Em meados de fevereiro, a Apple anunciou que o iOS 17.4 removeria o suporte para aplicativos da web progressivos na UE. A empresa atribuiu isso ao Ato de Mercados Digitais (DMA) da UE, que entra em vigor na próxima semana e é a razão pela qual o iOS 17.4 virá com suporte para lojas de aplicativos alternativas.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Após uma enorme reação online, hoje a Apple mudou de ideia e revelou que os aplicativos da web progressivos ainda serão suportados, mesmo no iOS 17.4 na UE. Assim, como antes, será possível adicionar um aplicativo da web progressivo à tela inicial, e ele será lançado em sua própria janela de nível superior, não sendo relegado a um simples atalho aberto no Safari.
Em uma atualização postada em seu site para desenvolvedores, a Apple explica:
“Anteriormente, a Apple anunciou planos de remover a capacidade de aplicativos da web na tela inicial na UE como parte de nossos esforços para cumprir o DMA. A necessidade de remover a capacidade foi informada pelas complexas preocupações de segurança e privacidade associadas aos aplicativos da web para suportar motores de navegador alternativos que exigiriam a construção de uma nova arquitetura de integração que ainda não existe no iOS. Recebemos solicitações para continuar oferecendo suporte para aplicativos da web na tela inicial no iOS, portanto, continuaremos a oferecer a capacidade existente de aplicativos da web na tela inicial na UE. Este suporte significa que os aplicativos da web na tela inicial continuam a ser construídos diretamente no WebKit e em sua arquitetura de segurança, alinhando-se ao modelo de segurança e privacidade para aplicativos nativos no iOS. Desenvolvedores e usuários que podem ter sido impactados pela remoção de aplicativos da web na tela inicial na versão beta do iOS na UE podem esperar o retorno da funcionalidade existente para aplicativos da web na tela inicial com a disponibilidade do iOS 17.4 no início de março.”
No mês passado, a Apple afirmou que isso afetaria apenas um pequeno número de usuários, mas pode ter aprendido nesse meio tempo que esses usuários são muito vocais sobre questões como essa.
Assim, os aplicativos da web progressivos ainda usarão o motor de renderização WebKit da Apple, mesmo que você tenha escolhido um navegador padrão que use o seu próprio (o suporte para navegadores de terceiros usando seus próprios motores de renderização faz parte do conjunto de medidas que a Apple precisa implementar para cumprir o DMA).
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Rafael Oliveira
Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.