A Appdome, o balcão único da economia de aplicativos móveis para defesa de aplicativos móveis, anunciou hoje os resultados de seu novo estudo de 2023 sobre Expectativas Globais dos Consumidores em Segurança de Aplicativos Móveis. O relatório apresenta dados detalhados e respostas de 25.000 consumidores que forneceram insights detalhados sobre o uso de seus aplicativos móveis, bem como suas expectativas e desejos em relação à segurança dos apps e proteção contra fraudes, malware e outras ameaças móveis.
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A pesquisa realizada em 12 países, agora em seu terceiro ano, constatou novamente neste ano que os aplicativos móveis são o canal preferido globalmente em relação às plataformas digitais/web e que os consumidores se preocupam profundamente com a segurança dos apps.
Uma grande maioria dos consumidores (82,4%) está exigindo uma nova abordagem para a fraude móvel – preveni-la proativamente antes que aconteça, ao invés de reembolsá-los após a ocorrência da fraude. Isso representa uma mudança avassaladora na abordagem de proteção contra fraudes e praticamente torna as soluções anti-fraude existentes obsoletas.
A pesquisa também mostrou que mais da metade dos consumidores entrevistados (56,2%) afirmaram que as marcas e os desenvolvedores de aplicativos móveis devem ser responsáveis por garantir uma experiência segura para o consumidor, superando muito todas as outras opções. Além disso, quatro em cada dez pessoas (41,8%) afirmam que elas, um familiar ou um amigo foram vítimas de um ataque cibernético, fraude móvel ou malware.
“Dadas essas descobertas, as marcas e empresas de aplicativos móveis que buscam aumentar a adoção, reduzir o custo de aquisição de clientes e alcançar volumes de transações mais altos devem ficar atentos”, disse Richard Stiennon, fundador e Analista-Chefe de Pesquisa da IT-Harvest, autor da introdução da pesquisa deste ano. “A segurança de aplicativos móveis é fundamental para qualquer estratégia de aplicativo móvel.”
A falta de proteções dentro do aplicativo contra ameaças de segurança, fraudes e malware pode ter consequências graves para as marcas, com 73,7% dos consumidores afirmando que provavelmente ou muito provavelmente deixariam de usar um app se este sofresse uma violação. Da mesma forma, 67,5% dos consumidores afirmaram que deixariam de usar um aplicativo móvel apenas com base na percepção de que o aplicativo carecia de proteção suficiente.
Por outro lado, as marcas de aplicativos móveis podem colher recompensas ao proteger seus usuários finais: uma esmagadora maioria de 93,6% dos consumidores diz que se engajariam em múltiplas formas de defesa da marca para aplicativos móveis que atendessem ou superassem suas expectativas de segurança, contribuindo para o sucesso do aplicativo.
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Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.