A Akamai Technologies, empresa de nuvem que impulsiona e protege a vida online, anunciou hoje planos de incorporar capacidades de computação em nuvem em sua vasta rede edge. A iniciativa chamada de Gecko (Generalized Edge Compute, computação de edge generalizada) avança a estratégia da Akamai de ser a mais completa plataforma de computação em nuvem para empresas que desejam oferecer experiências melhores aos seus clientes, executando cargas de trabalho mais próximas dos usuários, dispositivos e fontes de dados. A Akamai acredita que seus planos têm o potencial de alterar significativamente o cenário da nuvem ao longo da próxima década.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
A movimentação da Akamai ocorre em um momento emocionante para a indústria de tecnologia. Em um estudo mundial realizado em 2023 pela ClearPath Strategies, dois terços dos tomadores de decisão de TI afirmaram que o seu uso de serviços de nuvem distribuída deve aumentar nos próximos 12 meses, sendo que mais de um terço considera que os benefícios da nuvem distribuída, incluindo a capacidade de processar e analisar dados de IA e machine learning de maneira rápida e eficiente, são cruciais para sua estratégia de TI.
A iniciativa é a mudança mais recente na estratégia multianual da Akamai para se tornar uma plataforma importante em ambientes multicloud empresariais. É mais um passo na visão da empresa para um novo tipo de nuvem projetada para atender às necessidades de aplicativos modernos que exigem maior desempenho, menor latência e escalabilidade global verdadeira, coisas que as arquiteturas de nuvem atuais não foram construídas para fornecer.
A Akamai realizou testes iniciais da Gecko com vários de seus clientes empresariais. Para a empresa, os clientes em inferência de IA, jogos multiplayer, mídia social, e streaming serão os primeiros a se beneficiar do poder da Gecko. A empresa enxerga futuros casos de uso em áreas como varejo imersivo, computação espacial e IoT industriais e de consumo.
As arquiteturas atuais do setor tratam as redes de nuvem e de edge separadamente. A Gecko foi projetada para permitir que a computação generalizada seja implantada sobre a rede de edge mundial existente da Akamai, aproveitando as ferramentas, os processos e a capacidade de observação existentes para fornecer uma experiência consistente em toda a série de computação, da nuvem à edge.
A Gecko moverá a computação tradicional, e mais pesada, geralmente confinada a data centers centralizados, para a edge da rede da Akamai. Isso trará a computação de pilha completa para centenas de locais anteriormente difíceis de alcançar, permitindo que os clientes aproximem as cargas de trabalho de seus usuários.
Ao injetar a computação em nuvem em locais que os provedores de nuvem tradicionais têm se esforçado para alcançar, os desenvolvedores não precisarão mais pensar em construir para a nuvem ou construir para a edge. À medida que os desenvolvedores exigem mais de seus provedores de nuvem e de edge, o plano da Akamai é liberar oportunidades para inovar em todo o continuum de computação, impulsionando a convergência necessária para colocar o poder da computação em nuvem na edge – uma convergência que não era possível antes da Gecko.
“A Gecko é a coisa mais empolgante a acontecer na indústria da nuvem em uma década”, disse o Dr. Tom Leighton, fundador e CEO da Akamai. “É a próxima fase do roadmap em direção a uma nuvem mais conectada que delineamos quando adquirimos a Linode para adicionar capacidades de computação nativas em nuvem ao nosso portfólio. Começamos a entregar esse roadmap com o lançamento do Akamai Connected Cloud e a implementação mais agressiva de novas regiões de computação central ao redor do mundo. Com a Gecko, estamos avançando ainda mais nessa visão ao combinar o poder de computação de nossa plataforma em nuvem com a proximidade e eficiência da edge para colocar cargas de trabalho mais próximas dos usuários do que qualquer outro provedor de nuvem. Quando dizemos que operamos em escala planetária, é disso que estamos falando.”
Akamai Connected Cloud: A Maior Plataforma de Nuvem Distribuída do Mundo
A escala da rede da Akamai, que compreende 4.100 pontos de presença em todo o mundo, torna a Akamai Connected Cloud a plataforma de nuvem mais distribuída do mundo. Os 25 anos de experiência da Akamai no gerenciamento de redes amplamente distribuídas, totalmente automatizadas, altamente eficientes e excepcionalmente confiáveis colocam-na em uma posição exclusiva entre os principais provedores de nuvem do mundo. Os hiperscalers dominaram o mercado com base em um modelo de nuvem centralizado de dez anos que enfatizou o poder de computação de scale-up em detrimento do alcance. Provedores menores de edge e CDN se concentraram no alcance de scale-out em troca do poder de computação.
Ao adicionar o Linode à sua rede e criar mais regiões de computação centrais no ano passado, a Akamai transformou a Akamai Connected Cloud na plataforma de computação em nuvem mais distribuída do planeta. A Akamai prevê que a capacidade de aproveitar o poder da nuvem e da edge dará uma vantagem, pois o setor enfrenta uma demanda crescente para oferecer melhor preço, menor latência, e segurança mais robusta para aplicativos e dados, construída e implantada em uma série mais ampla de computação. Essa vantagem, combinada com a profunda experiência da Akamai em redes distribuídas, destina-se a dar aos clientes acesso a uma nuvem mais poderosa, portátil, fácil de usar e de baixo custo.
“A Akamai está cumprindo a promessa feita quando adquiriu a Linode integrando rapidamente a computação à sua combinação de segurança e entrega”, afirmou Dave McCarthy, IDC, Vice-presidente de Pesquisa, Serviços de nuvem e Edge. “O que eles estão fazendo agora com a Gecko é um exemplo do mundo de nuvem mais distribuído que estamos seguindo, orientado pelas demandas para colocar a computação e os dados mais próximos da edge.”
Roteiro da Gecko da Akamai: Colocando a computação em locais de difícil acesso
A Akamai está lançando um roteiro rápido, mas pragmático, para a Gecko. Em sua primeira fase, anunciada hoje, a Akamai pretende incorporar a computação com suporte para máquinas virtuais em 100 cidades até o final do ano. Já, em 2024, a Akamai implantou novas regiões arquitetadas por Gecko em Hong Kong SAR; Kuala Lumpur, Malásia; Querétaro, México; e Joanesburgo, África do Sul, bem como em cidades sem uma presença concentrada de hiperescala, incluindo Bogotá, Colômbia; Denver, Colorado; Houston, Texas; Hamburgo, Alemanha; e Marselha, França. A implantação de uma 10ª região da Gecko em Santiago, Chile, está planejada para o final do primeiro trimestre. Além desses 10 novos locais da Gecko e de suas 25 regiões de computação principais existentes, a Akamai pretende adicionar centenas de cidades à sua pegada global de computação em nuvem nos próximos anos.
Na segunda fase da Gecko, que se espera que comece ainda este ano, a empresa pretende adicionar contentores à mistura. Na terceira fase da Gecko, a Akamai planeja adicionar orquestração automatizada de carga de trabalho para facilitar aos desenvolvedores a criação de aplicações em centenas de locais distribuídos, com o objetivo final de criar uma experiência de usuário consistente entre cada região central de computação e a edge.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.