O ano da Apple em revisão: Triunfos com USB-C, iPhone 15 Pro, e chips M3 ofuscam desafios com modem 5G e Apple Watch

Foi um ano agitado para a Apple, pois finalmente abandonou a porta Lighting em favor do padrão universal USB-C. Vimos quatro novos iPhones com o 15 Pro Max estreando uma lente zoom periscópio 5x. A Apple também continuou seu esforço com os chips Mac da série M3 e finalmente anunciou seu headset Vision Pro AR/VR, embora esse não esteja definido para ser colocado à venda antes do primeiro trimestre de 2024.

Ao longo do caminho, alguns produtos se destacaram enquanto outros caíram na mediocridade. Esta é a nossa opinião sobre o que a Apple acertou em 2023 e o que não deu tão certo.

Vencedor: USB-C no iPhone, finalmente!

O USB-C é superior ao Lightning em quase todas as formas imagináveis, mesmo que a Apple estivesse obtendo um bom lucro com sua porta legada graças ao programa de licenciamento Made for iPhone (MFi). Se não fosse pela lei do carregador comum do Parlamento Europeu, a Apple provavelmente teria prolongado a vida útil do Lightning por mais alguns anos, mas certamente estamos felizes que todos os novos telefones, independentemente do seu ecossistema, agora compartilhem a mesma porta.

Vencedores e perdedores de 2023: Apple

Os usuários antigos do Android podem estar revirando os olhos, mas o USB-C no iPhone é uma daquelas mudanças monumentais que pareciam uma miragem distante apenas alguns anos atrás. Alguns relatórios especularam que a Apple ficaria sem portas em seus iPhones antes de mudar para USB-C e estamos gratos por esse cenário não ter dado certo. Como se costuma dizer “antes tarde do que nunca”. Agora, se ao menos a Apple não limitasse seu iPhone 15 e 15 Plus básico às velocidades USB 2.0…

Perdedor: a iluminação desaparece na obscuridade

Apesar de todas as críticas que recebeu, Lightning também merece alguns elogios. Foi o primeiro “conector reversível totalmente digital para a próxima década”, como Phil Schiller disse no anúncio do iPhone 5 em 2012. Na época, ele oferecia benefícios tangíveis em relação ao conector de 30 pinos que o precedeu.

O Lightning tinha suas limitações técnicas com velocidade máxima de transferência limitada a 480 Mbps e não permitia carregamento rápido além de 20W (se você considerar isso rápido). Isso não foi um obstáculo em 2012, mas dez anos depois tínhamos telefones com velocidades de transferência USB 3.1 de até 10 gigabits e carregamento superior a 100W.

A questão mais premente com a Iluminação era que ela era usada exclusivamente em dispositivos Apple. Se você tivesse um iPhone ou AirPods, teria que carregar um cabo extra apenas para carregar esses dispositivos e não conseguiria viver esse estilo de vida com um único cabo.

Vencedor: série iPhone 15 Pro

Uma nova caixa de titânio mais leve, conectores USB 3.2 Tipo C, o primeiro chipset de 3nm do mundo e a primeira câmera periscópica 5x em um iPhone. É seguro dizer que a série iPhone 15 Pro é um grande negócio, trazendo atualizações suficientes para a mesa que atrairiam até mesmo usuários antigos do Android.

A Apple também está virando uma nova página nos jogos, disponibilizando títulos como Resident Evil Village, Death Stranding e Assassin’s Creed Mirage exclusivamente em seus 15 telefones Pro e Pro Max. O botão de ação foi uma adição interessante, trazendo um toque de personalização e os engastes reduzidos ao redor da tela também tornam os telefones mais modernos.

Vencedores e perdedores de 2023: Apple

O iPhone 15 Pro básico deveria ter começado com 256 GB de armazenamento e limitar a telefoto 5x apenas ao Max parece arbitrário, mas ei, a Apple está claramente deixando algum espaço para o iPhone 16 Pro do próximo ano. Ah, e o iPhone 15 e 15 Plus também receberam algumas atualizações interessantes, mas a Apple está colocando preços próximos aos modelos Pro como um incentivo oculto para optar por dispositivos mais premium.

Perdedor: Apple Watch Series 9 e Watch Ultra 2

O Apple Watch Series esteve um pouco estagnado nos últimos anos e o Watch Series 9 e o Watch Ultra 2 são duas das atualizações mais incrementais da memória recente. Ambos os novos relógios vêm com os mesmos designs de seus antecessores, com os recursos principais sendo os controles de gesto Apple S9 SiP e Double Tap atualizados.

Vencedores e perdedores de 2023: Apple

Para piorar a situação, a Apple também se viu envolvida numa disputa de patentes que a forçou a suspender as vendas dos seus mais recentes smartwatches pouco antes do final da época natalícia. 

Vencedor: chips Apple M3

Os chips da série M baseados em Arm marcaram uma mudança monumental para os computadores Apple quando foram lançados em 2020 e evoluíram naturalmente para trazer mais potência e maior eficiência nos últimos três anos. A família M3, lançada junto com os laptops MacBook Pro de 14” e 16” e o novo iMac de 24”, traz um grande salto no desempenho da GPU com mesh shading acelerado por hardware e cache dinâmico para aplicativos e jogos exigentes.

Você terá que optar pelos chips M3 Pro ou M3 Max para obter ganhos de desempenho perceptíveis em relação à série M2, mas, novamente, os laptops da Apple não são baratos para começar. Uma coisa é certa: os chips da série M da Apple ainda estão à frente de seus equivalentes x86 no que diz respeito à eficiência nas tarefas do dia-a-dia e os modelos M3 permanecerão competitivos nos próximos anos.

Perdedor: modem 5G interno da Apple

Após anos de desenvolvimento e só podemos assumir uma pesada conta de P&D, a Apple supostamente abandonou seus planos internos de desenvolvimento de modem 5G. O objetivo era simples: reduzir a dependência da Qualcomm desenvolvendo um modem 5G para ser usado em futuros iPhones. A Apple é o maior cliente da Qualcomm até hoje, respondendo por quase um quarto da receita total da fabricante de chips.

Mas como poderia ser isso, como poderia a empresa mais valiosa do mundo não ser capaz de desenvolver o seu próprio modem? Bem, os modems são sem dúvida o componente mais difícil de fabricar dentro do seu smartphone e desafiadores o suficiente até mesmo para a Apple.

A experiência da Apple no desenvolvimento de chipsets com seus SoCs das séries A e M não poderia ser transferida para o lado do modem que, de acordo com um relatório detalhado do Wall Street Journal, os protótipos de modem 5G da Apple estavam pelo menos três anos atrás dos principais chips de modem da Qualcomm. A Apple planejou inicialmente ter seu próprio modem 5G nos iPhones deste ano e mais tarde mudou sua meta para 2024 até cancelar totalmente os planos.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Rafael Oliveira

Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!