O Web Summit Rio 2024, evento global de tecnologia, reunirá no Rio de Janeiro (RJ) mais de 30 mil pessoas para discutir inovações para o futuro e promover networking que alavanquem os negócios. Com edições que ocorrem em diversos países em todo o mundo, inclusive no Brasil, o Web Summit nasceu em Dublin (EUA). A edição marcada para acontecer entre os dias 15 e 18 de abril é a segunda do evento na América Latina, sendo que a primeira aconteceu em 2023, também na capital do Rio de Janeiro. Neste ano, são mais de 30 mil pessoas, 1 mil startups e 600 investidores confirmados.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Separamos uma lista com nove empresas e instituições que estarão no evento para você ficar de olho antes mesmo do Web Summit Rio 2024 começar. Confira alguns nomes:
Sebrae Startups
Durante o Web Summit Rio, o Sebrae Startups irá apresentar programas e iniciativas mapeadas para o decorrer deste ano, com destaque para ações realizadas pelo Inova Amazônia, estratégia de atuação em rede com os ecossistemas, mulheres na tecnologia, perfil das startups brasileiras e a apresentação de um estudo inédito no Brasil sobre startups de impacto. O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país. Em 2023 foram atendidas mais de 11 mil startups de diersos segmentos em todos os estados do país.
Darwin Startups
Especialista em fomentar relações estratégicas entre corporações, investidores e startups, a Darwin Startups terá como representantes Otávio Augusto Picasky, diretor de investimento e portfólio, e Thaís Gabriele Carneiro, analista de investimentos e portfólio. A participação dos especialistas no Web Summit Rio terá como foco a aproximação da empresa com o ecossistema de inovação, oportunidades de network e negócios com corporações e análise de startups aptas para participar dos seus programas de desenvolvimento — com reforço para as turmas de aceleração que estão com inscrições abertas. Além da oportunidade de se conectar com uma das maiores aceleradoras do país, eleita por quatro anos consecutivos a melhor do segmento (2018 a 2021), os participantes do evento poderão assistir a roundtable “Navegando no cenário dos investidores: o que fazer e o que não fazer para fundadores de startups early stage”, liderada por Otávio Picasky. A iniciativa está prevista para acontecer no pavilhão 2, às 12 horas de quarta-feira (17).
Instituto Caldeira
O Instituto Caldeira é um hub de inovação e fomento à nova economia estabelecido em mais de 22 mil m² no Distrito Industrial de Porto Alegre (RS): com mais de 20 salas de reunião, quatro espaços de eventos e cerca de 120 posições de coworking para uso dos membros, o espaço físico do Instituto abriga empresas, startups, poder público e universidades, unindo iniciativas diversas em prol do desenvolvimento tecnológico na região. O Caldeira promove programas de inovação aberta e de aceleração para startups, eventos de networking, ações de ensino profissionalizante, entre outras iniciativas. Tendo recentemente anunciado uma expansão que vai aumentar a área total do hub para 55 mil m², o objetivo do Instituto durante o Web Summit Rio é conhecer novas startups e empreendedores, buscando oportunidades de conexão com outros atores do ecossistema de inovação.
Startups do Black Founders Fund
Startups selecionadas para receber investimento do Black Founders Fund, iniciativa do Google for Startups, que tem como objetivo acelerar startups fundadas e/ou lideradas por pessoas negras, terão estande no Web Summit Rio 2024. Dentre elas, Fitinsur, Zentek, Unicainstancia e Conecta Tech fazem parte da turma atual de aceleração da Darwin Startups, que operacionaliza as ações do programa no Brasil. Além da exposição das soluções na feira de negócios, Fitinsur e Zentek foram selecionadas para participar do Startup Showcase, que reúne apresentações rápidas das soluções das startups para resolverem problemas de seus respectivos setores, nos dias 17 e 18, com os temas “The evolution of ecommerce” e “The future of money”, respectivamente. Além disso, a Fitinsur fará um pitch do negócio no palco principal do evento, no dia 18 de abril. Coordenadora do Black Founders Fund, na Darwin, Adriane Coimbra estará presente no evento para dar suporte às investidas do programa e outros 20 fundadores negros selecionados para o programa Afropreneurs Brasil Fellowship, da Djassi Africa. Adriane também será painelista em um evento paralelo dentro do Web Summit, o Afrotech Mix – junto com Monique Evelle (Inventivos), Amanda Graciano, Daiane Almeida (Sebrae For Startups), Carolina Leal (Endeavor). O painel vai abordar “O estado do ecossistema brasileiro para empreendedores e investidores negros”, mediado por Fernando Cabral, da Djassi Africa. Este evento reunirá black founders e pessoas interessadas em investir nestas startups.
Guia da Alma
A Guia da Alma, startup com soluções de saúde mental para pessoas e empresas e expositora no Web Summit Rio 2024, definiu a ousada meta de dobrar o faturamento e atingir o breakeven (ponto de equilíbrio entre custos e despesas) em 2024. Como mostram os resultados dos últimos anos, há chances contundentes de que isso se concretize: só em 2023, na receita de clientes B2B, registraram um crescimento de 251%, o que mostra forte tração na unidade de negócios voltada para benefício e cuidados psicológicos nas empresas. Fundada em 2016, a startup é referência em saúde mental e estará com um estande que promete ser o refúgio para a saúde mental corporativa, no qual os visitantes poderão conversar com especialistas sobre as especificidades de bem-estar para os CEO’s e colaboradores.
Audaces
O ecossistema de startups atrai cada vez mais a atenção de empresas consolidadas que visam uma atualização constante. Este é o caso da multinacional ítalo-brasileira Audaces — referência mundial em tecnologias para a indústria da moda, que recentemente lançou a IA generativa Audaces Sofia, e permite a criação de modelos de roupas originais com riqueza de detalhes impressionante. Em 2024, a companhia anunciou um pacote de investimentos de cerca de R$ 1 bilhão até 2030, que inclui desenvolvimento de novas soluções, marketing, pessoas e fusões & aquisições de empresas. Com isso, a participação no Web Summit Rio é mais uma oportunidade de conexão com startups que podem despertar insights, parcerias e negócios. A empresa estará representada por cinco executivos: Matheus Fagundes (CEO Américas), Wagner Heckert (Head Global de Marketing), Marco de Souza (Head de P&D), Jorge de Paula (Diretor de novos negócios) e Fernanda Macário (Head de CX). “Queremos entender os movimentos de mercados, mapear tendências, compartilhar boas práticas e observar possíveis oportunidades de negócios”, afirma Wagner Heckert.
Franq
Durante o evento, o CEO da Franq, Paulo Silva, fará uma apresentação mostrando como criou uma fintech a partir do senso de comunidade. De bancário para bancário, o negócio, recentemente comparado ao Booking e Waze, valoriza a profissão e gera oportunidades para bancários autônomos atuarem no mercado financeiro como Personal Bankers. No Brasil, a Franq foi pioneira ao introduzir o conceito em 2019, contando inicialmente com a adesão de 40 personal bankers. Desde então, ao longo de quatro anos de atuação, a plataforma atraiu mais de 10 mil profissionais cadastrados, evidenciando a crescente relevância do modelo. Fundada em 2018, a Franq é uma plataforma única de produtos financeiros de diferentes instituições para bancários independentes e escritórios de investimentos, oferecendo desde crédito imobiliário e de financiamento de veículos até seguros e antecipação de recebíveis. A apresentação deve acontecer às 11h18, no dia 17.
Involves
Outra participante do evento é a scale-up Involves, sediada em Florianópolis (SC) e responsável pelo desenvolvimento do Involves Stage, plataforma de gestão de trade marketing que já está em 23 países além do Brasil. A solução ajuda os times de aproximadamente 500 clientes – incluindo grandes marcas como Unilever, Kenvue no Brasil e na América Latina, Heineken, L’Oréal no Brasil e na América Latina, Kraft Heinz no Brasil e na Europa, Red Bull, Seara, Danone, Fini, e 3 Corações – a garantir uma execução perfeita de seus produtos em milhares de pontos de venda. Em fevereiro, a Involves reestruturou seu escritório no México e lançou no país o Roteirizador Inteligente, solução que usa inteligência artificial para automatizar a roteirização de equipes de trade marketing. O lançamento faz parte da estratégia de expansão internacional da empresa, na qual o país desempenha um papel central.
Tiflux
Presente no Web Summit pelo segundo ano consecutivo, o Tiflux é uma plataforma online que simplifica o gerenciamento de fluxos de tickets, o atendimento e centraliza a comunicação. Fundada em Joinville (SC), a solução possui mais de 12 mil usuários em todo o país e atende grandes clientes como Asaas e Brisanet. Com um estande no último dia do evento (18/04), a empresa vai mostrar, na prática, a usabilidade e adaptabilidade do sistema Tiflux, além de apresentar todos os diferenciais da solução. “Nosso objetivo no evento é fazer networking, estreitar relacionamentos e nos consolidarmos como uma plataforma que, além de centralizar, organiza e se adapta a todas as áreas de uma operação, trazendo as soluções que nossos clientes precisam e entregando resultados sensacionais”, afirma Marcio Jacson, CEO da Tiflux.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.