A Adapte, startup de educação inclusiva, está com inscrições abertas para a terceira edição do Programa de Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas (CooTEA), que tem o objetivo de capacitar e incluir pessoas autistas no mercado de trabalho, especialmente em áreas de alta demanda, como Dados e Inteligência Artificial.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
O programa é gratuito, imersivo e prático e as inscrições acontecem de forma online, até o dia 30 de agosto, através do link. Realizado para desenvolver os participantes com portfólio online, certificado, relacionamento com profissionais, suporte contínuo e preparação para o mercado de trabalho inclusivo e diverso.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem ser autistas e ter conhecimento básico em informática e matemática. Na página de inscrição, serão solicitados dados como nome completo, e-mail, celular, endereço, data de nascimento e CPF. Também é preciso confirmar a posse de laudo médico de pessoa do Espectro Autista (TEA) e o acesso a um computador com internet. A formação terá duração de 4 meses.
O CooTEA é uma iniciativa de impacto social que capacita pessoas autistas para o mercado de trabalho por meio de treinamentos adaptados e supervisão especializada. Ele desenvolve habilidades técnicas e sociais, preparando os participantes para carreiras que aproveitam suas competências únicas. Desde sua criação, o CooTEA já capacitou cerca de 100 autistas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversificada.
Além de formar os autistas, o programa apoia as empresas parceiras na criação de um ambiente de trabalho inclusivo. A Adapte analisa as vagas disponíveis e as cruza com o perfil dos alunos, garantindo um processo de contratação mais assertivo e elevando o grau de ESG das organizações.
O fundador da Adapte, Emanuel Santana, explica que pessoas autistas possuem habilidades únicas que as tornam altamente qualificadas para trabalhar com dados e inteligência artificial, como atenção aos detalhes, pensamento lógico e capacidade de focar intensamente em tarefas específicas. “Quando essas competências são estrategicamente desenvolvidas e aplicadas, os formandos podem se tornar profissionais altamente capacitados, oferecendo percepções diferentes e inovações significativas ao setor de tecnologia”, comenta.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.