O lixo eletrônico é um dos grandes riscos ambientais do mundo, mas que ainda atrai pouco da atenção necessária para a sua gravidade. Um estudo recente sobre a Geração Z e os Millennials descobriu que 60% dos adultos não sabem o que é lixo eletrônico e 57% não estão conscientes do impacto destes elementos na poluição ambiental. Nos países latino-americanos, apenas 2,7% do lixo eletrônico é reciclado – e a maior parte destes resíduos acaba em aterros, gerando um impacto negativo no planeta.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Para entender do que se trata: lixo eletrônico é todo aparelho com plugue, bateria ou cabo que chegou ao fim de sua vida útil. De acordo com dados da Statista, em 2021, o Brasil foi o país que mais gerou lixo eletrônico na América Latina e no Caribe, com uma geração de mais de 2,26 milhões de toneladas métricas. Em seguida vem o México, com aproximadamente 1,29 milhão de toneladas.
Para lançar luz sobre o problema, todos os anos é comemorado o Dia Internacional do Lixo Eletrônico, em 14 de outubro, como forma de aumentar a consciencialização sobre o tema e promover a gestão responsável dos descartes desses equipamentos. A Dell Technologies apoia a iniciativa e atua para reverter este quadro, transformando em oportunidade a questão do lixo eletrônico.
Confira a seguir as principais iniciativas da Dell neste sentido, a partir de uma reflexão de Nick Abbatiello, engenheiro sênior do Grupo de Design de Inovação de Experiência da Dell Technologies.
1. Aproveitando materiais
Os produtos da Dell são pensados para tornar a tecnologia mais sustentável, incorporando materiais com emissões reduzidas de carbono, como fibra de carbono reciclada ou alumínio produzido com energia hidrelétrica renovável. “Ao dedicar tempo e esforço à escolha de materiais e processos de fabricação sustentáveis, conseguimos reduzir o volume de lixo eletrônico e nos dedicar a tecnologias que prolongam a vida útil do produto e nos permitem ter acesso a seus componentes para reciclá-los”, justifica Nick Abbatiello.
2. Circularidade
A Dell é uma empresa comprometida em prolongar o uso de materiais e componentes pelo maior tempo possível. As metas da companhia para 2030 abrangem todo o ciclo de vida dos produtos, desde o design até a fabricação, entrega e recuperação:
- Para cada tonelada métrica de produto adquirido, a Dell reutiliza ou reciclas uma tonelada métrica.
- 100% das embalagens da empresa são feitas com materiais reciclados, renováveis ou reutilizados.
- Mais da metade do conteúdo dos produtos será feito de materiais reciclados, renováveis ou de baixo carbono até 2030.
3. Pensando no fim da vida útil desde o início do projeto
Quando projetamos produtos, devemos pensar em circularidade. Impulsionar uma economia circular reduzirá diretamente as emissões de gases de efeito de estufa associadas à produção de novos materiais. “Trabalhamos para incorporar materiais mais sustentáveis em nossa tecnologia, além de otimizarmos os materiais que utilizamos.
Reduzimos a quantidade de materiais sempre que possível e evitamos utilizar algo que não seja absolutamente necessário ou que dificulte a reciclagem do aparelho no final da sua vida útil. E concebemos os nossos produtos para garantir que os materiais sejam mais fáceis de recolher para reutilização e reciclagem”, explica Nick.
4. A oportunidade no lixo eletrônico
Os serviços de recuperação e reciclagem da Dell ajudam na redução do lixo eletrônico e também fornecem um fluxo valioso de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados para novos produtos. Desde 2007, a Dell recuperou mais de 1,13 bilhões de quilos[EdS1] em eletrônicos usados. Se um produto chegar ao fim da sua vida útil e não puder ser reparado ou reutilizado, são empregadas estratégias de circuito fechado, sempre que possível, para criar novos produtos através da reciclagem de materiais de tecnologia obsoleta.
“Em 2014, fomos pioneiros na utilização de plásticos de circuito fechado provenientes de tecnologia recuperada e utilizamos alumínio de circuito fechado e ímãs de terras raras”, relembra Nick.
5. Colaboração coletiva
A Dell facilita e garante a devolução e reciclagem de produtos eletrônicos e acessórios no fim de sua vida útil. Assim, além de reduzir o lixo eletrônico, ajuda a prolongar também a vida útil de materiais que podem ser utilizados em novos produtos.
“Para cumprir os objetivos e aumentar os materiais sustentáveis e reciclados em nossa tecnologia, precisamos que mais produtos sejam recuperados para que possamos recolher seus materiais. Todos nós podemos ajudar ao esvaziar nossos armários e devolver eletrônicos antigos”, comenta Nick.
“Fizemos progressos significativos, mas ainda temos muito trabalho pela frente para atingir os nossos objetivos”, conclui.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.