Ir diretamente à locadora de carros e fechar um contrato para utilizar um veículo por determinado período de tempo ainda é uma forma de locar que atende muito bem os brasileiros, em especial durante viagens.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Mas esse mercado vem se modernizando rapidamente, e a tecnologia agora permite que os consumidores aluguem carros em um sistema parecido com as plataformas de streaming de filmes, nas quais um valor mensal é pago e o consumidor pode escolher o que vai assistir durante o mês – ou, neste caso, dirigir.
O nome dado ao sistema de carros por assinatura é Car as a Service (CaaS) e o conceito já é adotado por grandes marcas, como Volkswagen, Fiat, Jeep e Porsche, que estão presentes em programas próprios de locação ou em empresas que trabalham apenas com aluguéis.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão matérias sobre Transformação Digital
Essa solução está se tornando popular, principalmente entre os mais jovens, por oferecer vantagens como valores mensais mais baratos que financiamentos e a isenção de encargos como manutenções, seguro, impostos e documentações.
A inovação não é apenas para quem deseja ter um carro para gerar renda extra ou ter mais praticidade na locomoção, mas também para quem quer experimentar um modelo de carro antes de comprá-lo, ou apenas para saborear como é dirigir um automóvel luxuoso sem precisar desembolsar uma fortuna.
É o caso dos pacotes oferecidos pela Porsche nos Estados Unidos desde 2017. Lá, é possível se associar ao serviço Porsche Drive, que permite rodar com diversos modelos da marca por cerca de 2,5 mil quilômetros por mês.
Carro por assinatura e as novidades para o Brasil
Além de locadoras que oferecem o CaaS, como a Localiza, que oferece o serviço com o nome de Localiza Meoo, e a Usecar, que divulga que também oferece a possibilidade de estar sempre de carro novo, as grandes marcas já traçam planos para lançar programas próprios no Brasil.
Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este!
O FCA, grupo dono de montadoras como Fiat e Jeep, por exemplo, apresentou recentemente sua mais nova empresa, a Flua!, que já deve começar a atuar no Paraná e em São Paulo, oferecendo locação a longo prazo de carros de ambas as marcas.
Já a Volkswagen, marca mais popular do país, divulgou o Volkswagen Sign and Drive, um plano de assinatura no qual o cliente pode escolher modelos zero quilômetro de forma digital. Este serviço, até o momento, só está disponível no estado de São Paulo.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.