
É necessário discutir abertamente com o parceiro sobre o orçamento necessário para o sucesso da campanha. Além disso, também é importante determinar como os custos serão divididos e qual será o investimento de cada um.
Uma oficina especializada em conserto de módulo injeção eletrônica fez uma divisão justa para que assim pudesse manter um relacionamento saudável com seu parceiro.
Ter consistência
A promoção de toda a estratégia criada em conjunto precisa ser consistente e alinhada com os dois parceiros. Também é fundamental que as mensagens estejam presentes em canais relevantes, como no caso das redes sociais.
A distribuição também pode ser feita em outros meios, como eventos, site institucional da marca, blog, e-mail marketing, entre outras possibilidades.
Personalizar a abordagem
Se um posto de gasolina, em parceria com uma marca de óleo automotivo, estiver divulgando uma promoção para troca de óleo Sandero , precisa personalizar as mensagens e ofertas de acordo com o público da empresa.
Isso vai fazer com que a colaboração seja mais eficaz, atenda às necessidades específicas de diferentes grupos de clientes e entregue valor para o consumidor.
Avaliar o desempenho
É interessante usar métricas e ferramentas de análise para monitorar o desempenho da campanha em tempo real.
Com base nos resultados obtidos durante esse processo, os parceiros podem fazer os ajustes necessários e otimizar seus resultados.
Considerações finais
Existem muitas empresas que possuem o mesmo público-alvo, mas nem por isso precisam ser consideradas como concorrentes.
Um exemplo disso é um consultório de nutricionista e uma academia, pois ambos conversam com o mesmo público, mas não competem entre si.
Na verdade, são segmentos que se complementam e disso pode nascer uma parceria benéfica para ambos.
O co-marketing é justamente isso e se for bem aplicado, pode mudar para melhor a realidade dos negócios envolvidos na parceria.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.