A Intel (INTC.O) detalhou uma nova versão de seu chip de inteligência artificial durante seu evento Vision na terça-feira, mirando na dominância da Nvidia (NVDA.O) em semicondutores que impulsionam a IA.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Empresas de tecnologia estão em busca de uma fonte alternativa dos escassos chips necessários para IA. A Intel afirmou que seu novo chip Gaudi 3 é capaz de treinar modelos de linguagem específicos 50% mais rápido do que o processador H100 da geração anterior da Nvidia. Além disso, é capaz de computar respostas de IA generativa, um processo chamado de inferência, mais rapidamente do que os chips H100 para alguns dos modelos testados pela Intel.
“Os nossos clientes, em primeiro lugar, estão buscando escolha na indústria”, disse a vice-presidente de estratégia e gerenciamento de produtos da Intel, Jeni Barovian. “Eles estão vindo até nós e esperam que a Intel, como líder em computação, siga a onda da IA generativa e entregue soluções que atendam às suas necessidades. Eles estão procurando uma abordagem aberta.”
A Intel e a Advanced Micro Devices (AMD.O) têm lutado para produzir um conjunto convincente de chips e o software necessário para construir aplicações de IA que possam se tornar uma alternativa viável à Nvidia. Em 2023, a Nvidia controlava cerca de 83% do mercado de chips para data centers, com a maior parte dos 17% restantes sendo mantida pelas unidades de processamento tensorial (TPUs) personalizadas do Google que não são vendidas diretamente.
A Intel utilizou o processo de 5nm da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (2330.TW) para construir os chips. O Gaudi 3 inclui dois chips principais fundidos juntos e é mais de duas vezes mais rápido do que seu antecessor. O chip é projetado para ser conectado a milhares de outros e, quando feito, pode gerar uma enorme quantidade de poder computacional.
O chip Gaudi 3 estará disponível para construtores de servidores, como Supermicro (SMCI.O) e Hewlett Packard Enterprise, no segundo trimestre deste ano.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.