A Netflix considera adicionar compras dentro do app e anúncios em jogos, diz relatório

Netflix

Por dois anos, assinantes da Netflix puderam baixar toneladas de jogos para dispositivos móveis, todos incluídos gratuitamente em sua assinatura. A Netflix desenvolveu mais de 75 jogos para dispositivos móveis, ostentando IPs populares como Grand Theft Auto, Love Is Blind, Monument Valley e Oxenfree, entre muitos outros.

Agora, a Netflix poderia estar explorando maneiras de gerar receita a partir de seu negócio de jogos. De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa tem discutido há meses sobre como ganhar dinheiro com seus jogos, incluindo compras dentro do aplicativo, colocando um preço em títulos mais premium e inserindo anúncios nos jogos aos quais os assinantes de seu nível com anúncios têm acesso. Esses métodos são comuns (e eficazes) no mundo dos jogos para dispositivos móveis, com expectativa de que os consumidores gastem US$ 111,4 bilhões em jogos para dispositivos móveis em 2024.

Uma discussão nem sempre leva à ação, então a empresa pode decidir se afastar da monetização de jogos. A Netflix aparentemente descartou a ideia de anúncios e pagamentos dentro do jogo durante uma chamada de ganhos em abril de 2023.

“Queremos ter uma experiência de jogo diferenciada e parte disso é dar aos criadores de jogos a capacidade de pensar em construir jogos puramente do ponto de vista do entretenimento do jogador e não ter que se preocupar com outras formas de monetização, seja anúncios ou pagamentos dentro do jogo”, disse o co-CEO da Netflix, Greg Peters, aos investidores.

Planos mudam, no entanto. Afinal, a Netflix inicialmente era contra lançar um nível com suporte a anúncios e reprimir o compartilhamento de senhas, mas reverteu sua decisão após perder milhares de assinantes em 2022, marcando sua primeira perda de assinantes em mais de uma década.

Além disso, a decisão de monetizar jogos faria sentido para a plataforma, já que seu crescimento estagnou no início de 2023, resultando na demissão de 3% de sua força de trabalho. A Netflix também aumentou recentemente seus preços novamente, com o plano premium custando agora US$ 22,99 por mês para novos clientes nos EUA.

Além disso, a Netflix publicou um anúncio de vaga em 2022 para um diretor de jogo trabalhar em um jogo AAA para PC, que pode ser um projeto consideravelmente caro na indústria de videogames. A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) relatou que jogos AAA podem ter orçamentos de desenvolvimento de US$ 200 milhões ou mais. Segundo o WSJ, a Netflix discutiu cobrar por seus futuros jogos de alto orçamento, acrescentando que analistas determinaram que a Netflix gastou aproximadamente US$ 1 bilhão na aquisição de estúdios de jogos e no investimento geral em seu negócio de jogos.

Font: Techcrunch

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Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

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