Em uma era dominada pela digitalização, garantir acesso à internet é mais crucial do que nunca. A inclusão digital, ou a capacidade de indivíduos e comunidades acessarem, e se favorecerem das tecnologias, é indispensável para o progresso socioeconômico. No cerne deste movimento, estão empresas de roteadores Wi-Fi e os pequenos e médios provedores que distribuem internet para todo local de menor acesso de todo o Brasil.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
De acordo com a Anatel, existem mais de 20 mil provedores de internet no País, sendo majoritariamente de pequeno e médio porte e apenas 13 ultrapassam mais de 200 mil clientes. “Os provedores de internet de pequeno e médio porte são um dos grandes atores responsáveis por levar o acesso a diversas cidades e bairros que muitas vezes são negligenciados por grandes distribuidoras de internet devido a custos ou complexidade logística. Além disso, são eles que fortalecem a economia local, e assim o desenvolvimento como um todo,” comenta Ayrton Neves, Diretor de Canais da TP-Link, líder global em conectividade.
Com mais de 23 milhões de pontos de acesso, a Anatel registra que há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do País, sendo responsáveis por aproximadamente 50% do mercado de banda larga fixa. Dessa forma, vem suprindo a demanda por conectividade impulsionada pelos avanços tecnológicos e mudanças na sociedade nos últimos tempos, como trabalho e estudos remotos, uso das redes sociais e ferramentas online.
Assim como os provedores, os distribuidores de roteadores Wi-Fi também são uma frente que permitem e semeiam a inclusão digital, desenvolvendo soluções personalizadas para residências e para empresas de diversos tamanhos. “Além do pacote de internet contratado através dessas empresas de telecomunicação, o roteador a ser instalado é parte vital quando falamos da distribuição do sinal com qualidade. Sabemos que a rede precisa atender em questões de velocidade, alcance, além de, é claro, ser confiável e segura,” completa. Para o expert, as empresas especializadas em roteadores Wi-Fi acabam por ser um mediado silencioso na revolução digital.
Igualmente, para o setor empresarial, a conectividade é fundamental. Se tratando da infraestrutura tecnológica, são os provedores e distribuidores de aparelho Wi-Fi, tal como a TP-Link, que garantem que o fluxo de dados, comunicações e transações ocorram de maneira contínua, eficaz, e claro, com segurança. Ayrton Neves ainda acrescenta que atualmente os negócios estão bem automatizados, e até mesmo para a experiência do usuário é fundamental a conectividade. “Por isso, a TP-Link investe pontualmente nos relacionamentos com segmentos como hotelaria, hospitais e escolas, trazendo linhas de produtos com um suporte de rede para mais usuários logados na rede ao mesmo tempo, com soluções que beneficiem também os provedores.”
Focada em soluções corporativas de inteligência em nuvem, os roteadores da TP-Link trazem o suporte da linha Omada, que integra vários dispositivos como gateways, switches e access points, especialmente voltados para grandes redes. “Este sistema oferece gerenciamento 100% centralizado e gratuito, seja por PC Servidor ou pelo App Omada, o que facilita a manutenção remota, economizando em custos e acelerando respostas a possíveis problemas. Um diferencial totalmente gratuito, sem taxas de licenciamento, que trás uma otimização em qualidade dos serviços oferecidos pelos provedores, que a TP-Link considera como parceiros de negócios.
Veja alguns exemplos de Access Points
XC220-G3v – Terminal XPON VoIP Wireless AC1200
O dispositivo XC220-G3v, se destaca não apenas por suas características técnicas, mas também pela promessa de maior versatilidade e alcance do sinal Wi-Fi. A principal característica desse roteador é seu Wi-Fi de banda dupla extremamente rápido, capaz de alcançar velocidades de até 1,2 Gbps. Isso é dividido entre 300 Mbps na faixa de 2,4 GHz e 867 Mbps na faixa de 5 GHz, garantindo uma transmissão de dados mais rápida e estável para vários dispositivos simultaneamente.
O novo dispositivo vem equipado com uma porta Gigabit, que é até 10 vezes mais rápida do que a Ethernet padrão, garantindo também desempenho cabeado. E para aqueles que dependem de chamadas VOIP para negócios ou contatos pessoais, este roteador traz essa solução integrada, onde os usuários podem facilmente fazer ou receber chamadas telefônicas pela Internet, sem complicações.
Um dos recursos que mais chama a atenção é o suporte para o ONT Management and Control Interface (OMCI). Essa interface permite um gerenciamento remoto simples e eficiente, tornando a configuração e o monitoramento do dispositivo uma tarefa fácil mesmo a partir de um OLT, facilitando a manutenção realizada pelo provedor.
O roteador também é compatível com a tecnologia EasyMesh. Para aqueles que desejam uma cobertura mais ampla, é possível utilizar dois ou mais modelos XC220-G3v para criar uma única e extensa rede Wi-Fi, percorrendo um alcance maior com mais estabilidade no sinal.
XX230v – Terminal VoIP WiFi 6 GPON AX1800
O modelo XX230v, é compatível com o mais recente padrão de conectividade disponível no mercado, o Wi-Fi 6. Com um sinal Dual Band, suporta 1201 Mbps, na rede de 5 GHz, mais 574 Mbps em 2.4 GHz. Este dispositivo é voltado a uma experiência de conexão mais complexa, adaptando-se a conexão de múltiplos aparelhos com alta demanda, sejam elas de streaming, jogos online ou videoconferências.
Assim como o modelo anterior, este também opera com as funções de chamadas telefônicas VoIP, e conexão EasyMesh, trazendo acessibilidade e conexão proporcionais. Por fim, em um mundo onde a segurança e a gestão remota são cruciais, o roteador garante suporte a múltiplos protocolos de gerenciamento, como OMCI, TR-069 e uma variedade de outros padrões TR. Isso permite que provedores e usuários possam monitorar e ajustar suas redes com precisão, independentemente de onde estejam.
XC220-G3 – Terminal Wireless XPON AC1200
O terminal XC220-G3, disponível no mercado, ele utiliza uma conexão Wi-Fi Dual Band, que entrega velocidades de até 1,2 Gbps. Esta potência é dividida entre 300 Mbps na banda de 2,4 GHz e 867 Mbps na banda de 5 GHz, assegurando uma experiência online mais fluída e sem interrupções.
Para aqueles que desejam acesso via fibra óptica, o dispositivo introduz modos Dual XPON, trazendo flexibilidade ao oferecer suporte tanto para GPON quanto para EPON. Seu design compacto de bandeja de fibra serve como um armazenamento seguro para cabos de fibra redundante, protegendo-os contra possíveis quebras.
A experiência televisiva também ganha destaque. Com suporte para IGMP Proxy/Snooping, Bridge e Tag VLAN, o roteador garante uma transmissão IPTV mais eficiente e sem lags, ideal para os entusiastas de streaming, que odeiam aquele pause na tela bem naquela cena de ação agitadíssima.
Este roteador oferece defesa de ponta com firewalls integrados e a inovadora criptografia WPA3, garantindo que sua rede permaneça protegida contra ameaças externas. E sua configuração é voltada tanto para a facilidade do usuário quanto do provedor, por isso, traz a opção de configuração por meio do aplicativo Aginet, que assegura uma montagem rápida e intuitiva da rede em poucos minutos, e uma gestão otimizada, com protocolos como OMCI e TR-069, que estão à disposição para um gerenciamento remoto eficiente.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.